Carros elétricos e híbridos têm de ir à inspeção?

Carro elétrico com funcionário a fazer inspeção

A chegada dos carros elétricos e híbridos trouxe uma nova forma de pensar a mobilidade. Silenciosos, eficientes e amigos do ambiente, estes veículos estão cada vez mais presentes nas estradas portuguesas. Mas há uma dúvida que muitos condutores ainda têm: será que os carros elétricos e híbridos também têm de fazer inspeção?

A resposta é simples: sim, têm. Tal como acontece com os veículos a combustão, também os elétricos e híbridos estão sujeitos à inspeção periódica obrigatória (IPO). No entanto, existem algumas diferenças importantes no processo e nos prazos que vale a pena conhecer antes de marcar a sua próxima inspeção.

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Todos os carros têm inspeção obrigatória? O que diz a lei em Portugal:

A lei portuguesa é clara: qualquer veículo matriculado e que circule em via pública deve cumprir as inspeções obrigatórias. A inspeção periódica obrigatória serve para garantir que o carro continua em condições seguras de circular e que respeita as normas ambientais.

Mesmo que os carros elétricos não emitam gases poluentes, continuam sujeitos a esta verificação. A legislação não faz distinção quanto à fonte de energia, mudando apenas o tipo de testes realizados durante a inspeção.

Quando deve ser feita a primeira inspeção? Diferenças entre ligeiros e pesados

Os prazos para a primeira inspeção não diferem entre carros elétricos, híbridos ou a combustão, mas diferem entre veículos ligeiros e pesados.

Veículos ligeiros

Para os veículos ligeiros de passageiros, a primeira inspeção ocorre quatro anos após a matrícula. Depois disso, o carro deve ser inspecionado anualmente.

Veículos pesados e profissionais

Nos veículos de mercadorias ou profissionais, o calendário é mais apertado: a primeira inspeção é feita ao fim de um ano e repete-se todos os anos. No caso de táxis, TVDE ou viaturas de aluguer, a obrigatoriedade é semestral, por estarem sujeitos a uma utilização mais intensiva.

Casos especiais

Há também casos especiais, como veículos que sofrem modificações técnicas –  substituição de bateria, alterações estruturais ou de potência – que podem ser chamados a inspeções extraordinárias pelo IMT.

Inspeção de carros elétricos: o que é avaliado?

A inspeção de um carro elétrico é muito semelhante à de um veículo tradicional. O objetivo é o mesmo: garantir segurança e fiabilidade. No entanto, a inspeção foca-se em componentes diferentes.

Os técnicos avaliam primeiro os elementos comuns a qualquer carro: travões, pneus, luzes, direção, suspensão e cintos de segurança. Estes sistemas não deixam de ser fundamentais num elétrico, e o seu desgaste deve ser controlado.

A principal diferença está no motor e na ausência de emissões. Como os carros elétricos não produzem gases de escape, não precisam de fazer o teste de emissões poluentes. Em contrapartida, há atenção especial ao sistema elétrico de alta tensão, incluindo cabos, conectores e isolamento. Também é verificado o funcionamento da travagem regenerativa, que ajuda a recuperar energia durante a condução.

No fundo, a inspeção é mais limpa, mais rápida e geralmente menos problemática, mas continua essencial para manter o carro em segurança.

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E os híbridos? Têm regras diferentes?

Sim, mas as diferenças são subtis.

Os carros híbridos (sejam convencionais ou plug-in) combinam dois mundos: o motor elétrico e o motor a combustão. Isso significa que, durante a inspeção, ambos os sistemas são verificados.

Nos híbridos convencionais, que não se ligam à corrente elétrica, os técnicos avaliam tanto a parte elétrica (bateria e cablagem) como o motor térmico. Aqui, o teste de emissões continua a ser obrigatório, uma vez que o motor a gasolina ou gasóleo é parte integrante do funcionamento do veículo.

Já nos híbridos plug-in, capazes de circular vários quilómetros apenas em modo elétrico, a inspeção é mais detalhada. Além da parte elétrica e dos cabos de carregamento, também é avaliado o motor de combustão, garantindo que cumpre as normas de emissões e segurança.

Prepare o seu carro antes da inspeção

A reprovação numa inspeção é quase sempre evitável. Com uma verificação rápida e um check-up preventivo, pode garantir que tudo está em ordem.

Antes da data marcada:

  • Teste todas as luzes do veículo (médios, máximos, travões, piscas, matrícula);
  • Verifique a pressão dos pneus e o estado da borracha;
  • Confirme se os limpa-vidros funcionam e se há líquido no depósito;
  • Veja se não há luzes de aviso no painel;
  • Certifique-se de que a matrícula e espelhos estão limpos e legíveis.

Se tem um elétrico ou híbrido plug-in, aproveite também para inspecionar visualmente os cabos de carregamento e o estado da ficha.

Marque um check-up com a Caetano Retail

Quer o seu carro funcione com eletricidade, gasolina ou ambos, a inspeção é uma parte essencial da segurança rodoviária. É o momento em que o veículo é avaliado de forma rigorosa, garantindo que continua seguro, eficiente e dentro das normas legais.

Se o seu carro elétrico ou híbrido se aproxima da data da inspeção, marque um check-up prévio numa oficina Caetano Retail! A nossa equipa de especialistas está pronta para verificar todos os detalhes do seu carro, garantindo que o resultado da inspeção é positivo.

FAQs – Perguntas Frequentes sobre inspeção de carros elétricos e híbridos

Os carros elétricos têm inspeção obrigatória?

Sim. Todos os veículos em circulação em Portugal estão sujeitos à inspeção periódica obrigatória, incluindo os elétricos.

Os carro híbridos têm inspeção obrigatória?

Sim. Nos híbridos, é avaliado tanto o sistema elétrico como o motor de combustão.

Quando é feita a primeira inspeção?

Nos ligeiros particulares, ao fim de quatro anos após a matrícula; nos veículos pesados ou profissionais, ao fim de um ano.

Quanto custa a inspeção?

O preço depende do tipo de veículo, mas normalmente ronda os 37 euros para carros ligeiros e 54 para veículos pesados.