Carros a hidrogénio: a revolução da mobilidade verde

Carro a hidrogénio a carregar

Os carros a hidrogénio surgem, nos últimos anos, como uma das opções mais promissoras de mobilidade verde. Isto surge devido à procura de alternativas sustentáveis aos veículos movidos a combustíveis fósseis.

Neste artigo, iremos explorar os automóveis a hidrogénio: o que são, como funcionam, as suas vantagens e quais os desafios que a tecnologia enfrenta. Iremos ainda apresentar-lhe alguns modelos de carros a hidrogénio que prometem ser uma solução de futuro para os condutores que procuram alcançar uma condução mais verde.

O que são carros a hidrogénio?

Os carros a hidrogénio, também conhecidos como veículos a células de combustível (“fuel cell electric vehicles”), são veículos que utilizam hidrogénio como combustível para gerar eletricidade e alimentar um motor elétrico. Ao contrário dos veículos elétricos a bateria, que armazenam eletricidade em baterias recarregáveis, os carros a hidrogénio produzem eletricidade a bordo, através de uma reação química entre o hidrogénio e o oxigénio do ar, conhecida como eletrólise.

Carros a hidrogénio: como funciona a tecnologia?

O coração de um carro a hidrogénio é a célula de combustível. Dentro dessa célula, o hidrogénio é combinado com o oxigénio do ar, gerando eletricidade, água e calor como subprodutos. Essa eletricidade é então utilizada para alimentar um motor elétrico, proporcionando a energia necessária para movimentar o veículo. A única emissão resultante desse processo é vapor de água, tornando os carros a hidrogénio uma opção extremamente limpa em termos de poluição atmosférica. Assim, o hidrogénio é um dos combustíveis menos poluentes, quando comparados com outras tecnologias mais ecológicas.

Vantagens dos veículos a hidrogénio

Zero emissões poluentes

Como foi mencionado anteriormente, os carros a hidrogénio emitem apenas vapor de água, tornando-os uma opção muito amiga do ambiente.

Carregamento rápido

Ao contrário dos veículos elétricos a bateria, que podem levar horas para recarregar completamente, os carros a hidrogénio podem ser reabastecidos numa questão de minutos, oferecendo uma experiência de abastecimento semelhante à dos veículos movidos a combustíveis fósseis.

Mais autonomia

Os automóveis a hidrogénio têm uma autonomia maior que os veículos elétricos a bateria, tornando-os mais adequados para viagens de longa duração sem a necessidade de paragens frequentes para recarregar.

Eficiência energética

O hidrogénio é uma fonte de energia altamente eficiente, o que significa que os carros a hidrogénio podem percorrer distâncias maiores com uma quantidade menor de combustível em comparação com os veículos movidos a combustíveis fósseis.

Ler mais:Fim dos carros a combustão? O que muda a partir de 2035

Quais os desafios que os carros a hidrogénio enfrentam?

Apesar das suas muitas vantagens, os carros movidos a hidrogénio enfrentam alguns desafios que, por enquanto, limitam sua produção em larga escala.

Infraestrutura limitada: A disponibilidade de estações de abastecimento de hidrogénio ainda é limitada em comparação com a rede de postos de combustíveis tradicionais e estações de carregamento para veículos elétricos.

Custos elevados: Os custos associados à produção de carros a hidrogénio ainda são relativamente altos, o que se reflete no preço de compra desses veículos. Além disso, o custo de produção e distribuição do hidrogénio também pode ser um obstáculo para esta tecnologia automóvel.

Produção do hidrogénio: A produção de hidrogénio ainda é, em grande parte, dependente de combustíveis fósseis, o que pode comprometer parte do apelo ambiental dos carros a hidrogénio. No entanto, há esforços em andamento para desenvolver métodos de produção de hidrogénio mais sustentáveis.

Ler mais:Hidrogénio verde: o combustível do futuro

Carro a hidrogénio ou elétrico: qual a melhor escolha?

Uma pergunta frequente que surge é: qual é a melhor opção, carro a hidrogénio ou elétrico? Ambos têm suas vantagens e desvantagens. Os carros elétricos já têm uma produção bem estabelecida, com uma infraestrutura de carregamento bastante desenvolvida. Por outro lado, os carros a hidrogénio têm uma vantagem significativa em termos de tempo de carregamento e autonomia. 

Quando comparamos os carros elétricos e os carros a hidrogénio, o preço é outra característica que se destaca: por ainda não terem produção em grande escala, os carros a hidrogénio continuam ter valores de venda ao público mais elevados. Assim, os carros elétricos continuam a ser uma das principais escolhas de quem procura carros mais ecológicos.

O futuro dos carros a hidrogénio

Apesar dos desafios, o futuro dos carros a hidrogénio é promissor. Vamos conhecer alguns dos modelos que já dão que falar.

Toyota Mirai

Toyota Mirai

O Toyota Mirai é um dos carros a hidrogénio mais reconhecidos e inovadores do mercado atual. Foi o primeiro carro a hidrogénio a ser comercializado em Portugal, em 2021. Com um design elegante e futurista, o Mirai oferece uma experiência de condução limpa e eficiente.

BMW iX5 Hydrogen

BMW ix5 Hydrogen

O BMW iX5 Hydrogen é um marco na procura por soluções de mobilidade sustentável. Como um dos primeiros SUVs a hidrogénio, o iX5 Hydrogen combina a elegância e o desempenho característicos da BMW com tecnologia de ponta em propulsão limpa. Neste momento, ainda não se encontra em produção para larga escala.

Renault Master

Novo Renault Master

Um dos novos veículos comerciais da Renault será lançado em 2024, tendo planeado na sua produção um veículo a hidrogénio. O Renault Master promete redefinir os padrões da indústria com o seu design inovador, tecnologia e diferentes motorizações.