Porquê optar por comprar carro usado?

senhora a comprar carro usado

Comprar carro usado é uma opção que continua no topo das preferências de muitas famílias pela relação qualidade vs. preço que se consegue.

Os veículos novos, a partir do momento em que saem do stand, já foram alvo de uma desvalorização. É por isso que optar por comprar carro seminovo pode ser uma excelente opção. Afinal, existem ótimas oportunidades de negócio por aí!

Neste artigo vamos explorar as principais vantagens de comprar carro usado e quais são os aspetos aos quais deve prestar mais atenção.

4 Razões para comprar carro usado

1. O preço de compra é mais baixo

Esta é talvez a maior vantagem de comprar carro em segunda mão. O preço de compra é uma variável importante que pesa muito na decisão final. Se o negócio for feito diretamente com o proprietário do veículo, pode ser possível negociar um bom preço. Se não, os stands de automóveis usados também oferecem condições e preços geralmente vantajosos e justos.

2. Existem mais oportunidades de mercado

Já considerou comprar carro seminovo? É verdade, também existe esta opção. Se estiver atento aos modelos seminovos (com um ou dois anos e poucos quilómetros de utilização) é provável que consiga um excelente negócio do ponto de vista qualidade Vs. preço.

3. É mais fácil não necessitar de recorrer a um crédito automóvel

Consoante a idade do carro, será certamente possível comprá-lo a pronto pagamento e, dessa forma, vai conseguir fugir a planos de financiamentos e demais encargos. Mesmo que seja necessário recorrer a um crédito automóvel, este será sempre muito mais baixo comparativamente com a compra de um automóvel novo.

Além disso, as condições de compra serão provavelmente mais atrativas.

Porque é que deve comprar carro usado?

4. Os problemas de fabrico do modelo já foram corrigidos

Na eventualidade de ter havido erros de fabrico por parte da marca, no momento em que decidir comprar carro usado, provavelmente estes problemas já foram corrigidos pelo fabricante ou até mesmo pelo proprietário anterior. Assim, será menos uma questão com a qual vai ter de se preocupar.

Quais os aspetos a ter em atenção ao comprar carro usado?

Ter de escolher entre os modelos existentes

O facto de estar a comprar carro em segunda mão, já reduz substancialmente a oferta disponível no mercado automóvel. Claro que o ideal seria conseguir encontrar o “tal” modelo com uma boa relação preço vs. qualidade. Contudo, não há garantias de que isso vá acontecer. Neste caso, o melhor mesmo é adotar uma postura flexível e considerar todas as opções dentro da oferta existente.

Conhecer a condição real do automóvel

Este é um aspeto importante que deve ter em conta durante o processo de decisão. Ainda antes de fechar negócio, é necessário conhecer o estado real do veículo em questão. Se for possível, peça ao proprietário ou ao stand para fazer uma vistoria. Ao optar por comprar carro usado na Caetano Retail, pode usufruir de um negócio 100% seguro e transparente, assim como de serviços extra que irão assegurar o bom funcionamento do automóvel e toda a assistência técnica necessária.

Ler mais: “Inspeção Automóvel: as 5 dúvidas mais comuns”

Verificar o número de quilómetros

Embora seja possível consultar o livrete e o histórico de acidentes do veículo em questão, é sempre importante conhecer o real número de quilómetros percorridos, se já foi necessário mudar peças e qual foi o número de acidentes em que o automóvel esteve envolvido.

O número de quilómetros é provavelmente o indicador ao qual deve ter mais atenção. No fundo, ele pode representar o tempo de vida útil que resta ao veículo.

Analisar os custos de manutenção ou reparação

A compra de carros usados vai implicar sempre que tenha alguns custos de manutenção e/ou reparação. É inevitável. Contudo, estes custos vão depender em grande parte da idade do automóvel. Se optar por comprar carro mais antigo e se existir algum problema, os custos com o mecânico e substituição de peças vão ser inevitavelmente mais elevados.

Comprar carro usado: sim ou não?

Como em tantos outros negócios, comprar um carro usado tem vantagens inquestionáveis, mas também alguns aspetos aos quais deve prestar mais atenção.

Em todo o caso, a decisão final será sempre sua e, muitas vezes, as preferências pessoais ou o lado emotivo também têm um papel de peso na equação. No fim do dia, o que realmente interessa é que tome uma decisão consciente.