Qual é a diferença entre um carro híbrido e um carro elétrico?

Nos últimos anos o mercado automóvel um pouco por todo o mundo tem sofrido alterações baseadas na necessidade de reduzir drasticamente os níveis de poluição. Desta forma, as principais marcas começaram a apostar em carros mais ecológicos e, por intermédio, também mais económicos. Surgiram assim carros elétricos, carros híbridos e outras variantes, como os carros híbridos plug-in e mild-hybrid.

Com cada vez mais opções por considerar, acaba por ser difícil escolher entre um carro híbrido ou um carro elétrico. Mas, qual é a diferença entre um carro híbrido e um carro elétrico? Muitos condutores não sabem, mas a diferença entre carros híbridos, elétricos e híbridos plug-in reside essencialmente no desempenho do motor. Face aos carros exclusivamente a gasolina ou Diesel, oferecem performance e equipamento tecnológico tão ou mais envolvente.

Na Caetano Retail queremos responder às suas dúvidas e ajudá-lo a tomar uma decisão de acordo com as suas necessidades diárias. Saiba tudo sobre as características dos carros elétricos, dos carros híbridos e dos carros híbridos plug-in. Na eventualidade de ter algumas dúvidas recomendamos-lhe a contactar os concessionários Caetano Retail, onde falará com especialistas nestas motorizações.

Características dos Carros Elétricos

As características dos carros elétricos revelam modelos de funcionamento simples. Tratam-se de automóveis 100% elétricos e, portanto o motor não necessita de energias fósseis e nem sequer emite gases poluentes para a atmosfera — trocado por miúdos, as emissões de CO2 são nulas. Para carregá-lo precisará de uma fonte externa e basta estacioná-lo num dos inúmeros espaços de carregamento público da sua cidade, ou instalar uma Wallbox na garagem de sua casa.

Uma das principais vantagens dos carros elétricos é a possibilidade de recuperar a energia gasta durante as paragens. Estes têm uma extraordinária autonomia e permitem percorrer vários quilómetros e iniciar viagens por vários locais. Nos dias de hoje, a maioria das marcas quer aumentar a autonomia dos carros elétricos, para diminuir os tempos de carregamento.

Existem também menos peças nos automóveis elétricos em comparação com modelos a combustão. Não têm filtros de óleo, correias e outras partes, logo a manutenção dos carros elétricos é barata e não precisará de ser feita com tanta regularidade.

Além da redução da poluição atmosférica, visam diminuir a poluição sonora, porque há uma ausência surpreendente do ruído do motor. Normalmente, a aceleração dos carros 100% elétricos é melhor face aos modelos a gasolina ou Diesel. São exemplos o Nissan Ariya, o Tesla Model 3, o SUV Audi e-Tron 55 quattro, o Mercedes-Benz EQC, o BMW i3, o Peugeot e-208, o Citroën ë-C4 — 100% ëlectric, entre outros.

carregamento do Nissan Leaf

Incentivos para Comprar Carros Elétricos em Portugal

Quer conhecer os incentivos para comprar carros elétricos em Portugal? Ciente das necessidades ambientais, o governo português estabeleceu uma série de leis relevantes a quem deseja comprar um carro elétrico.

Há isenção do Imposto sobre Veículos (ISV), calculado de acordo com as emissões de dióxido de carbono e cilindrada de um respetivo motor. Como não existem nos carros elétricos, este imposto não abrange automóveis 100% elétricos. Há também isenção do Imposto Único de Circulação (IUC), seja na aquisição de um carro elétrico novo ou de um carro elétrico em segunda mão. Por todo o território nacional existem igualmente espaços de estacionamento gratuito exclusivamente direcionados aos carros elétricos.

Existem incentivos para comprar carros elétricos para empresas, porque há uma redução no IVA e não é necessário pagar taxas de tributação autónoma. Para conhecer, as vantagens dos carros elétricos comerciais fale com a nossa equipa, seja presencialmente num dos nossos estabelecimentos ou através do nosso telefone.

Ler mais: “Incentivos carros elétricos: conheça o que vigora em 2024”

Vantagens dos Carros Híbridos: Como funcionam?

Quando falamos de carros híbridos referimo-nos aos automóveis híbridos convencionais “Full Hybrid”, que apresentam dois motores: um gasolina e outro elétrico. De facto, foram as primeiras propostas neste caminho para a mobilidade, desenvolvido pelas mais conhecidas marcas do setor.

Porém, nos carros híbridos, o motor elétrico não funciona de maneira totalmente independente ao motor a gasolina. Assim, o carregamento não é feito por uma fonte externa, mas através da energia do próprio motor a combustão, em travagens ou desacelerações. Os carros convencionais full hybrid têm regularmente uma potência combinada mais alta perante os carros elétricos, o que resulta num melhor desempenho.

Pelo entrelaçamento entre o motor elétrico e o motor a combustão os consumos de combustíveis são reduzidos e terá menores emissões de dióxido de carbono. Dos carros full-hybrid presentes no mercado poderemos identificar o Toyota C-HR, o Renault Clio E-TECH Híbrido ou Renault Captur E-TECH Híbrido.

Agora conheça tudo sobre o funcionamento dos carros híbridos plug-in, distinto dos carros elétricos e dos carros híbridos.

Renault Clio Full Híbrido branco
Mercedes Benz GLC híbrido plug-in cinzento

Vantagens dos Carros Híbridos Plug-in: Como funcionam?

Os carros híbridos plug-in — o mesmo é dizer carros PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicles) — são uma das alternativas sustentáveis preferidas do mercado automóvel, por conciliarem um motor elétrico a um motor a combustão. No entanto, distinguem-se imediatamente dos carros híbridos pelo carregamento ser feito através de uma fonte externa (num estacionamento público, em casa ou no seu local de trabalho).

Os carros híbridos plug-in permitem uma condução muito mais heterogénea, no sentido que poderá conduzir em 3 modos: totalmente a combustão, no modo elétrico sem emissões de CO2 ou no modo 100% híbrido, que concilia os dois motores para um comportamento aliciante. Os carros híbridos plug-in são capazes de atingir uma autonomia superior, ainda mais alta em comparação com os modelos híbridos e acabam por ser as melhores opções.

As vantagens dos carros híbridos plug-in abrangem ainda os distintos incentivos fiscais e, como tal, não há necessidade de pagar o ISV nem o IUC. Seja amigo do ambiente e tenha o melhor de dois mundos com os carros híbridos plug-in, nos quais se encontram o SEAT Tarraco FR PHEV, o Mitsubishi Outlander PHEV, o BMW 530e, o Toyota Yaris Hybrid, o Golf GTE, o Jeep Renegade PHEV, o Peugeot 508 SW Hybrid, o Peugeot 5008 SUV Hybrid ou Peugeot 3008 Híbrido Plug-in, entre outros.

Diferença entre híbridos plug-in e mild-hybrid

Gostaria de saber como funcionam os carros mild hybrid? Não confunda os carros híbridos plug-in com os carros mild-hybrid. Nos carros MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicles) não existe exatamente um motor elétrico, mas um gerador de energia (designado BiSG — Belt Integrated Starter Generator, no qual a ligação é feita através de uma correia).

Assim, este gerador, cuja voltagem é normalmente inferior aos 60V, irá apenas ajudar o motor a combustão, quando liga o automóvel ou quando circula a baixas velocidades.

Os carros mild-hybrid continuam a ser uma excelente opção, porque além do seu fabrico ser mais barato face aos carros híbridos plug-in, auxiliam na moderação dos consumos de combustível (diminuição entre os 10% e 15%).

Entre os exemplos de carros mild-hybrid em comercialização encontramos o Ford Puma Ecoboost Hybrid, o Hyundai Tucson, o Hyundai Kauai e o Range Rover Evoque, entre outros.

Ford Puma mild-hybrid cinzento

Carros Híbridos a Diesel: Como funcionam?

Os carros híbridos com motor a gasolina e um motor elétrico são opções mais comuns, mas isto não significa que não existam carros híbridos a Diesel. Muitas marcas como a Mercedes ou a Peugeot já apostaram na combinação de um motor elétrico, com emissões nulas de CO2, e um motor a Diesel extremamente eficiente, para atingir uma habilidade superior.

Entre os carros híbridos a Diesel previamente lançados no mercado encontramos o Peugeot 3008 Hybrid4, surgido em 2011 e um verdadeiro pioneiro nesta tecnologia. Destaque também para o Peugeot 508 RXH, para o Volkswagen XL1, para o DS5 Hybrid4. Relativamente à Mercedes-Benz, como referido antes, a marca alemã também apostou num carros híbrido a Diesel, o Mercedes-Benz Classe S 300 BlueTEC Hybrid, com vibrações mínimas do motor.

Pode parecer uma combinação de sonho, mas os automóveis a Diesel começaram a ser proibidos em algumas cidades europeias, o que poderá resultar na falta de aposta deste casamento entre os motores elétricos e motores a Diesel.

Onde encontrar carros elétricos e híbridos à venda?

O mercado de carros elétricos e carros híbridos está em constante crescimento e agora que já conhece a diferença entre carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in chegou o momento de deslocar-se ao lugar certo para comprar o automóvel que tanto precisa. Nas cidades portuguesas como Lisboa, Cascais, Porto, Aveiro, Faro ou Portimão poderá visitar os concessionários da Caetano Retail, onde elencamos os carros híbridos e elétricos usados ou novos ao melhor preço.

Numa das instalações Caetano Retail poderá receber inclusive assistência para comprar o carro elétrico ou híbrido aos preços mais competitivos do mercado. Entre as marcas mais preocupadas em desenvolver carros elétricos encontramos a tão popular Tesla, mas também marcas mais acessíveis, como a Citroën, a Renault, a Peugeot ou a Toyota.

Quanto custam os carros elétricos e os carros híbridos?

Antes de saber quanto custam os carros elétricos e os carros híbridos deverá saber qual o modelo que melhor reflete os seus gostos e acima de tudo qual o carro elétrico ou híbrido que melhor se enquadra no seu orçamento.

Os custos dos carros elétricos e dos carros híbridos variam de acordo com a marca e com a performance do motor. De referir, que falar de carros elétricos e de carros híbridos não é falar sobre um segmento específico. Cada vez mais esta motorização abrange tanto os modelos citadinos mais pequenos, como modelos desportivos SUVs ou modelos mais familiares, como carrinhas ou monovolumes. É uma forma de cativar diferentes clientes, sejam os mais independentes como os mais familiares ou aventureiros.

Em termos de preços, o citadino elétrico Peugeot e-208 100% elétrico custa a partir dos 28.420 euros, já o Renault Zoe 100% elétrico está disponível a partir dos 32.240 euros. O Renault Captur E-TECH Híbrido está disponível desde 29.800€ e o Peugeot 508 SW Hybrid custa a partir de 43.505€. Estes são valores para os carros elétricos e híbridos totalmente novos, desse modo poderá encontrar modelos em segunda mão a preços mais cativantes. Comprar um carro elétrico em segunda mão ou um carro híbrido em segunda mão permite gastar menos dinheiro, embora sejam preservadas as suas boas prestações.

Peugeot 3008 híbrido plug-in