Inspeção Tipo B: o que precisa de saber

Sabia que existem vários tipos de inspeção, como é o caso da inspeção tipo B? Se é proprietário de um veículo em Portugal, certamente já ouviu falar na Inspeção Periódica Obrigatória (IPO). No entanto, muitas pessoas desconhecem que existem diferentes tipos de inspeção, cada uma com um objetivo específico.

Continue a ler e descubra o que é a inspeção tipo B, a quem se destina e como preparar o seu veículo para uma.

O que é a Inspeção Tipo B?

A inspeção tipo B, ou inspeção extraordinária, é um tipo de inspeção complementar à IPO, que deve ser realizada em determinados veículos, verificando se estão em conformidade com as normas e regulamentações em vigor.

Esta inspeção é realizada em centros de inspeção autorizados pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), denominados Centros de Inspeção Técnica da Categoria B.

Obrigatoriedade da Inspeção Extraordinária Tipo B

A inspeção extraordinária é obrigatória para todos os veículos abrangidos por esta medida. O não cumprimento deste requisito pode resultar em multas, apreensão do veículo ou até mesmo a proibição da circulação do mesmo nas estradas portuguesas.

Deverão realizar a inspeção tipo B:

  • Veículos importados com matrícula portuguesa;
  • Veículos envolvidos em acidentes graves;
  • Veículos que tenham sido sujeitos a mudanças estruturais;
  • Em alguns casos, veículos com os documentos apreendidos.

O valor que terá de pagar para realizar a inspeção tipo B ronda os 120€. Se necessitar de voltar a realizar a inspeção, o valor a pagar da segunda vez será apenas metade do valor inicial.

Note que esta não substitui a Inspeção Periódica Obrigatória (IPO), que continua a ser obrigatória para todos os veículos com mais de quatro anos de idade.

Ler mais: “5 Coisas que vai querer saber sobre a inspeção automóvel”

Qual o valor de uma Inspeção Tipo B?

O valor que terá de pagar para realizar a inspeção extraordinária ou tipo B ronda os 120€. Se necessitar de voltar a realizar a inspeção, o valor a pagar da segunda vez será apenas metade do valor inicial.

Note que esta não substitui a Inspeção Periódica Obrigatória (IPO), que continua a ser obrigatória para todos os veículos com mais de quatro anos de idade.

Ler mais: “5 Coisas que vai querer saber sobre a inspeção automóvel”

O que é verificado na Inspeção Tipo B?

A inspeção extraordinária tipo B é feita em 4 partes. São elas:

  1. Verificação da documentação;
  2. Observação visual dos elementos de identificação automóvel;
  3. Observação visual exterior e detalhada;
  4. Inspeção, tendo em conta os procedimentos e regulamentação.

Durante a inspeção extraordinária, são verificados diversos componentes do veículo, com o objetivo de avaliar as condições de segurança e ambientais do mesmo. Algumas das partes verificadas incluem:

  • Sistema de travagem;
  • Suspensão;
  • Direção;
  • Emissões poluentes
  • Iluminação;
  • Pneus;
  • Cintos de segurança;
  • Vidros e espelhos retrovisores;
  • Sistemas de segurança para crianças;
  • Sistemas de segurança ativa e passiva.

Caso sejam encontradas irregularidades durante a inspeção tipo B, o veículo é considerado reprovado e o proprietário é notificado para realizar os reparos ou modificações necessárias. Após a realização dos reparos, o veículo deve ser submetido a uma nova inspeção para comprovar que as irregularidades foram corrigidas.

Ler mais: “Os principais sistemas de segurança ativa do seu veículo”

Como se pode preparar para a Inspeção Tipo B?

Para garantir que seu veículo está em conformidade com as normas e regulamentações em vigor, é importante que faça uma revisão geral no veículo antes de agendar a Inspeção Tipo B.

Verifique se os sistemas de travagem, suspensão, direção, iluminação e emissões poluentes estão em bom estado de funcionamento. Verifique também se os pneus estão em bom estado e se as pressões estão corretas.

Caso o seu veículo tenha sistema de segurança para crianças, confirme se o mesmo está em conformidade com as normas de segurança em vigor.

Lembre-se também de manter a documentação do veículo em dia. Irá precisar de:

  • Certificado de matrícula (caso os documentos estejam apreendidos podem ser substituídos por documento de substituição devidamente validado);
  • Ficha da última inspeção;
  • Documentação específica relacionada com a inspeção em causa (adaptação a diferente combustível, por acidente, por transformação, etc).

Prepare o seu veículo para a inspeção extraordinária!

Terá de realizar a inspeção tipo B no seu veículo nos próximos tempos? Marque já o seu serviço de oficina na Caetano Retail e garanta a aprovação logo na primeira inspeção.