Ter um pneu furado é algo pelo qual qualquer condutor, mais cedo ou mais tarde, vai ter de passar. Mas ao contrário do que se possa pensar, um pneu furado não implica necessariamente que o tenha de substituir. É possível repará-lo.
Mas como saber se vale a pena? E é possível prevenir estas situações? Descubra tudo neste artigo.
O que pode causar um furo no pneu?
Os pneus são peças robustas, desenhadas para resistirem a várias situações. Mas, por vezes, os azares acontecem. Normalmente, os furos nos pneus são causados pela perfuração de um objeto pontiagudo. Falamos de, por exemplo, pedaços de vidro partido, pregos ou parafusos. Mas também existem outras situações que podem provocar um furo no pneu como, por exemplo, bater na berma do passeio com força numa tentativa de estacionar.
Como saber se é possível reparar um pneu furado?
A regra de ouro é: depende do local onde o pneu estiver furado. Na zona do piso, normalmente é possível proceder a uma reparação simples (se o furo não for muito grande). Já na zona do ombro e no flanco não é possível. Os furos nestes locais comprometem, na grande maioria das vezes, a estrutura geral do pneu.
Porém, se o código de velocidade no flanco do pneu não exceder a classificação T e se o furo tiver menos de 3 milímetros, é possível fazer a sua reparação. O código de velocidade indica a velocidade máxima a que o pneu pode transportar a sua carga máxima e pode encontrá-lo no autocolante na porta do condutor, ou manual do proprietário.
O que deve fazer se tiver um pneu furado?
Se estiver a conduzir e suspeitar que tem um furo no pneu, o ideal é parar o quanto antes, em segurança. Conduzir com um pneu furado é altamente desaconselhado porque pode esmagar o flanco e causar danos irreversíveis na estrutura geral. Falamos concretamente de:
- Pneu pressionado: o pneu está marcado no interior depois de ter sido esmagado devido à falta de ar (baixa pressão);
- Trepidação: leva a que os pedaços de borracha interior aqueçam e partam;
- Deslocação do pneu: pode levar ao seu rebentamento.
Se continuar a conduzir com um pneu sem ar ou furado, pode fazer com que o pneu fique demasiado fraco e não possa ser reparado. Assim, encoste a viatura o quanto antes e substitua o pneu furado pelo pneu suplente.
Ler mais: “Mudar pneu: tudo o que deve saber”; “Pressão dos pneus: tudo o que precisa saber“
Como reparar furo no pneu?
A forma mais aconselhada para reparar um furo num pneu é através do método do “cogumelo” ou PRP. Esta reparação é feita normalmente por profissionais e implica desmontar o pneu e examinar o seu interior para apurar o nível de danos. Em alguns casos, o furo pode não ter emenda. Se for possível consertar o pneu furado, o procedimento é o seguinte:
- Localizar o local exato do furo e, se for necessário, remover o corpo estranho (prego, parafuso, etc.);
- Limpar a zona interior do pneu com produtos adequados;
- Introduzir o PRP (o “cogumelo”) no orifício, de dentro para fora, e vedar o furo;
- Cortar a parte saliente.
Apesar de esta ser a forma recomendada para reparar um pneu furado (pois é feita uma análise aos dados por especialistas), existem outros métodos. Há quem recorra aos kits de reparação, que são compostos por um spray (que serve para injetar espuma no pneu e preencher o orifício) e por um taco (um remendo que é aplicado no exterior para tapar o furo).
Em situações de emergência, este kit pode funcionar e pode permitir-lhe conduzir em segurança até à oficina mais próxima. Porém, o ideal é sempre trocar o pneu e levá-lo a uma oficina para ser examinado por profissionais.
É seguro reparar um pneu?
Se o procedimento for feito corretamente, sim. Por esse motivo, reforçamos a importância de visitar uma oficina especializada, de forma a apurar os reais danos. Se o pneu estiver danificado por rodar com baixa pressão, a sua vida útil vai ser curta e a sua segurança na estrada pode estar comprometida.
Como prevenir um pneu furado?
Ter um pneu furado é, normalmente, um azar que acontece até aos condutores mais experientes. Porém, existem algumas medidas que pode acionar, de forma a reduzir a probabilidade de este evento acontecer. Sugerimos que:
- Tenha atenção ao bom estado dos pneus. Evite conduzir com pneus carecas. O ideal é que o pneu tenha sempre, pelo menos, 1.6 milímetros de profundidade.
- Troque os pneus em caso de fissuras. Se os pneus estiverem com pequenas fissuras visíveis, troque-os o quanto antes e evite com que o problema se alastre.
- Assegure a pressão de ar correta. Desta forma, os seus pneus não vão sofrer desgaste desnecessário, vão tornar-se mais resistentes e vão permitir-lhe usufruir de uma maior segurança durante a condução.
- Verifique o alinhamento da direção. Se a direção não estiver alinhada pode causar um desgaste maior num pneu e aumentar a probabilidade de ter um furo.
- Tenha atenção às condições climatéricas. O mau tempo pode comprometer a boa visibilidade na estrada, e pode fazer com que seja mais difícil ver e desviar-se de objetos que possam furar um pneu. E se conduzir com temperaturas abaixo dos 7 graus, não se esqueça de fazer a troca para pneus de neve.
Onde reparar furo no pneu?
As oficinas Caetano Retail têm equipas especializadas prontas para avaliar o estado dos seus pneus. Se tiver um pneu furado, dirija-se à oficina mais próxima e solicite um parecer profissional sobre a reparação ou substituição do mesmo.