Será que os pneus para carros elétricos compensam?

pneus para carros elétricos

Sabia que os pneus para carros elétricos têm um impacto significativo na preservação das suas baterias e no desempenho global do veículo? Para além disso, são componentes que afetam toda a experiência de condução.

Apesar de, por fora, os veículos elétricos serem muito parecidos com os veículos de combustão tradicional, a tecnologia difere. Neste artigo, conheça todas as vantagens da utilização de pneus para veículos elétricos e os principais cuidados a ter.

Porquê usar pneus para carros elétricos?

Os pneus para carros elétricos vão contribuir para o aumento da autonomia do seu carro elétrico e vão ajudá-lo a tirar o melhor partido do seu desempenho. Os automóveis elétricos (para além de serem mais pesados que os convencionais) têm motores elétricos muito potentes, que oferecem um binário instantâneo e acelerações realmente rápidas. Isto tem um impacto significativo no peso e, consequentemente, nos pneus que o suportam.

Ler mais: “Como reparar um pneu furado?

Quais são as principais características deste tipo de pneus?

Os melhores pneus para carros elétricos caracterizam-se pelos seguintes aspetos:

  • Robustez e durabilidade: os melhores pneus para carros elétricos são fabricados com compostos robustos que suportam o binário do carro elétrico. Como os carros elétricos possuem um binário instantâneo (mal o condutor pisa o pedal, o carro acelera) há uma maior propensão ao desgaste dos pneus. É por isso que os pneus para elétricos são uma excelente escolha para um condutor que valoriza a durabilidade.
  • Nível de ruído mais baixo: os pneus para carros elétricos também são desenvolvidos para permitirem uma locomoção silenciosa, à semelhança do que acontece com o motor. Assim, o nível de ruído dos pneus que passa para o interior da viatura é menor, e o seu condutor pode usufruir de uma condução suave e silenciosa.
  • Maior aderência ao piso: por serem veículos tendencialmente mais pesados, a distância de travagem tende a ser maior. Os melhores pneus para carros elétricos possuem bons compostos de borracha e aditivos específicos que aumentam a aderência ao piso. Isto permite reduzir a distância de travagem e, por isso, é uma opção mais segura para quem conduz um elétrico.
  • Baixa resistência ao rolamento: estes pneus têm também uma menor resistência ao rolamento, que se traduz num aumento da eficiência energética e da autonomia do veículo elétrico. Usar pneus adequados é ainda uma boa prática para preservar as baterias dos carros elétricos.
  • Índice de carga superior: os pneus para carros elétricos suportam um índice de carga superior. Como os elétricos são mais pesados do que os tradicionais veículos a combustão (em média, pesam mais 300 quilos), é importante usar pneus específicos que suportem o seu peso e que não comprometam o desempenho do automóvel.

Ler mais: “Saiba tudo sobre a etiquetagem de pneus

Que cuidados devo ter na escolha de pneus para um carro elétrico?

Para encontrar os melhores pneus para carros elétricos, é importante confiar em marcas fabricantes com qualidade reconhecida no mercado. Lembre-se de que o fator preço não deve ser a única variável a entrar na equação.

Depois, deverá procurar pneus específicos para o seu modelo automóvel, tendo em conta a fonte de energia que utiliza e as especificidades do veículo em questão (um SUV híbrido e um carro citadino 100% elétrico são, naturalmente, tipos de automóveis muito diferentes). Se possível, dê preferência a modelos originais.

Qual é o preço dos pneus para carros elétricos?

Dependerá sempre do modelo automóvel em questão mas, em média, pode contar com um preço 20 a 30% superior ao dos pneus convencionais. Porém, lembre-se de que este investimento poderá trazer-lhe retorno a longo prazo, uma vez que contribui para uma maior autonomia e para a conservação das baterias elétricas do veículo.

Ler mais: “Carros elétricos: tudo sobre este segmento automóvel

Cuidados a ter para prolongar o tempo de vida dos pneus para veículos elétricos

De forma a tirar o máximo partido deste investimento, é importante ter cuidados específicos com os seus pneus, de forma a prolongar o seu tempo de vida útil. Tome nota desta lista:

  1. Verifique regularmente a pressão dos pneus do seu elétrico e ajuste-a, se necessário. Esta é uma prática que deve adotar para todos os tipos de pneus
  2. Verifique o alinhamento das rodas de 6 em 6 meses. Isto vai reduzir o desgaste dos pneus. Porém, se bateu na berma de um passeio ou em qualquer outro obstáculo, faça esta verificação mais cedo.
  3. Quando fizer a substituição dos pneus, opte por modelos originais concebidos especificamente para o seu modelo automóvel. Isto vai afetar a sua experiência de condução e o próprio desempenho do veículo;
  4. Confie sempre em oficinas especializadas para fazer a verificação do rebordo interior do pneu, para verificar o alinhamento e para saber qual é o tipo de pneu mais indicado. Não hesite em visitar uma oficina Caetano Retail!