Aprender a andar de moto não é tão complicado como muitos fazem crer, nem tão perigoso. Por isso, preparamos-te um guia com dicas para andar de moto. Ora vê!
1. Obtem a Licença de Condução para Ciclomotores
Em Portugal, para andar de moto é preciso uma Licença de Condução para Ciclomotores. Este exame é constituído por uma prova teórica e depois pela componente prática. No caso da prova teórica, terás de responder a questões relacionadas com o Código da Estrada. Já na parte prática, terás aulas com um instrutor e depois será marcada uma prova, onde fica determinado se passas ou não.
De notar que, em Portugal, a licença de condução de motas é dada aos cidadãos residentes aptos com mais de 16 anos — a idade mínima para andar de moto, mediante autorização paternal. Sem autorização dos pais, a idade mínima para andar de moto em Portugal é de 18 anos.
Mas para mais informações, podes consultar todas as regras do IMT, a entidade responsável pela emissão das licenças em Portugal.
Ler mais: “O que precisas de saber antes de tirar a carta de moto“
2. Adquire o equipamento necessário para andar de moto
Obviamente que vais precisar de uma mota. E para quem está a começar a andar de moto, talvez queira considerar uma das nossas motos usadas para ser a (sua) primeira companheira de estrada.
Além de uma mota, eis outros acessórios essenciais:
- Capacete (totalmente imprescindível);
- Luvas;
- Botas;
- Equipamento com proteção integrada (ou externo, como joalheiras).
Para um condutor de moto, o vestuário não é apenas uma questão de estilo! São peças de proteção essenciais e que, aquando um acidente, podem fazer uma diferença vital!
3. Leva a aprendizagem a sério
Há uma grande tendência (ou impaciência) para ouvir os outros, as suas recomendações, histórias e conselhos.
Contudo, conduzir na estrada (seja uma moto, um carro ou até uma bicicleta) é sempre de uma enorme responsabilidade, seja para com a sua vida, seja para com a dos outros. Por isso, não descures o processo de aprendizagem, nem os conselhos dos condutores mais experientes.
O mesmo sobre a sua moto, conhece-a bem e informa-te sobre as suas características e capacidade. Igualmente importante é cuidar dela. Uma boa manutenção das motos é essencial para a sua longevidade e para a eficiência e segurança do veículo.
4. Aprende a travar
Pode parecer um “detalhe”, mas não é. Afinal, como é que podes aprender a andar de moto corretamente, se não sabes travar?
Para os iniciantes, esta é uma das dicas para andar de moto mais preciosas, uma vez que muitos parecem mais preocupados em não deixar o veículo ir abaixo e a experimentar manobras.
Quando tiveres a tua moto, dedica algum tempo a treinar as travagens. De preferência, num local seguro e sem terceiros — carros ou transeuntes. Aproveita este momento para conheceres bem a moto pois, muitas vezes, o sistema de travagem varia com as marcas e tipos de veículos.
5. Evita transportar outros passageiros no início
Até que adquiras experiência — não confundir com confiança — evita levar outros passageiros na moto. Com um passageiro a mais, a tua moto terá um comportamento totalmente diferente, sendo o equilíbrio e o seu desempenho bastante afetados.
Sem dúvida que as motos são um meio de transporte fascinante e, possivelmente, dos mais divertidos de conduzir. Contudo, são um constante exercício de humildade e aprendizagem constante. Uma condução responsável é a única forma de assegurar que andar de moto se torna mesmo num prazer. Por isso, leva as nossas dicas para andar de moto a sério!