Sabias que a (boa) manutenção de motos usadas (ou novas) é o melhor caminho para aumentar a longevidade da viatura. A manutenção preventiva é a melhor maneira de te assegurares que conduzes em segurança. Além disso, ao detetar os problemas atempadamente evitarás incidentes maiores no futuro e também uma conta mais baixa no mecânico! Confere, então, as nossas dicas de manutenção da moto.
1. Cuidados básicos com a moto
Independentemente de ser uma moto usada ou nova, há cuidados básicos. Falamos, por exemplo, dos níveis de óleo, água (nos modelos refrigerados a água) e da calibragem dos pneus.
Recorda-te que toda a informação sobre o óleo (quando trocar e tipologia) se encontra no manual do veículo.
2. Limpeza da moto
Após comprar a moto usada, aconselhamos-te sempre a fazer uma boa limpeza — mesmo que esta apareça imaculada. O pó acumulado em zonas mais discretas e de difícil acesso (buracos, ranhuras, etc.) pode influir negativamente no desempenho do motociclo. Nesse sentido, os manetes e os pedais são muitas vezes as partes mais afetadas.
3. Calibração dos pneus
Mesmo que tenhas comprado uma moto usada em boas condições, recorda-te de verificar os pneus para ter a certeza de que não se encontram ressecados. Caso estes se encontrem rachados, o melhor será trocá-los.
O ideal é que a calibração dos pneus seja feita pelo menos uma vez por semana.
4. Mantem a lubrificação em dia
Mesmo que uses a moto pontualmente, não descures a lubrificação dos fluídos da moto. Nesse caso, basta que ligues a moto, mesmo parada, permitindo que esta atinja a temperatura ideal, permitindo ao óleo circular por todo o conjunto mecânico.
Além disso, a cada seis meses deverás trocar o óleo — e, sim, isto aplica-se também se usares pouco a moto. É que os km não são o mais importante, recorda-te que os fluídos da moto têm prazo e, se os deixares passar, acabam por perder as suas propriedades.
- Ah, outra dica de manutenção preventiva para o inverno! Por causa da chuva, não descures a lubrificação das correntes antes de começar a conduzir. Recorda-te também de verificar a folga da corrente e de a ajustar corretamente.
5. Combater o desgaste
O desgaste não tem de ser um sinal de negligência, nem de “demasiado” uso do antigo condutor. É muitas vezes um sintoma da passagem do tempo. Se nos cabos de aço dos freios, embreagens e acelerador notar ferrugem, compete-te a ti fazer a troca das peças.
6. Estado das pastilhas de freio
Se notares que estas estão gastas, mesmo que seja só um pouco, troca-as imediatamente. Um bom sintoma é quando começas a escutar ruídos diferentes vindos da moto. Não permitas que o sistema desgaste por completo ou o conserto será muito mais caro! Apostar na manutenção preventiva da moto é a melhor forma de, a longo prazo, gastares menos em reparações e menos idas ao mecânico!