Como parte do 100.º aniversário da BMW Motorrad, a marca alemã revelou o protótipo da BWM M 1000 XR, o novo modelo da linha M. Desta fazem já parte a BMW M 1000 RR e a BMW M 1000 R, introduzidos em 2020 e 2022, respetivamente.
Baseada na S 1000 XR, na S 1000 RR e na M 1000 RR, a M1000XR é uma moto desportiva de longa distância com uma dinâmica de condução de uma superbike, pronta para a estrada e para a pista.
Segundo a marca alemã, a letra M tem sido “sinónimo de sucesso nas corridas em todo o mundo há mais de 50 anos, bem como de modelos de estrada BMW de alto desempenho destinados a clientes com expectativas muito elevadas de desempenho, exclusividade e individualidade”.
Continua a ler e descobre agora os principais pontos a destacar deste protótipo da BWM M 1000 XR.
Um protótipo que promete agitar as estradas e… as pistas!
Com a chegada ao mercado em 2024, este protótipo de apresentação foi extremamente aliciante para todos os fãs da marca alemã.
O protótipo da BMW M 1000 XR foi desenvolvido com uma estrutura de chassi aerodinâmica que, em conjunto com as tecnologias de assistência à navegação presentes, oferece um melhor desempenho em estrada, seja em viagens longas ou na pista. Desta forma, este novo modelo BMW Motorrad prova o seu estatuto de crossover.
Uma moto crossover
A M 1000 XR traz-te novas dinâmicas de condução. O facto de ser crossover permite sentires a adrenalina anteriormente reservada às superbikes de raça pura.
O seu peso médio é de apenas 223 kg com carga total. De referir ainda que, apesar de ter como objetivo este peso, o mesmo pode ser inferior com o Pacote de Competição M, que irá melhorar o seu manuseamento durante uma condução mais agressiva e em velocidade.
O motor da M1000XR
Com quatro cilindros, 998 cm³ e uma potência superior a 147 kW (200 cv), o motor da M 1000 XR baseia-se noutra superbike da BMW, a S 1000 RR, contando ainda com a tecnologia BMW ShiftCam para variar a regulação e a elevação das válvulas.
Quanto à velocidade máxima, este protótipo pode atingir aproximadamente 280 km/h!
Feita para voar no asfalto
Ao nível da estrutura e da própria condução, a marca teve em mente a estabilidade em alta velocidade.
De forma a melhorar a estabilidade em arranques difíceis, foram incorporados novos winglets dianteiros ou asas aerodinâmicas, que pretendem reduzir a tendência que a roda dianteira pode ter para levantar.
Estruturalmente, a posição do condutor também foi alterada, estando mais perto do guiador do que a da S 1000 XR, outro dos modelos icónicos da Motorrad. Esta alteração melhora o controlo sobre a moto.
Quanto à condução, para assegurar um maior controlo e segurança em alta velocidade, o protótipo da BMW M 1000 XR conta com travões M, utilizados pela marca no World SBK (o campeonato do Mundo de SuperBike).
Ficaste curioso? Acreditamos que sim! Por enquanto, isto é tudo o que se sabe sobre M1000XR, mas a marca revelou que irá partilhar as especificações completas da mota serão durante o segundo semestre de 2023. Até lá, convidamos-te a explorar a restante gama de superbikes da BMW Motorrad no nosso concessionário!