O BMW 3.0 CSL é um presente de aniversário da marca para os amantes de carros de corrida. Um carro desportivo de dois lugares que é, para muitos, uma verdadeira obra de arte automobilística. Esta versão, limitada à produção de 50 veículos, surge para celebrar da melhor forma os 50 anos da BMW nas corridas.
Além de ser uma celebração, o 3.0 CSL é um carro nostálgico e cheio de simbolismo, que alia um design futurista e dinâmico à elegância única da BMW, apresentando-se com as melhores funcionalidades, dentro da gama BMW no sector de racing, das últimas cinco décadas.
A origem do BMW 3.0 CSL
O BMW 3.0 CSL é dos carros mais icónicos da História da BMW. A sigla CSL vem de “Coupé, Sport, Leichtbau” (Coupe, Sport, Lightweight), representando a essência deste veículo: um coupé desportivo leve!
Para a marca alemã, este carro é uma memória das primeiras vitórias BMW nos circuitos norte-americanos e que tanto contribuíram para a sua popularidade e prestígio internacional. Em 1973, venceu o Campeonato Europeu de Carros de Turismo. Proeza que repetiu mais cinco vezes, de 1975 a 1979.
Esta lenda das corridas chega agora numa nova versão e em número limitado, aliando o ADN de um carro de corrida de alta performance a um design muito especial. Uma verdadeira relíquia para qualquer colecionador de carros.
O BMW dos campeões
Se, ao olhar para ele, a sua mente evocou o Batmobile, não o censuramos! Todavia, não é só pelo design que surpreende. O motor do 3.0 CSL de seis cilindros em linha (de 560 cv), a transmissão manual e a tração traseira são um piscar de olhos aos BMW M.
E não pense que este é um carro preso ao passado, bem pelo contrário! Graças à recente tecnologia BMW, todos os elementos se complementam e contribuem para um carro superior, o que se verifica em termos de consumo de combustível (11,0 l/100 km), mas também das emissões de CO2 combinadas, de 249 g/km.
O alto desempenho do BMW 3.0 CSL é elevado ainda mais pelo enorme prazer de condução que proporciona. É o BMW certo para os que realmente gostam de conduzir.
Apesar dos seus elementos mais nostálgicos (como o chassi, as portas com detalhes de alumínio ou o design desportivo), temos de destacar a construção leve e inteligente resultado da utilização de carbono. Para que tenha uma ideia, a relação peso/potência é de apenas 2,9 quilos por cv!
Uma edição BMW exclusiva e artesanal
Segundo a marca, serão colocados à venda apenas 50 unidades do BMW 3.0 CSL. Este estatuto de raridade já está a causar agitação entre os colecionadores de carros de corrida, assim como dos entusiastas da marca BMW. Se é o seu caso, saiba que este CSL será colocado à venda com um preço superior a 600 mil euros. Afinal, não se trata apenas de um carro, mas de uma obra-prima.
Tudo é feito na fábrica BMW de Dingolfing (a 100 km de Munique, na Alemanha), onde são produzidos os BMW M ou os BMW Série 7. Cada automóvel demora cerca de três meses para ser produzido e é trabalhado de forma artesanal. Muitos dos seus componentes internos, mesmo os de plástico, são feitos à mão e reforçados com fibra de carbono.
Quanto à pintura do BMW 3.0 CSL, foi criado um protocolo único que conjuga as habilidades artesanais com a tecnologia de ponta. Desta forma, é possível evocar os carros de corrida antigos, sem nunca abandonar o seu aspeto de Batmobile dos tempos modernos.
Depois de produzido, 30 técnicos tratam da configuração e montagem do automóvel. Segundo o fabricante, o BMW 3.0 CSL passa por oito ciclos de montagem, num procedimento que pode levar até 10 dias. Posteriormente, ocorre o processo de inspeção e de qualidade e só depois é que o carro é entregue ao novo proprietário.