Dacia com resultados históricos: uma das marcas com mais carros vendidos em Portugal
A Dacia foi lançada, em Portugal, em abril de 2008 e, em pouco mais de uma década, a marca tornou-se num verdadeiro fenómeno e, exemplo disso, são os resultados obtidos pela marca em 2021.
No ano em que a Dacia usufruiu de uma estrutura e equipa independente no seio da Renault Portugal, os resultados comerciais foram históricos e assume-se, agora, como um motor de crescimento do grupo Renault no nosso país.
A marca romena conquistou uma quota de 4% no mercado de veículos de passageiros, comercializando 5825 unidades, um valor 25,6% superior ao que tinha registado em 2020. Num ano marcado pela pandemia e pela retração do consumo, atingir um crescimento desta ordem tem ainda mais impacto.
De salientar que, tendo por base a estratégia da marca em se afirmar no digital, 25% das vendas foram efetivamente comercializadas através dos canais digitais e, por isso, assume-se que esta tenha sido uma estratégia inteligente e ganhadora.
Sandero é o Rei: Um dos carros mais vendidos em Portugal 2021
O Dacia Sandero confirma, mais uma vez, o seu reinado. Classificado como o automóvel preferido dos portugueses, o Sandero foi responsável por aumentar o volume de vendas da Dacia, tendo sido comercializadas 3 mil unidades do modelo, um valor 43% superior ao ano transato.
O modelo representou 58% das vendas totais em Portugal e entrou para o 7º lugar do TOP 10 de carros mais vendidos em Portugal, sinal de que o modelo entrou também para a lista de preferidos dos clientes frotistas.
Carros mais vendidos em Portugal em 2021
Apesar de o Sandero registar 58% das vendas da Dacia, existem outros modelos que se destacam. O Duster foi também o terceiro modelo C_SUV mais vendido do mercado, tendo aumentado em mais de 35% o volume de comercialização face a 2020. Sem dúvida que o Duster é mais um dos sucessos da marca romena, distinguindo-se pela conciliação perfeita de citadina em todo o terreno. E por falar em todo o terreno, a versão 4×4 do Duster representa 14% das vendas em 2021.
As novidades também têm lugar no ranking dos mais vendidos. É o caso do Dacia Spring, o automóvel que pretende democratizar a mobilidade elétrica e que foi já premiado como “The Best Buy Car of Europe 2022”, que representou 5% das vendas, apesar de a sua comercialização ter avançado no final do ano 2021.
Equipamento de topo lidera preferências
Em 2021, as versões melhor equipadas da Dacia foram os preferidos dos portugueses e os números não deixam margem para dúvidas:
- 6% de clientes do Sandero Stepway
- 73% do Duster
- 98% do Spring e
- 78% do Lodgy optaram por níveis de equipamentos mais elevado ao finalizarem as suas encomendas.
No mercado particular de automóveis Bi-Fuel, a Dacia foi líder destacada, representando 72% das vendas de veículos Bi-Fuel.
Bons presságios para 2022
A Dacia irá lançar dois novos modelos no mercado nacional: Spring Cargo, versão comercial do elétrico da marca, e o Jogger, um automóvel familiar bastante atrativo. Além disso, será implementada uma nova identidade da marca. Tudo isto permite sonhar alto e acreditar que o ano de 2022 será igual ou melhor do que 2021 para a marca romena.