A Dacia anunciou que, irá competir como construtor no Campeonato do Mundo FIA de Rally-Raid, com destaque para a participação no icónico Rali Dakar, em 2025.
O Rali Dakar é um desafio de superação ao ar livre, onde são conduzidos protótipos de tração às quatro rodas especialmente desenvolvidos para enfrentar as condições mais extremas.
Este evento do mundo automóvel reúne anualmente 500 aventureiros de mais de 60 nacionalidades, proporcionando uma competição única que testa as habilidades e a resistência de pilotos e veículos. A prova conta já com uma história de mais de quatro décadas, marcadas pela aventura e resiliência daqueles que nela participam.
Dacia Dakar 2025: a “combinação perfeita”
A participação da Dacia no Dakar 2025 reflete o equilíbrio perfeito entre o “racional” e o “emocional”, características fundamentais do ADN da marca. Os rally-raids são uma mistura única de aventura humana e desportiva, que são temas totalmente alinhados com a essência Dacia.
Segundo Denis Le Vot, CEO da Dacia, “a Dacia e o Dakar são uma combinação perfeita!”. Acrescentou, “Não se trata apenas de um teste à verdadeira robustez da Dacia, mas também de uma demonstração do nosso empenho na mobilidade com baixas emissões de carbono. Estamos muito entusiasmados por participar no Dakar com a tecnologia de combustível sintético. A Dacia, juntamente com a melhor equipa e os melhores pilotos do mundo, são sérios candidatos ao Campeonato do Mundo FIA de Rally-Raid em 2025”.
Rali Dakar: o local ideal para testes
O Rali Dakar irá funcionar como um campo de testes e laboratório de ideias para a Dacia, sendo uma oportunidade única para a marca testar e experimentar novas soluções, tanto em termos de desempenho off-road quanto nas escolhas de combustíveis. No entanto, antes de enfrentar o desafio do Rali Dakar em 2025, os protótipos Dacia serão testados em condições reais já em 2024, no Rali de Marrocos.
Para alcançar o sucesso neste novo desafio, a Dacia recorre à experiência do Grupo Renault e conta com a colaboração da Prodrive, reconhecido grupo britânico de automobilismo e engenharia.
A Prodrive é um dos principais nomes no desporto automóvel mundial há já 40 anos, tendo participado nos últimos três ralis Dakar com carros concebidos pela sua própria equipa. Em 2022 e 2023, alcançou o segundo lugar da geral com Sébastien Loeb, um dos pilotos que se junta agora à equipa Dacia.
Dacia de braços dados com a sustentabilidade
O novo protótipo da Dacia para os rally-raids irá utilizar combustível sintético, uma escolha inovadora e sustentável. Este tipo de combustível é produzido a partir de energias renováveis, resultando numa pegada de carbono mais baixa em comparação com os combustíveis derivados do petróleo.
A participação da Dacia com um protótipo movido a combustível sintético confirma o compromisso da marca com soluções mais sustentáveis e amigas do ambiente, sendo o Rali Dakar o lugar ideal para testar esta tecnologia.
Uma equipa de excelência
A equipa oficial da Dacia contará com pilotos de renome, incluindo Sébastien Loeb e Cristina Gutiérrez Herrero.
O francês Sebástien Loeb, de 49 anos, é um dos pilotos mais bem-sucedidos na História do automobilismo. Considerado por muitos como o melhor piloto de ralis de todos os tempos, venceu o Campeonato do Mundo FIA de Ralis 9 vezes consecutivas, entre 2004 e 2012. Compete no Rali Dakar desde 2016.
Já Cristina Gutiérrez Herrero, de 31 anos, destaca-se como a primeira mulher espanhola a terminar o Rali Dakar, na categoria de automóveis, em 2017. Já participou em 6 provas do Rali Dakar e é a campeã espanhola de todo-o-terreno desde 2012, na categoria feminina.
Um novo capítulo de aventuras para a Dacia
Ao unir a sua paixão por aventura, resistência e inovação, a Dacia prepara-se para enfrentar um dos eventos mais desafiantes do automobilismo mundial. Com uma base técnica sólida, pilotos talentosos e a adoção de combustíveis mais sustentáveis, a Dacia está pronta para escrever um novo capítulo de sucesso no Rali Dakar.