O JUKE Hybrid Rally Tribute da Nissan começou como um carro conceito para celebrar o 50º aniversário da vitória do Datsun 240Z no Rally da África Oriental em 1971, mas é, agora, uma realidade.
O Nissan JUKE Hybrid Rally Tribute prova que é possível desenhar veículos sustentáveis que não perdem potência ou retiram a emoção da corrida. Com a tecnologia híbrida do novo JUKE Hybrid e design inspirado nos icónicos carros desportivos da Nissan, o JUKE Hybrid Rally Tribute é ousado e vai mais além.
Descubra este modelo e preste tributo aos ícones dos ralis!
Nissan JUKE Hybrid Rally Tribute: Celebra a emoção
Apesar do Nissan JUKE Hybrid Rally Tribute ser um modelo comemorativo das vitórias dos clássicos em rali, a verdade é que a sua mecânica não é comparável com a do velho Datsun 240Z.
O Nissan JUKE Hybrid Rally Tribute tem o mesmo sistema motriz do Juke Hybrid de produção. Com dois propulsores elétricos — sendo que um deles funciona como gerador de alta tensão que adiciona mais 15 kW (20 cv) — e alimentado por uma bateria de 1.2 kWh, refrigerada a água.
Relativamente aos consumos médios, não se deixe enganar pelo seu visual agressivo. Estes rondam os 5.2 litros/100km em ciclos combinados.
Apesar do novo JUKE Hybrid ainda não ter chegado à Europa, sabe-se que possui uma caixa de velocidades automática e sem embraiagem, reduzindo os atritos e garantindo arranques 100% elétricos. Os dois propulsores elétricos presentes são usados para sincronizar a marcha, garantindo uma aceleração suave e responsiva.
Inspiração no desporto
O JUKE Hybrid Rally Tribute é inspirado no icônico Datsun 240Z e é uma homenagem aos 50 anos da vitória do modelo no rali do deserto.
O seu design é claramente desportivo e as modificações face ao JUKE Hybrid são diversas, começando logo pelas mais óbvias: os eixos de rodas alargadas para receber os pneus off-road, especialmente feitos por medida, e as luzes adicionais no capô no tejadilho. A estes juntam-se as placas reforçadas sob as saias dianteiras e traseiras que conferem proteção adicional à parte inferior do veículo.
No interior, existe uma gaiola tubular que confere mais segurança e proteção e, além disso, possui ainda cintos de segurança de quatro pontos de fixação. Os bancos traseiros foram removidos para dar lugar a espaço extra para pneus suplentes e foi também instalado um extintor de competição, um sistema de intercomunicação entre condutor e passageiro, volante com acabamentos em alcantara e, também, um travão de mão de sistema hidráulico de fácil ativação.
Imponente e feito para deslumbrar, o Nissan JUKE Rally Tribute faz reviver a História. O capô preto, as jantes em liga leve de 16’’, os logotipos dos patrocinadores vintage ou o número 11 são apenas alguns exemplos.
Históricos e icónicos Nissan
Em 1971, Edgar Herrmann e Hans Schüller tornaram-se lendas ao conquistar a vitória no Rally Safari da África Oriental ao volante do Datsun 240Z, um feito histórico para a marca.
O 240Z era movido por um motor de seis cilindros em linha de 2,4 litros e debitava 210 cv para as rodas traseiras. O ícone foi restaurado em 2013 e está em exposição no Museu da Nissan em Zama, no Japão.