ProPILOT Assist Nissan: a nova era da condução assistida com inteligência artificial

Carro de testes ProPILOT Assist Nissan na estrada

Nos últimos anos, a Nissan tem participado ativamente na evolução das tecnologias de assistência à condução. Agora, com o lançamento da nova geração do Pro Pilot Nissan, a marca está a dar um passo decisivo para integrar inteligência artificial diretamente no volante, com o objetivo de suportar ambientes urbanos complexos e aumentar a segurança.

O que é o ProPILOT Assist Nissan de nova geração

O ProPILOT Assist da Nissan evolui dos sistemas anteriores de assistência em autoestrada para uma solução muito mais abrangente. Trata-se de um sistema de condução assistida de nível 2 (SAE), que exige a presença de condutor atento, mas que visa oferecer uma experiência mais fluida e proativa, mesmo em ambientes urbanos densos.
Esta nova versão combina o software Wayve AI Driver e a tecnologia “Ground Truth Perception” da Nissan.

vista interior de um carro Nissan com o novo ProPILOT Assist

O papel da inteligência artificial no sistema

A inteligência artificial é o elemento central que permite ao novo ProPILOT Assist Nissan “pensar” de modo mais parecido com um condutor humano.

  • O sistema analisa em tempo real os dados das câmaras para compreender o ambiente viário, prever movimentos de veículos e peões e reagir de forma adaptativa.

  • Graças à capacidade de processamento de IA incorporada, consegue responder rapidamente a alterações súbitas de condição no trânsito.

  • Em complemento, o sistema utiliza percepção reforçada por sensores LiDAR e radar para garantir segurança suplementar, especialmente em cenários de baixa visibilidade ou altas velocidades.

Componentes e sensores que sustentam a tecnologia

Para funcionar com eficácia, o atualizado ProPILOT Assist da Nissan recorre a um conjunto robusto de sensores e módulos:

  • 11 câmaras posicionadas para garantir cobertura de 360° ao veículo

  • 5 sensores de radar para medir distâncias e velocidades relativas a objetos à volta

  • 1 sensor LiDAR de nova geração, montado no tejadilho, que ajuda a detetar objetos a maiores distâncias e melhorar a percepção em condições complexas

  • O subsistema de percepção da Nissan, “Ground Truth Perception”, integra os dados desses sensores para criar uma visão unificada e confiável do ambiente

vista interior de um carro Nissan com o novo ProPILOT Assist

Cenários de funcionamento: autoestrada e cidade

Uma das ambições da marca é que este novo pro pilot nissan não fique limitado às autoestradas:

  • Em autoestradas e vias rápidas, o sistema atua de forma semelhante aos sistemas ProPILOT já existentes, mantendo a faixa, adaptando a velocidade e auxílio à condução.

  • Em ambientes urbanos, o sistema deverá operar em cenários complexos de trânsito, intersecções, peões e veículos estacionados, previsivelmente com apoio da IA para antecipar movimentos.

Cronograma de lançamento e aplicação prática

A Nissan pretende lançar o novo ProPILOT Assist em alguns modelos de produção no Japão já no exercício fiscal de 2027.

Atualmente, protótipos baseados no modelo elétrico Ariya estão a ser testados em ambientes urbanos em Tóquio, demonstrando a capacidade de operar em cenários reais de tráfego.

Ainda não há confirmação de que esse sistema chegará de início ao mercado europeu ou português, mas a evolução tecnológica da Nissan sugere que essa possibilidade poderá surgir conforme a regulamentação local evoluir.

Se é entusiasta da mobilidade futura, acompanhe as novidades da Nissan em Portugal. Em breve, se esta tecnologia estiver disponível na Europa, poderá marcar um test-drive ou solicitar informações sobre os primeiros modelos que a incorporarão.