O Qashqai é o modelo mais procurado da Nissan e tem sido líder de vendas desde o seu lançamento. Inovador, de uma qualidade ímpar e com preços bastante competitivos, o Qashqai assume-se ex-libris da marca japonesa.
Nem sempre ser líder de vendas significa que todas as versões desse modelo sejam um sucesso. No entanto, o Qashqai 1.5 DCI refuta essa noção. Além de ser um carro de design atrativo, a versão é também muito procurada pela sua fiabilidade e pelo seu rendimento.
Conhecido pelo seu motor de excelência e pela quase inexistência de problemas mecânicos, o Nissan Qashqai é um dos mais requisitados pelo mercado.
No entanto, e apesar de os problemas mecânicos serem desconhecidos, é necessário que tratar o seu veículo da melhor forma e apostar em medidas preventivas que levem a que o motor tenha uma vida prolongada e com saúde.
Para isso, devemos sempre cuidar do “coração” do seu Qashqai 1.5 Dci, ou seja, da correia de distribuição. Sabe mesmo o que é uma correia de distribuição? Sabe quando deve mudá-la? E há sinais que nos levem a perceber que é altura de substituir a correia de distribuição? Vamos ajudá-lo a perceber tudo – ou quase – sobre este elemento vital do seu carro.
O que é a correia de distribuição?
Podemos assumir que a correia de distribuição é o nervo vital do motor do seu carro. Quando abre o capot, a correia de distribuição não é visível, mas efetivamente esse é o componente mais importante de todo o compartimento do motor.
Ela é feita de borracha e, ao longo da sua vida útil, está sujeita a muito desgaste e, caso a mesma se danifique por completo, os danos no motor poderão mesmo ser irreversíveis e, portanto, é essencial que saiba quando deve substituir a correia de distribuição e, também, estar atento aos sinais de alerta.
Sinais de alerta
- Barulhos no motor
- Perdas de óleo
Se o seu motor começa a fazer barulho fora do normal, uma espécie de chiar, podemos estar perante um desgaste da correia de distribuição e é importante levar o seu carro de imediato ao mecânico.
Por outro lado, se existir uma fuga de óleo, este poderá estar a pingar para a correia. Se isto acontecer, o tempo útil da correia de distribuição poderá ser reduzida pelo que deverá dirigir-se a um mecânico para tentar perceber o impacto que essa fuga de óleo pode ter.
E quando se deve substituir a correia de distribuição?
Existem diversos fatores a ter em conta quando se fala deste assunto. Por exemplo, se fizer 100 mil quilómetros em dois anos, deverá verificar a sua correia de distribuição ao fim desse tempo. Mas o mesmo acontece se fizer 50 mil quilómetros em 5 anos, pelo facto de a correia de distribuição poder ficar ressequida.
No entanto, e pressupondo uma utilização normal do seu carro, a substituição da correia de distribuição deve ocorrer entre os 100 e 120 mil quilómetros. Lembre-se, ainda assim, de estar atento aos sinais de alerta e, também, não salte nenhuma revisão por forma a não ter surpresas.