Peugeot e-208 GTi: o regresso elétrico da lenda GTi

evolução Peugeot 208 GTi

A última vez que vimos um modelo GTi da Peugeot foi em 2019, quando o 208 GTi e o 308 GTi se despediram das estradas. Agora, em 2025, a marca do leão traz de volta esta sigla icónica com um novo protagonista: o Peugeot e-208 GTi, o primeiro GTi 100% elétrico da história da marca. Um regresso que marca o equilíbrio entre herança desportiva e inovação elétrica.

A sigla GTi continua viva na Peugeot

A sigla GTi (Grand Tourer Injection) nasceu nos anos 80 e rapidamente se tornou sinónimo de performance, leveza e prazer de condução em modelos compactos. No universo Peugeot, o 205 GTi foi o modelo que imortalizou esta designação, tornando-se uma referência entre os pequenos desportivos da época. Desde então, a marca lançou vários sucessores, como o 306 GTi, 208 GTi e o mais recente 308 GTi, sempre com a promessa de emoções ao volante. 

Com o lançamento do Peugeot e-208 GTi, a marca do leão quer resgatar esse ADN desportivo numa nova era de mobilidade elétrica. Segundo Alain Favey, diretor executivo da Peugeot:

Decidimos que o GTi vai regressar com o e-208. É um sinal claro do nosso desejo de nos reconectarmos com a nossa história e com o nosso envolvimento no desporto motorizado. Vamos começar com o e-208 e escutar o que os nossos clientes têm a dizer. Não excluímos outras versões, mas, por agora, não há mais nada planeado.

Peugeot e-208 GTi: o primeiro GTi elétrico

O novo Peugeot e-208 GTi será o primeiro modelo 100% elétrico a ostentar esta sigla. Assente na plataforma e-CMP, partilhada com o Abarth 600e, deverá contar com um motor elétrico a debitar cerca de 240 cv, garantindo prestações dignas da designação GTi. A condução promete ser mais envolvente graças à introdução de elementos como suspensão com afinação desportiva, travões dimensionados para uma utilização mais exigente e, eventualmente, um sistema de reforço de tração em curva — equivalente ao tradicional diferencial autoblocante.

Esteticamente, o modelo deverá apresentar elementos específicos que reforçam o seu ADN desportivo — tal como acontecia com o anterior 208 GTi com motor a combustão, um dos modelos mais emblemáticos da gama recente da Peugeot.

Perspetivas futuras: mais GTi a caminho?

Apesar de o e-208 GTi ser o ponto de partida desta nova era, a Peugeot não descarta a possibilidade de relançar modelos GTi a combustão. Segundo Alain Favey, a estratégia será definida com base no feedback dos clientes: o sucesso do novo elétrico será determinante para decisões futuras.

O regresso da sigla GTi marca um momento simbólico na história da Peugeot. O Peugeot e-208 GTi combina tradição e inovação, trazendo de volta o espírito desportivo que muitos pensavam perdido. Cabe agora ao mercado validar se este novo capítulo elétrico está à altura do legado GTi.