O e-Legend traz a sustentabilidade à Peugeot, apresentando-se como autónomo, divertido e a marcar a posição da marca relativamente à transição energética e à sua história de mais de cem anos.
O e-Legend da marca do Leão apresenta ao mercado a visão de futuro da Peugeot e, com este marcar de posição, percebe-se que elétrico e autonomia equivalem a emoções fortes e diversão.
Durante todo o projeto do e-Legend Concept, a equipa de design foi sendo constantemente estimulada para fosse possível propor uma experiência rica em tecnologia e estética. O e-Legend mostra, assim, a sua força e traz à luz do dia a ambição da marca francesa, assente em modernidade e energia.
Já pensou sentir-se tão confortável no seu carro como em sua casa? Pois bem, a ideia chave é precisamente essa, que o condutor se sinta bem na viatura, independentemente do modo de condução escolhido. Para isso, o Concept alia a tecnologia de ponta aos materiais nobres.
Peugeot Legend: O valor do tempo
O objetivo da marca foi o de aperfeiçoar a experiência de um automóvel totalmente autónomo, elétrico e conectado. Para a marca francesa, a condução autónoma não pode ser sinónimo de monotonia. Atualmente, estamos constantemente a ser alvo de inúmeros estímulos e, muitas vezes, o tempo para si próprio é inexistente e, portanto, qualquer momento em que não exija de nós o máximo será precioso. Ou seja, a condução autónoma permitirá voltar a ter tempo para nos centrarmos em nós próprios e criarmos experiências únicas dentro do veículo.
Modo de condução programável
O seu estado de espírito ou a tipologia do tráfego tem influência na condução e, por isso mesmo, o e-Legend propõe quatro modos de condução.
Dois modos manuais – Legend e Boost – e dois modos autónomos – Soft e Sharp. Na primeira opção do modo manual, o Peugeot Legend, assume o modo cruising que faz lembrar o 504 Coupé e traz uma imagem digital de madeira tratada em diversos ecrãs. O segundo modo, o Boost, o dinamismo e a estimulação são os pontos chave colocando a estrada projetada num único ecrã de grandes dimensões.
Relativamente aos modos autónomos, pode optar-se por uma mistura de superfícies e informações essenciais, no Soft, ou uma ligação premente a toda a sua vida digital e a possibilidade de personalizar todo o automóvel, no Sharp.
Ainda no modo autónomo, o volante rebate para baixo da consola e traz um ecrã de 49”. Os bancos dianteiros inclinam e os apoios de braço rebatem, permitindo mais arrumação e a possibilidade de carregar o seu smartphone sem recorrer a cabos. Com todos estes pormenores, os ocupantes do e-Legend podem desfrutar da viagem ou dos seus momentos de lazer preferidos.
Sensual e elétrico
O Peugeot Concept e-Legend está perfeitamente integrado na visão de transição energética da Peugeot, sendo equipado com uma cadeia de tração 100% elétrica. Com baterias de 100kWh, permite ir dos 0 aos 100 km/h em apenas 4 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 220 km/h. Com uma autonomia de 600 km, o novo Legend liberta a sua vida de constrangimentos elétricos e traz o carregamento por indução.
O casamento entre herança histórica e inovação tecnologia dá à luz um concept car onde o ADN Peugeot não passa despercebido.
A escolha de um coupé para uma viatura autónoma não foi inocente e faz com que a experiência seja maximizada ao integrar elementos modernos a dimensões realistas. As plataformas elétricas trazem um mundo de possibilidades aos designers ao eliminar os constrangimentos trazidos pelos sistemas de propulsão térmicos.
Protótipo Peugeot e-Legend: O futuro é agora?
Por muito que gostemos de acreditar que o e-Legend não tarda a ser comercializado, a verdade é que a condução continuará a utilizar um condutor humano.
Caminhamos, sem dúvida, para um mundo onde a tecnologia é cada vez mais requintada e o que antes pensávamos ser impossível, já é disponibilizado ao mercado.
O e-Legend é uma espécie de mensagem. Com este concept car, a Peugeot demonstra a sua posição face à evolução da mobilidade elétrica e da condução autónoma. Mostra, com o e-Legend, que o futuro é agora no que diz respeito às motorizações elétricas. No entanto, o comum dos mortais terá que continuar a focar na estrada e conduzir…