Estafette, Goelette e Trafic: os novos comerciais elétricos Renault

novos comerciais elétricos Renault: trafic, estafette, goelette

A Renault prepara-se para entrar numa nova era de veículos comerciais ligeiros 100% elétricos, resgatando nomes icónicos do passado para projetar o futuro​.

Os três novos protótipos, Estafette, Goelette e Trafic E-Tech elétricos, resultam de uma colaboração estratégica com a Flexis, joint-venture formada pelos grupos Renault, Volvo e CMA CGM, concebida para responder às exigências da transição energética no transporte de mercadorias​.

Com uma inovadora plataforma modular “skateboard” (batizada de FlexEVan) e arquitetura SDV (Software-Defined Vehicle), esta nova gama promete veículos inteligentes capazes de receber atualizações remotamente, realizar manutenção preditiva e reduzir os custos operacionais em até 30%​.

Descubra agora o que tem a Renault preparado para o segmento comercial!

Renaulution, o plano está em marcha!

Dentro do seu plano estratégico, a Renault tem delineado medidas que visam a herança histórica e inovação tecnológica, para oferecer às frotas empresariais soluções elétricas versáteis, seguras e eficientes para as necessidades diárias de logística​.

Renault Estafette E-Tech Elétrico

Renault Estafette E-Tech 100% elétrico

Este protótipo que renasce das linhas do clássico Estafette (lançado em 1959) para as exigências do século XXI. Concebido para a logística urbana moderna, o Estafette E-Tech combina um tamanho compacto com soluções práticas, como portas deslizantes e de enrolar, focadas na eficiência de entregas no “último quilómetro”.

Ao homenagear o design original e simultaneamente integrar tecnologia atual (desde iluminação LED distintiva a sistemas digitais de gestão de frotas), este modelo promete tornar-se um aliado indispensável para empresas de distribuição nas cidades, unindo o melhor do legado Renault à mobilidade elétrica contemporânea.

Principais destaques:

  • Dimensões urbanas inteligentes: O Estafette E-Tech apresenta um porte compacto pensado para as ruas estreitas dos centros urbanos​​. A altura total de 2,60 m permite que uma pessoa até 1,90 m circule de pé no interior entre a cabina e a zona de carga, facilitando a movimentação e organização de encomendas no espaço de carga​.
  • Visibilidade e segurança: O design frontal incorpora um para-brisas panorâmico de três secções, inspirado no protótipo original, que amplia significativamente a visibilidade do condutor e contribui para a segurança e conforto em condução urbana​.
  • Acesso ergonómico à carga: Pensado para facilitar o trabalho do utilizador profissional, o Estafette integra uma porta lateral deslizante com calha de correr oculta. Além disso, as laterais estão pensadas para entradas e saídas frequentes do veículo.
  • Funcionalidade traseira otimizada: Na traseira, em vez de portas convencionais, encontra-se uma porta do tipo persiana numa só peça, que abre verticalmente para cima​. Esta solução poupa espaço ao carregar e descarregar em lugares apertados (evitando o balanço de portas abertas).

Renault Goelette E-Tech Elétrico

Renault Goelette E-Tech 100% elétrico

Este protótipo recupera o nome de um dos comerciais ligeiros clássicos da Renault. Pensado para a polivalência, o Goelette E-Tech adapta-se tanto a entregas urbanas de volume, como a operações de obra ou serviços técnicos, graças às suas múltiplas configurações possíveis.

Principais destaques:

  • Versatilidade para frotas: Inspirado no histórico modelo Goelette dos anos 50, conhecido pela robustez, o novo protótipo surge como um “mini-camião” elétrico disponível em três variantes de carroçaria – chassis-cabine, furgão de caixa fechada (baú) e plataforma basculante – permitindo diferentes tipos de conversão para atender frotistas e pequenos empresários com necessidades específicas​.
  • Conversões personalizáveis: A secção traseira foi concebida de forma modular e desimpedida. Esta arquitetura flexível admite uma gama virtualmente infinita de acessórios e configurações, adaptando-se às exigências únicas de cada negócio​.
  • Robustez moderna: Apesar da liberdade de conversão, o Goelette E-Tech mantém uma identidade visual coerente e elegante, com faróis traseiros funcionais e um aspeto robusto. A plataforma skateboard elétrica garante um piso baixo e estável, ideal para carregamentos frequentes, enquanto a arquitetura eletrónica avançada assegura conectividade e segurança em todas as versões.

Renault Trafic E-Tech Elétrico

Renault Trafic E-Tech 100% elétrico

Com dimensões semelhantes às versões a combustão, a nova versão do Trafic E-Tech destaca-se pelo aproveitamento inteligente do espaço e pela acessibilidade em contextos urbanos exigentes.

Este modelo promete dar continuidade ao legado de sucesso do Trafic, agora com zero emissões, tornando-se uma opção sólida para frotas que procuram versatilidade e sustentabilidade no dia a dia.

Principais destaques:

  • Quarta geração de um clássico: O novo Trafic E-Tech assinala a quarta geração deste popular furgão lançado em 1980, acumulando mais de 2,5 milhões de unidades produzidas desde então​.
  • Design otimizado: Apresenta proporções contemporâneas num design monovolume, com balanço frontal curto e distância entre eixos longa, conferindo-lhe um perfil dinâmico e funcional​.
  • Altura reduzida: Com menos de 1,90 m de altura, este furgão pode aceder a parques de estacionamento subterrâneos sem dificuldades, uma vantagem prática para entregas urbanas​.

para quando o lançamento?

A nova gama de comerciais elétricos da Renault – Trafic, Goelette e Estafette – tem lançamento previsto para 2026, ano a partir do qual estes modelos deverão começar a chegar ao mercado europeu​.

Serão produzidos em França (na fábrica de Sandouville) e fazem parte do plano estratégico Renaulution de acelerar a eletrificação da oferta profissional da marca​.

pronto para a revolução comercial Renault?

Com o Estafette, o Goelette e o Trafic E-Tech elétricos, a Renault demonstra uma visão clara do futuro dos comerciais ligeiros, alicerçada na mobilidade sustentável e na inovação orientada para o cliente empresarial.

Para as empresas, isso traduz-se em versatilidade operacional, potencial redução de custos e alinhamento com políticas ambientais cada vez mais exigentes.

Referir ainda que os analistas apontam também que estas opções futuristas da Renault indicam o caminho que outros modelos comerciais da marca (como as próximas gerações da Master e da Kangoo) devem seguir em termos de design e soluções elétricas​. Será?

Explore a nova gama comercial da Renault e descubra como estes protótipos elétricos poderão impulsionar o seu negócio nos próximos anos, a revolução dos comerciais elétricos já começou, e a Renault coloca-se na vanguarda desta mudança.​