O Grupo Renault e a Google assinaram um novo protocolo que prevê a criação do veículo do futuro e a transformação digital do Grupo. Ambos os parceiros irão trabalhar no desenvolvimento de componentes de software essenciais para a criação e implementação da plataforma “Software Defined Vehicle”, aprofundando a utilização da mesma naquilo que é a estratégia de “Move to Cloud” do Grupo Renault.
Iniciada em 2018, a parceria entre as duas entidades está a ganhar um novo ritmo. O objetivo é criar componentes de Inteligência Artificial que permitam a integração facilitada e contínua de serviços e criação de novas aplicações no próprio veículo (In-Car Services). Tudo isto irá permitir que o Grupo Renault melhore a sua agilidade, desempenho e, claro, a sua rentabilidade.
Nas palavras de Luca de Meo, CEO do Grupo Renault, esta parceria resume-se à união de forças de dois gigantes — um em software e outro em mobilidade — por forma a criar tecnologias capazes de trazer mudanças significativas para o futuro. Os veículos do Grupo Renault irão ser mais do que simples carros e transformar-se em objetos tecnológicos que dão uma resposta eficaz às necessidades — em constante evolução — dos clientes.
inovações dentro do veículo
Com a utilização do “Software Defined Vehicle”, o Grupo Renault irá aprofundar a utilização das tecnologias de Cloud da Google e conseguirá gerir de forma mais segura e confidencial toda a recolha e tratamento de dados.
Todos os projetos em curso já incluem:
- a manutenção preventiva para deteção e retificação de falhas em tempo (quase) real;
- os serviços In-Car, ou seja, uma experiência personalizada que permite que o carro se adapte à condução do seu ocupante;
- modelos de seguros baseados em dados reais da utilização e condução.
Este novo protocolo irá permitir desenvolver serviços e produtos totalmente customizados ao próprio cliente e, por consequência, um veículo feito à sua medida. Além disso, a colaboração entre o Grupo Renault e a Google tem um papel importante na redução de custos de desenvolvimento e na melhoria da eficiência, rapidez e flexibilidade de desenvolvimento.
Grupo Renault: uma empresa tecnológica com Google Cloud
A parceria do Grupo Renault com a Google já conta com 4 anos de histórico e biliões de dados recolhidos diariamente. Estes registos têm como origem toda a cadeia de abastecimento do Grupo e foram uma parte crucial para a melhoria do desempenho operacional e agilidade.
Com este novo protocolo, a Google passa a ser o parceiro privilegiado na nuvem e irá contribuir com as suas inovações e know-how em Inteligência Artificial. Além disso, irá permitir que sejam feitos investimentos cada vez mais sustentáveis e adaptados às reais necessidades do mercado.