conheça toda a história do símbolo da marca francesa
A Renault vai lançar um novo logotipo! Esta mudança surge da necessidade da marca francesa adotar uma nova identidade, para acompanhar as mudanças e as tendências atuais. A Renault pretende preparar o futuro e a entrada numa nova era, que vai ter início em 2022, com o lançamento da Mégane elétrica. Um dos primeiros modelos a enveredar o novo logo da Renault. Esta nova fase da marca francesa foi apelidada de “Renaulution”, que tem como ponto central a eletrificação de toda a gama Renault.
O objetivo com esta renovação, segundo a marca, é encontrar o equilíbrio entre o passado e o futuro, mantendo sempre a assinatura clássica e inigualável da Renault, que já está presente no mundo automóvel há mais de 120 anos!
O novo logo é muito parecido ao usado entre 1972 e 1992 e com a renovação do design, o intuito passa por recuperar muito da essência e padrões da identidade da Renault de outros tempos, apelando tanto à nostalgia como a um futuro revolucionário, ao apostar num logotipo em formato 3D digital.
quando surgiu o primeiro logo da Renault?
O primeiro logótipo da Renault foi apresentado em 1900 um ano depois da empresa ter sido criada em 1899. Sendo que, desde aí a imagem que representava a marca francesa passou por várias modificações.
O logo da Renault é conhecido no mundo todo e diferencia-se pela seu formato de hexágono ou diamante que simboliza energia e sofisticação.
Concebido de forma vertical, é um símbolo elegante e minimalista. Com mais de um século de história, o logo da marca já é considerado um emblema intemporal e único.
tudo começou em 1898…
- Os irmãos Louis, Marcel e Fernand Renault fundaram a marca e o primeiro modelo, Voiturette Type A, apenas continha uma chapa de identificação “Renault-Frères”
- Só no século 20, em 1900, nasce o primeiro e oficial logotipo da Renault, em forma de medalhão com as letras “LR”, mas que era apenas utilizada como código e símbolo identificativo da marca.
- Em 1906, a imagem da Renault começa, efetivamente, a ser construída, passando a incorporar o desenho de um automóvel no interior de uma roda dentada, também uma ilusão ao fato da Renault ter vencido o primeiro Grande Prémio da França.
- Já em 1919, durante a Primeira Guerra Mundial, a marca começou a produzir tanques para as tropas francesas, bem como motores, munições e camiões. Sendo que, o logo reflete exatamente essa época, com um tanque envolto num círculo.
- Só em 1923, a Renault, volta a modificar o seu logotipo, ao apostar num design em formato de grade onde se lia em letras grandes e bem visíveis, ao centro, o nome da marca.
- A imagem pela qual melhor conhecemos a marca francesa, o diamante mostra as suas formas, pela primeira vez, em 1925. Um losango simples com linhas retas e que manteve o design da grelha e o nome da marca. Esta atualização nasceu para demonstrar a sofisticação e prestígio que a marca queria transmitir.
- Até 1972, o logo manteve as mesmas linhas de design, com pequenas alterações introduzidas aquando da Segunda Guerra Mundial e o fato da empresa ter sido nacionalizada, em 1945 como “Régie Nationale des Usines Renault”.
- Em 1972, o símbolo que vai acompanhar a marca até aos dias de hoje. O formato do diamante ganha mais relevo e importância, adquirindo linhas paralelas. Esta modificação torna a o logo da Renault mais moderno e reforça a sua identidade.
- Em 1992, o símbolo sofre outra renovação, ganhando um relevo 3D, contornos mais escuros e uma identidade visual maia alinhada com as tendências gráficas da altura
- Sendo que até 2020, poucas foram as alterações introduzidas ao logo. O tradicional diamante manteve-se sempre no centro das atenções como principal símbolo da marca, mantendo sempre o dinamismo, modernidade e estatuto da Renault.
SABIA QUE…
-
-
- O primeiro logo da Renault foi um medalhão com as letras “LR”.
- Inicialmente a Renault era chamada de “Renault-Frères” .
- A Renault já venceu o Grande Prémio da França.
- Durante a Primeira Guerra Mundial a Renault produziu tanques, motores e munições para as tropas francesas.
- O novo logotipo da Renault vai ser integrado em todos os modelos até 2024.
-