Mais do que um carro elétrico, o Renault Morphoz traduz a visão que a marca tem para a mobilidade, dando-nos também um cheirinho daquilo que será — ou poderá ser — o futuro dos carros elétricos Renault e das outras marcas!
Embora ainda não seja uma realidade, nem irá encontrar este modelo disponível na gama Renault, ao vermos o protótipo do Renault Morphoz é impossível não pensarmos “é isto! É isto que eu quero!”.
o Transformer dos carros
O que o fabricante francês propõe é precisamente isso: um carro capaz de se transformar. E, nesse sentido, o Morphoz (numa alusão a morfologia) apresenta-se em dois formatos:
- MODO CIDADE: Um veículo urbano de 4.4 metros
- MODO VIAGEM: Em que o carro se estende e, em poucos segundos, chega aos 4.8 metros
Estes dois modos, refletem-se também no motor e na autonomia. Para o Modo Cidade, seria usada uma bateria mais pequena, de 40 KWh, garantindo uma autonomia de 400 km. Já para viagens mais longas, se conduz este carro elétrico Renault, só precisaria de aumentar a capacidade da bateria, acoplando uma adicional de 50 kWh. No total, corresponde a um total de 90 kWh, que permite percorrer até 700 km.
Quanto ao carregamento, o Renault Morphoz poderá ser carregado por indução e, quando as estradas assim o permitirem, poderá até fazê-lo com o carro em movimento! Mas o melhor é ver com os seus próprios olhos como funciona.
Admita: não deixa de ser impressionante a forma como o chassis se expande e os painéis dão “aquele puxão final” para a frente, não acha?
E o que achou da expansão do interior e da possibilidade do banco da frente girar, ficando frente a frente com os traseiros?
Não duvidamos que irá marcar uma nova era na forma como os carros são projetados e até pensados!
protótipo Morphoz
Quando o Morphoz foi apresentado, numa primeira reação muitos críticos consideraram que este protótipo faz parte de um futuro bem distante da nossa realidade.
Contudo, convém referir que este carro elétrico Renault será construído com base na tecnologia CMF-EV, que foi desenvolvida pela aliança Renault-Nissan e sobre a qual as futuras gamas dos carros elétricos Renault e Nissan estão já a ser construídas. Além disso, tudo é integrado com base na tecnologia 5G, que é já uma realidade no nosso dia a dia. Encomendamos o seu?