O Renault Trafic Van E-Tech Electric chega ao mercado para completar a gama de veículos comerciais elétricos da Renault, que já inclui os modelos Kangoo e Master.
Desde o seu lançamento em 1980, o Renault Trafic tornou-se um best-seller, conquistando mais de 2,4 milhões de profissionais. Agora, com esta versão totalmente elétrica, mostra que, ao fim de mais de 40 anos de história, a capacidade de reinvenção é possível para mais e melhor.
Vejamos os principais destaques deste modelo que promete quase 300 km de autonomia e muito espaço de carga.
honrar a história
O novo Renault Trafic Van E-Tech herda todas as qualidades que tornaram este modelo tão emblemático, oferecendo excelentes performances, diversidade e personalização.
Estará disponível em várias configurações de carroçaria. O comprimento total pode ser de 5,08 ou 5,48 metros. As alturas podem ser de 1,96 ou 2,49 metros. Os volumes de armazenamento situam-se entre 5,8 e 8,9 m³, consoante a configuração.
Está igualmente disponível uma variante chassis-cabina para aqueles que desejem criar veículos personalizados a partir deste furgão elétrico.
interior espaçoso e com capacidade de carga
O interior da cabina é espaçoso, com uma capacidade total de arrumação de 88 litros (19,7 litros na consola, 14,6 litros nas portas e 54 litros debaixo do banco).
Além disso, consoante o nível de equipamento, o porta-luvas transforma-se numa gaveta “Easylife” com uma capacidade de 6,6 litros.
Como modelo comercial, pode ainda transportar até 1.100 kg de carga. Além disso, a capacidade máxima de reboque é de 750 kg.
Outro dos pontos fortes do interior do Renault Trafic Van E-Tech Electric é o seu cómodo escritório móvel. Ao rebater o banco central, o encosto transforma-se numa secretária ou mesa de apoio para profissionais.
100% elétrico e com muita autonomia
Ao nível da motorização, o novo Renault Trafic Van E-Tech Electric é alimentado por um motor de 90 kW (122 cv) com 245 Nm de binário e uma bateria com uma capacidade de 52 kWh, oferecendo uma autonomia de até 297 km no ciclo WLTP.
No entanto, existe também um modo de “longa autonomia” limitada a 90 km/h que permite uma autonomia de 322 quilómetros.
Quanto ao carregamento da bateria, é possível escolher entre três tipos de carregadores: um carregador monofásico AC de 7 kW (para todos os tipos de carregamento doméstico), um carregador AC de 22 kW (que permite uma autonomia de 50 km em menos de 25 minutos) e um carregador DC de 50 kW, que a marca disponibilizará no futuro.
tecnologia? claro que sim!
Por fim, graças à aplicação MyRenault ou ao sistema multimédia Renault Easy Link, poderá:
- Programar o carregamento da bateria e saber o estado do carregamento à distância;
- Programar o pré-condicionamento térmico do interior do veículo;
- Procurar pontos de carregamento ao longo do percurso;
- Calcular os destinos disponíveis com a autonomia restante da bateria.
Uma série de opções que permite aos condutores maior controlo sobre o veículo e comodidade para planear os dias de trabalho.
Com efeito, não há como negar que, mesmo que tenham passado mais de 40 anos desde o seu lançamento, o Trafic continua a surpreender e logo numa versão 100% elétrica, pronta para corresponder às necessidades do setor comercial.
Se este lado “E-Tech” da Renault despertou o seu interesse, espreite a gama de veículos comerciais elétricos da marca!