À medida que nos aproximamos dos meses mais quentes, vamos precisar de utilizar cada vez mais o ar condicionado do nosso veículo. É graças a este sistema que conseguimos viajar mais confortavelmente, quer no verão, quer no inverno. Contudo, o ar condicionado é um aspeto ao qual deve prestar particular atenção, uma vez que ele pode ter um impacto direto na nossa saúde.
Neste artigo, vamos falar da importância da manutenção do ar condicionado e dos principais cuidados que deve ter e que farão toda a diferença.
Como funciona o ar condicionado do carro?
O sistema de ar condicionado é composto por três partes fundamentais: o condensador, o compressor e o evaporador. Estes três componentes funcionam num sistema selado, que está cheio com um fluido – habitualmente apelidado de gás.
As funções de cada componente são:
- Compressor – usa o fluido em estado gasoso, comprime-o gerando calor e envia-o para o condensador;
- O condensador tem a missão de dissipar o ar para o exterior;
- Evaporador é o meio através do qual o ar circula por todo o habitáculo, arrefecendo-o ou aquecendo-o.
Quais são os principais efeitos de um ar condicionado sem manutenção?
Para além de ser potencialmente perigoso para a saúde, podemos ainda listar os seguintes efeitos colaterais de um sistema de ar condicionado sem manutenção:
- Causa ruídos incomodativos (normalmente associados a problemas no filtro);
- Cria tensões na correia de transmissão do sistema;
- Cria bloqueios ao fluxo de ar;
- Pode originar fugas do líquido anticongelante nos compressores, mangueiras, tubos ou acessórios;
- Leva a uma grande acumulação de bactérias e fungos;
- Leva à contaminação geral do habitáculo;
- Aumenta o consumo de combustível (pois exige mais força do motor);
- Faz com que a refrigeração e o desembaciamento sejam ineficazes;
- Dá origem a odores desagradáveis dentro do veículo;
O que deve ser feito durante a manutenção do ar condicionado?
Os principais aspetos que deve garantir aquando da manutenção do ar condicionado são a mudança dos filtros e a limpeza a fundo das condutas de ar.
Este processo normalmente chama-se carregamento e consiste, precisamente, na filtragem do gás utilizado. Este é retirado, filtrado e reintroduzido no circuito, juntamente com a substituição dos filtros.
Para além disso, deve também ter atenção a potenciais fugas de gás, que podem indicar um rompimento dos tubos. Nesse caso, é aconselhada uma visita ao mecânico.
Com que frequência deve ser feita a manutenção do ar condicionado?
Se não houver nenhum problema, deve fazer a manutenção do ar condicionado do seu automóvel, pelo menos, uma vez por ano. Esta manutenção implica, não apenas a limpeza dos filtros, mas também o carregamento do gás e do lubrificante. Contudo, se suspeitar de algum problema, não adie a visita ao mecânico nem permita que o problema se intensifique.
Dicas essenciais para a manutenção diária do ar condicionado do seu carro
Saiba também que não tem de esperar um ano inteiro para fazer a manutenção do ar condicionado do seu carro. Há pequenos aspetos que pode pôr em prática no dia a dia e que vão permitir que o ar condicionado se mantenha em bom estado por mais tempo.
- Use o ar condicionado regularmente. É recomendável que ligue o ar condicionado pelo menos 10 minutos todas as semanas. Mesmo não sendo preciso a nível de temperatura, esta prática irá ajudar a mantém a pressão do gás que, por sua vez, vai fazer com que o compressor trabalhe devidamente;
- Desligue o ar condicionado antes de desligar o carro, de forma a evitar paragens bruscas do sistema;
- Se o carro estiver estacionado ao sol e se a temperatura exterior estiver muito alta, não ligue de imediato o ar condicionado. Abra os vidros e deixe algum ar entrar, de forma a equilibrar a temperatura.
- Use também o ar condicionado no inverno. Para além de arrefecer o veículo nos meses mais quentes, o ar condicionado é ainda muito importante durante o inverno. Uma das suas principais funções é eliminar a humidade presente no habitáculo que ajuda, não apenas em questões relacionadas com a visibilidade, mas também na eliminação de maus odores.
A importância da manutenção do ar condicionado para a nossa saúde
O ar condicionado do automóvel tem uma implicação direta na saúde do condutor e de todos os passageiros. Se o sistema de ar condicionado não for devidamente limpo e se não tiver a manutenção devida, pode acumular nos seus filtros fungos, bactérias e ácaros potencialmente perigosos para a saúde.
Através de estudos realizados para o efeito, concluiu-se que a existência destes micro-organismos pode originar uma série de infeções: desde abcessos, a septicemia, infeções de pele, peritonite ou até mesmo meningite.
Por isso, para que o seu carro se mantenha valorizado e em bom funcionamento, mas sobretudo, porque este aspeto tem um impacto direto na sua saúde, é fundamental fazer a manutenção do ar condicionado amiúde e manter as boas práticas no dia a dia.