7 problemas comuns que originam barulhos no carro

Existem determinados barulhos no carro que acusam problemas frequentes. Se o seu automóvel anda a fazer um ruído estranho e incomum, muito provavelmente é boa ideia agendar uma visita ao mecânico em breve.

 Podemos encarar este processo como se de um ser humano se tratasse. Quando ficamos doentes, temos sintomas que permitem que o nosso médico consiga fazer um diagnóstico e prescrever um tratamento. Isto é, na verdade, muito parecido com o que acontece com os nossos automóveis.

 Podemos comparar os barulhos no carro aos sintomas, e a visita ao mecânico a uma consulta médica.

 Neste artigo (e sem recorrer a muitas onomatopeias que o possam confundir), vamos abordar os problemas mais comuns que normalmente originam barulhos no carro estranhos.

7 problemas que causam barulhos no carro

1. Falhas nos amortecedores

Quando os amortecedores de um automóvel não estão nas suas melhores condições, é normal que sinta trepidações constantes e falta de estabilidade durante a condução. Se for o caso, poderá ainda ouvir sons secos sempre que passar, por exemplo, por lombadas ou outros obstáculos semelhantes.

2. Pneus danificados

Os ruídos provenientes dos pneus podem acusar diferentes problemas. É importante que tente identificar a proveniência do barulho (se é um barulho na roda dianteira direita ou nas rodas de trás).

Pode dar-se o caso de haver um desgaste irregular no perfil do pneu (que normalmente é mais pronunciado nos eixos que não são motrizes), das rodas estarem mal equilibradas, ou da pressão dos pneus estar desajustada.

Em todo o caso, sempre que detetar um barulho proveniente dos pneus, não adie a ida a um estabelecimento especializado, sob pena de estar a danificar todo o conjunto de componentes das ligações ao piso.

Ler mais: “Mudar pneu: tudo o que deve saber”

3. Problemas com o sistema de ar condicionado

Saiba ainda que, se ligar o sistema de ar condicionado e ouvir um ruído contínuo, é sinal de que existem problemas. A manutenção do ar condicionado deve ser feita amiúde e, para além de lhe dar um maior conforto térmico durante a condução, tem um impacto importante na sua saúde.

Ler mais: “Manutenção ar condicionado do carro: tudo o que vai querer saber”

4. Falta de água no radiador

A falta de água no radiador pode ser outra das culpadas de barulhos no carro. Este é um aspeto ao qual deve prestar muita atenção, sob pena de causar sobreaquecimento no motor e eventuais danos. Para além de verificar o nível da água com regularidade, esteja atento a ruídos semelhantes a um vazamento que possam indicar algum problema. Se assim for, vá verificando o reservatório de água com frequência e preste ainda mais atenção ao termómetro.

Ler mais: “Radiador de carro: o que é e para que serve?

5. Problemas com a correia de distribuição

Normalmente, a mudança da correia de distribuição deve ser feita a cada 100 000 / 120 000 quilómetros percorridos. Se não conduzir com muita frequência, a quilometragem deixa de ser o seu indicador de referência. Nestes casos, pode considerar mudar a correia de distribuição de 5 em 5 anos.

Mas se perder o fio à meada e não souber exatamente quando é que deve mudar a correia de distribuição do seu automóvel, um dos sinais mais frequentes é um ruído anormal no motor.

Não se esqueça também de verificar sempre as instruções do fabricante, uma vez que cada caso é um caso e pode haver instruções ligeiramente diferentes consoante a marca e o modelo da viatura em questão.

6. Bateria descarregada ou com pouca energia

Se tiver o seu automóvel parado durante um grande período de tempo, é natural que, quando arrancar, a bateria soluce ligeiramente. O ruído será inconfundível. Mas, se não for este o caso e se mesmo assim a bateria der sinais de abrandamento, o melhor será averiguar e recarregá-la ou substituí-la.

Ler mais: “Como preservar as baterias de carros elétricos?”

7. Discos de travão desgastados

Discos de travão desgastados também geram barulhos no carro que lhe indicam que está na altura de proceder à sua substituição. Normalmente, são ruídos de rolamento excessivo que ocorrem mesmo em estradas com bom piso. Se proceder à troca dos discos de travão, tenha em consideração que os pneus também devem ser substituídos.

Ler mais: “Sistema ADAS: a tecnologia de segurança na estrada”

Quais os barulhos mais frequentes no carro?

Apitos e/ou zumbidos

Barulhos no carro semelhantes a apitos e/ou zumbidos acusam normalmente problemas relacionados com a aerodinâmica do veículo.

Sons metálicos

Sons metálicos podem estar associados a um problema no motor. Irão sempre variar consoante a rotação do motor.

Pedaços de cerâmica solta

Se ouvir barulhos semelhantes a “pedras soltas”, isto pode ser um indicador de um problema relacionado com o catalisador do seu veículo.

Chiar

Normalmente este ruído está relacionado com problemas nos discos de travão ou pastilhas.

Rangeres

Os rangeres são um barulho comum nos automóveis mais antigos. Nestes casos, o melhor é visitar um chapeiro para que o ajude a identificar o problema.

 Ler mais: “Manutenção automóvel: Como prolongar a vida útil do seu carro?”

Visite a Oficina Caetano Retail

O seu carro está a produzir algum barulho estranho? Então dirija-se à Oficina Caetano Retail, onde encontrará diversos serviços de oficina e manutenção. A nossa equipa especializada está pronta para o receber e confirmar se está tudo bem com o seu veículo. Faça já a sua marcação online!