Carro a soluçar: principais causas e o que fazer

Carro a soluçar no mecânico

Se sente o seu carro a soluçar, este é um sinal claro de que algo não está bem. Esse problema pode variar de algo simples, como uma falha temporária, a algo mais sério que requer atenção imediata. 

Neste artigo, iremos analisar quais as principais causas do carro a soluçar e o que poderá fazer para resolver o problema de imediato.

O que significa um carro a soluçar?

Sente o seu carro aos “solavancos” na estrada ou o motor soluça em andamento? O carro a soluçar pode ocorrer em diferentes situações, como ao acelerar, a frio ou até mesmo em andamento em velocidade constante. 

Identificar a causa desse problema é crucial para evitar danos mais graves ao veículo e garantir uma condução segura. De seguida, exploramos algumas das causas mais comuns para um carro a soluçar.

Carro a soluçar: principais causas

Problemas de ignição

Quando o motor de um carro falha ou “engasga”, perdendo o rendimento, poderá ser devido a um problema na ignição, como velas de ignição gastas, cabos de velas danificados ou bobinas de ignição defeituosas e esta é uma das causas mais comuns de soluços num carro. Isso pode levar a uma queima irregular de combustível, resultando num motor que soluça em andamento.

Filtro de combustível sujo

Um filtro de combustível sujo pode obstruir o fluxo de combustível para o motor, causando soluços e perda de potência. É importante substituir regularmente o filtro de combustível de acordo com as recomendações do fabricante.

Ler mais: Filtro de partículas: a peça que o protege a si e ao planeta

Problemas no sistema de injeção de combustível

Falhas no sistema de injeção de combustível, como injetores sujos ou defeituosos, podem levar a soluços durante a condução. A limpeza ou substituição dos injetores pode resolver esse problema.

Problemas na transmissão

Problemas na transmissão, como um nível baixo de fluído de transmissão, embraiagem desgastada ou transmissão automática com problemas de engrenagem, podem causar soluços ao mudar de marcha ou ao acelerar.

Ler mais: “Como funciona a caixa de velocidades?

Falta de manutenção regular

A falta de manutenção regular do veículo, como troca de óleo atrasada, filtro do ar sujo ou velas de ignição antigas, pode levar a um motor que soluça em andamento.

Ler mais: “Manutenção automóvel: como prolongar a vida útil do seu carro?

O meu carro está a soluçar: e agora?

Se sente o seu carro a fazer barulhos ou a soluçar, não se preocupe. De seguida, damos-lhe algumas dicas de como poderá resolver e evitar o problema.

  • Chamar a assistência em viagem: Se o seu carro está a soluçar em andamento de tal forma que impede a condução, deverá chamar a assistência em viagem, para não comprometer a sua segurança nem a dos demais condutores à sua volta.
  • Manutenção preventiva: Manter o veículo em boas condições de funcionamento é essencial para evitar problemas como soluços. Certifique-se de seguir o programa de manutenção recomendado pelo fabricante e substituir regularmente os componentes desgastados.
  • Substituir peças defeituosas: Se for identificada uma peça defeituosa durante a inspeção, como velas de ignição gastas ou um filtro de combustível sujo, é importante substituí-la imediatamente para evitar danos adicionais ao veículo.
  • Recorrer a profissionais: Se não conseguir identificar a causa dos soluços ou se o problema persistir após a realização de manutenção básica, é recomendável marcar uma ida à oficina com um mecânico especializado para verificar o que se está a passar com o seu veículo.

Faça a sua marcação nas Oficinas Caetano Retail

Se sente o carro ou o motor a soluçar em andamento e não sabe o que se passa, está na hora de marcar uma visita a uma das oficinas Caetano Retail! Conte com profissionais especializados, que irão dedicar o seu tempo e conhecimento a perceber o que está errado com o seu veículo.

Faça já a sua marcação e acabe de vez com os soluços no seu carro!