Como funciona a caixa de velocidades?

Se alguma vez se interrogou sobre o que é e como funciona a caixa de velocidades do seu automóvel ou sobre o que fazer quando ocorre um problema, está no sítio certo.

Neste artigo, exploramos em pormenor tudo sobre este componente automóvel, desde o seu funcionamento até à identificação e resolução de problemas. Prepare o bloco de notas!

O que é a caixa de velocidades?

A caixa de velocidades é um componente mecânico que se situa entre o motor e as rodas do veículo. A sua principal função é selecionar e transmitir a potência do motor para as rodas de forma eficiente, adaptando-se às diferentes condições de condução.

Como funciona?

A caixa de velocidades é uma parte essencial de qualquer veículo, controlando a velocidade e o binário transmitidos do motor para as rodas, aumentando e diminuindo o número de rotações para tirar o máximo partido do motor do nosso veículo.

Se alguma vez se perguntou como consegue alternar o estilo de condução em velocidade ou como consegue controlar o seu carro em percursos com trânsito maior, a resposta está no funcionamento da caixa de velocidades.

Quais os principais tipos de caixas de velocidade?

Existem vários tipos de caixas de velocidades, cada uma com as suas próprias características e vantagens. Elas são:

Caixa de Velocidades Manuais

Estas caixas de velocidades requerem a intervenção do condutor para mudar de velocidade. Funcionam através de um sistema de engrenagens ativadas pela embraiagem, permitindo ao condutor escolher a relação adequada à velocidade e ao terreno.

Além disso, permitem maior controlo e eficácia em determinadas situações de condução.

Caixa de Velocidades Automáticas

As caixas de velocidades automáticas são uma opção cada vez mais comum nos veículos modernos. No caso, a mudança de velocidade é automática, ajustada em relação em função da velocidade e da carga do motor, no momento.

São ideais para uma condução mais relaxada e confortável, especialmente em ambientes urbanos e de tráfego intenso.

Ler mais: “Porquê optar por carros com caixa automática?

Caixa de Velocidades CVT

As caixas de velocidades CVT (Continuously Variable Transmission) oferecem uma experiência de condução ainda mais suave. Ao contrário das caixas de velocidades tradicionais, com um número limitado de mudanças, as CVT utilizam uma banda ou corrente para criar uma gama contínua de relações de transmissão. Isto permite um desempenho mais eficiente e uma aceleração mais suave.

Automóveis como os modelos Dacia incorporam a tecnologia CVT, proporcionando uma condução sem problemas.

Como detetar problemas na caixa de velocidades?

A deteção precoce de problemas na caixa de velocidades é essencial para evitar danos dispendiosos e garantir um desempenho ótimo do veículo. Alguns sinais de problemas na caixa de velocidades incluem:

  • Mudanças de velocidade bruscas;
  • Ruídos invulgares;
  • Dificuldade em engrenar mudanças;
  • Aceleração aos “solavancos”;
  • Deslizamento das mudanças.

Se sentir algum destes sintomas, é aconselhável procurar imediatamente assistência técnica.

Ler mais: “O carro não pega, e agora?”

Como reparar a caixa de velocidades?

Quer se trate de uma caixa manual, automática ou CVT, manter esta peça em boas condições é essencial para uma condução segura e eficiente. Problemas na caixa de velocidades podem ser uma falha grave no automóvel. Assim sendo, é importante prestar atenção, verificá-la regularmente e, acima de tudo, conduzir de forma correta.

A reparação da caixa de velocidades é uma tarefa complexa e técnica que deve ficar a cargo de profissionais qualificados. Nesse sentido, é fundamental recorrer a um mecânico de confiança que consiga identificar e reparar o problema de forma eficaz, garantindo a segurança e o desempenho do seu automóvel a longo prazo.

Nas Oficinas Caetano Retail encontra serviços especializados de diagnóstico e reparação. Faça já a sua marcação!