Radiador de carro: o que é e para que serve?

Se já ouviu falar da importância de um radiador de carro, não foi por acaso. Afinal, este é um dos principais componentes do sistema de arrefecimento dos automóveis a combustão. 

O bom funcionamento do radiador de um carro previne o sobreaquecimento do motor e aumenta o tempo de vida útil de qualquer automóvel. Mas, para isso, é necessário saber não só como limpar o radiador do carro, mas também quais são as principais tarefas de manutenção que não deve deixar passar. Neste artigo, explicamos-lhe tudo.

O que é e para que serve o radiador do carro?

Vamos começar por explicar-lhe o que é o radiador de um carro. Trata-se de um equipamento que faz parte do sistema de refrigeração de um automóvel, e que é responsável por dissipar o calor gerado pelo motor durante a queima de combustível. Isto é feito através de uma troca de calor (entre o ar atmosférico e o líquido refrigerante que circula num circuito fechado).

Então e para que serve o radiador do carro? Em concreto, serve para manter a temperatura do motor constante. Se a temperatura subir demasiado, pode causar danos irreversíveis a alguns componentes do automóvel. É por isso que todos os cuidados são poucos no que toca a garantir que o radiador do seu carro está a funcionar convenientemente.

Como funciona o radiador de um carro?

A troca de calor que permite nivelar a temperatura do motor acontece por via de quatro momentos fundamentais:

  1. Entrada de ar quente sistema;
  2. Refrigeração: o líquido refrigerante que vem do motor entra no radiador e cumpre a sua função de dissipar o calor;
  3. Saída do ar quente;
  4. Repetição do ciclo: assim que o líquido de refrigeração sai do radiador para o motor, este ciclo volta a repetir-se.

Que tipos de radiador de carro existem?

Para além do radiador de arrefecimento – o radiador que previne que o motor sobreaqueça devido à combustão – existem outros tipos de radiadores num automóvel. São eles:

Radiador de óleo

Serve para regular a temperatura do óleo lubrificante. O seu funcionamento é semelhante ao de um radiador de água, ainda que existam algumas diferenças de configuração.

Radiador de climatização

Está localizado no painel e serve para controlar a temperatura interior de um automóvel. Por isso, pode ser utilizado tanto para arrefecer como para aquecer o habitáculo. No caso da distribuição de ar frio, há um maior trabalho do radiador, que utiliza um gás e um sistema próprio para o arrefecimento.

Ler mais: “Manutenção ar condicionado do carro: tudo o que vai querer saber

Como preservar o bom funcionamento do radiador do carro?

Para que o radiador de arrefecimento de um automóvel mantenha o seu bom funcionamento, é importante ter atenção ao seguintes aspetos:

  • Nível da água;
  • Nível e qualidade do fluido Etilenoglicol: fundamental para aumentar o ponto de ebulição da água (ou seja, para que a mesma não se evapore) e para diminuir o ponto de congelamento;
  • Estado das mangueiras: devem estar desobstruídas, sem impurezas ou fendas;
  • Limpeza do radiador: deve ser feita uma limpeza amiúde numa oficina especializada, para prevenir a acumulação de sujidade e de resíduos de calcário no depósito do radiador.

Problemas comuns do radiador

Quando a devida manutenção automóvel não é feita e quando o radiador do carro não recebe a atenção que devia, os seguintes problemas podem ocorrer:

  • Surgimento de ferrugem ou desgaste resultante da corrosão;
  • Obstrução dos tubos;
  • Mau funcionamento geral da válvula;
  • Danos devido a fugas;
  • Danos devido ao sobreaquecimento do motor.

Não vale a pena arriscar. Lembre-se de que a prevenção é sempre a melhor forma de preservar o bom funcionamento geral do seu automóvel.

Verifique o estado do radiador do seu carro numa oficina Caetano Retail!

É recomendável que seja feita uma revisão técnica ao radiador do seu carro periodicamente, a fim de detetar irregularidades ou algum dos problemas acima listados.

Para verificar o estado deste componente, visite uma oficina Caetano Retail e peça uma opinião especializada. Faça já a sua marcação online, de forma simples e cómoda!