Sobreaquecimento dos pneus: o que é e como prevenir

Sobreaquecimento dos pneus

Os pneus são um dos componentes mais cruciais de qualquer veículo, pois são responsáveis por garantir a tração, estabilidade e segurança durante a condução. No entanto, o sobreaquecimento dos pneus é um problema comum e que pode ocorrer em diversas situações.

Neste artigo, iremos explorar o que é o sobreaquecimento dos pneus, o que pode provocar, as suas consequências e ainda como poderá prevenir, de forma simples, o aparecimento deste problema.

O que é o sobreaquecimento dos pneus?

O sobreaquecimento dos pneus ocorre quando a temperatura da borracha do pneu aumenta a níveis perigosos durante a condução. Isso pode ser causado por diversos fatores, incluindo condições ambientais, estilo de direção, pressão dos pneus inadequada, entre outros. O aumento da temperatura pode comprometer a integridade estrutural do pneu, reduzindo sua eficiência e aumentando o risco de falha catastrófica.

O que pode provocar o sobreaquecimento dos pneus?

Os pneus têm mais sobreaquecimento quando estão em condições adversas ou que não lhes são tão favoráveis. Vejamos algumas destas condições em maior detalhe.

Pressão inadequada dos pneus

Uma das principais causas de sobreaquecimento dos pneus é a pressão inadequada dos pneus. Pneus com pressão baixa têm uma área de contacto maior com o solo, o que aumenta a resistência à rodagem e gera mais calor. Por outro lado, pneus com pressão excessiva podem resultar numa distribuição irregular do peso do veículo sobre a superfície do pneu, resultando no sobreaquecimento dos pneus em determinadas áreas.

Condições meteorológicas

Temperaturas extremas, frias ou quentes, podem afetar significativamente a temperatura dos pneus. Em climas quentes, a fricção com o asfalto aquecido pode aumentar a temperatura dos pneus, enquanto que em climas frios, a borracha dos pneus pode se tornar mais rígida, o que aumenta a resistência à rodagem e gera calor adicional.

Velocidade e estilo de condução

Conduzir sempre a alta velocidade pode aumentar rapidamente a temperatura dos pneus. Da mesma forma, manobras mais bruscas, como travagens e curvas rápidas, podem gerar calor excessivo nos pneus devido ao atrito com o solo.

Peso a mais

Carregar o veículo com excesso de peso pode aumentar a carga sobre os pneus, o que pode levar ao sobreaquecimento, especialmente durante viagens longas.

O que pode acontecer se os seus pneus sobreaquecerem?

O sobreaquecimento dos pneus pode ter consequências graves, colocando em causa a segurança dos ocupantes do veículo e de todos os outros condutores da estrada. Vamos analisar alguns dos principais riscos do sobreaquecimento de pneus.

Ler mais: “Os principais sistemas de segurança ativa do veículo

Pneu estourar

O aumento da temperatura pode enfraquecer a estrutura interna do pneu, aumentando significativamente o risco de estouro do mesmo. Um estouro de pneu em alta velocidade pode resultar na perda de controlo do veículo e acidentes graves.

Perda de tração

O sobreaquecimento dos pneus pode comprometer a aderência dos pneus ao solo, o que pode resultar numa perda de tração. Isso pode ser especialmente perigoso em condições de chuva, neve ou gelo, onde a tração reduzida poderá resultar em derrapagens e colisões.

Desgaste antecipado de pneus

O calor excessivo pode acelerar o desgaste dos pneus, reduzindo sua vida útil e aumentando os custos de manutenção do veículo.

Danos na suspensão e outros componentes do veículo

O sobreaquecimento dos pneus não afeta apenas os próprios pneus, mas também pode causar danos à suspensão e outros componentes do veículo devido ao stress adicional imposto sobre eles.

Ler mais: “7 problemas que originam barulhos no carro

Como prevenir o sobreaquecimento dos pneus?

Existem algumas medidas que poderá adotar para prevenir o sobreaquecimento dos pneus, aumentando a sua vida útil na estrada e eliminando a necessidade de os mudar com tanta frequência. São elas:

  • Verificar regularmente a pressão dos pneus;
  • Evitar sobrecarga, especialmente em viagens mais longas;
  • Conduzir de forma consciente e defensiva;
  • Ter a manutenção do veículo sempre em dia;
  • Monitorizar a temperatura dos pneus com frequência.

Ler mais: “Como escolher o mecânico para o seu carro?

Controle o sobreaquecimento dos seus pneus nas oficinas Caetano Retail!

O sobreaquecimento dos pneus pode comprometer a segurança e a eficiência do veículo. Ao entender as causas e os perigos associados, os condutores podem adotar medidas preventivas para reduzir o risco de sobreaquecimento dos pneus e garantir uma condução segura e suave.

Evite o sobreaquecimento dos seus pneus com ajuda das oficinas Caetano Retail! Com mais de 100 oficinas espalhadas pelo país, oferecemos um serviço chave na mão multimarca, com uma equipa de mecânicos especializados, sempre pronta a ajudá-lo. 

Comece já a cuidar dos seus pneus e evite o seu sobreaquecimento, com a nossa ajuda.