Carro do Ano 2024: conheça os 7 finalistas

Carro do ano 2024

Já são conhecidos os 7 finalistas ao prémio Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal de 2024, e a tendência dos carros elétricos continua bem visível na escolha dos 20 jurados. Para além da mobilidade elétrica, também a Hyundai e a Toyota estão em destaque nesta lista, com 2 carros cada uma entre os finalistas.

Conheça em detalhe cada um dos carros finalistas do prestigiado prémio, que será atribuído em março deste ano.

Os 7 finalistas do Carro do Ano 2024 em Portugal

BYD Seal

BYD Seal

A BYD estreia-se nesta lista com o seu modelo Seal. Este veículo 100% elétrico representa a visão futurista e inovadora da BYD em mobilidade sustentável. Com um design aerodinâmico e elegante, o Seal combina estilo moderno com eficiência energética, oferecendo uma experiência de condução única. 

Vencedor do prestigiado prémio iF Design Award, o BYD Seal tem o seu design inspirado no oceano. Conta com uma bateria altamente eficiente e segura e um motor elétrico de 390 kW, podendo chegar dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,8 segundos, garantindo uma experiência de condução extremamente emocionante.

Hyundai IONIQ 6

Hyundai Ioniq 6

O Hyundai IONIQ 6 é um dos mais recentes lançamento da Hyundai na linha de veículos elétricos, prometendo revolucionar o mercado com o seu design arrojado, tecnologia avançada e desempenho excepcional.

Assente na premissa de que “os elétricos não são todos iguais”, o IONIQ 6 apresenta linhas elegantes e aerodinâmicas que não apenas melhoram a eficiência, mas também lhe conferem uma estética moderna e sofisticada. 

Equipado com uma bateria de 800V, com apenas 15 minutos de carregamento garante uma autonomia de 315 quilómetros – a melhor do mercado de acordo com alguns estudos. O Hyundai IONIQ 6 é também o primeiro modelo da marca a oferecer atualizações de software OTA (Over-the-Air), com atualizações imediatas do veículo, proporcionando assim uma experiência de condução mais segura e conveniente.

Hyundai Kauai

Hyundai Kauai

Um modelo conhecido e adorado por todos, o KAUAI híbrido marca presença na lista de finalistas a Carro do Ano de 2024. Com um design renovado, mais futurista e sofisticado, este SUV híbrido continua a surpreender pela sua eficiência e tecnologia avançada de última geração. 

No habitáculo do novo Hyundai KAUAI irá encontrar um conjunto de luzes ambiente, um teto de abrir (opcional) e um visor panorâmico com ecrã duplo – um habitáculo pronto para garantir uma experiência de condução segura e confortável.

Toyota CH-R

Toyota CHR

Um SUV híbrido que desafia convenções – o Toyota CH-R está também entre os finalistas a carro do ano. Com duas motorizações disponíveis (híbrido e híbrido plug-in), este veículo combina o estilo de um carro coupé com uma postura poderosa, que não vai deixar ninguém indiferente.

Para além da sua motorização ecológica, o Toyota CH-R aposta na sustentabilidade ao utilizar materiais reciclados no seu interior. Ainda, através da redução de peso e de novos processos de produção, existe também uma redução nas emissões de carbono – mais uma vantagem sustentável que este veículo apresenta.

Toyota Prius

Toyota Prius

O Toyota Prius Plug-in representa a evolução do icónico Prius, combinando a eficiência lendária do modelo com a versatilidade de um sistema híbrido plug-in. 

Combinando um motor a gasolina altamente eficiente com um motor elétrico e uma bateria recarregável, o Prius PHEV oferece uma experiência de condução suave e económica, com a capacidade de percorrer distâncias significativas apenas com energia elétrica. Além disso, o Prius PHEV oferece uma série de recursos avançados de tecnologia e segurança, garantindo conforto e tranquilidade tanto para o condutor como para os restantes passageiros.

Renault Espace

Renault Espace E-tech Full Hybrid

Como o próprio nome indica, o Renault Espace prima pelo seu espaço interior. Com 5 a 7 lugares e até 777 litros de bagageira, este veículo é o carro ideal para famílias numerosas ou para viagens com amigos.

Com tecnologia híbrida, o Renault Espace garante até 80% do tempo em condução elétrica em cidade e até 1100 quilómetros de autonomia, graças à sua tecnologia E-Tech Full-Hybrid.

Mas nem só de espaço e sustentabilidade é feito este candidato a carro do ano 2024: equipado com o sistema multimédia openR Link, o habitáculo deste veículo conta com 774 cm2 de espaço dedicados ao sistema de infotainment. Isto permite-lhe usufruir de todos os serviços conectados My Renault e Google, com até 50 aplicações incorporadas.

Volvo EX-30

Volvo ex-30

Orgulhosamente apelidado pela Volvo como o “SUV mais pequeno de sempre” da marca, este veículo não se deixa definir pelo seu tamanho. Com uma autonomia de até 476 quilómetros e um poder de aceleração que lhe permite ir dos 0 ao 100 km/h em apenas 3,6 segundos, o desempenho deste SUV elétrico não deixa a desejar.

No seu interior, poderá encontrar um habitáculo equipado com barra de som, temas de ambiente, soluções de arrumação inteligentes e ainda um assistente de estacionamento, que facilita a tarefa do condutor na hora de parar o seu carro. Os materiais que compõem o seu interior são reciclados, tornando o Volvo EX-30 um carro ainda mais ecológico em todas as suas vertentes.

Carro do Ano 2024: quem será o vencedor?

Os sete finalistas ao prémio de Carro do Ano de 2024 representam o ápice da inovação, design e tecnologia na indústria automóvel. De carros 100% elétricos a híbridos avançados, cada modelo oferece uma proposta única que atende às necessidades e expectativas dos consumidores modernos. 

Desde a tendência no setor automóvel da mobilidade elétrica até ao compromisso com o desempenho e a segurança, os finalistas exemplificam o melhor que a indústria automobilística tem a oferecer. Agora, resta aguardar ansiosamente para ver qual desses modelos será coroado como o grande vencedor do prestigiado prémio Carro do Ano de 2024.

O Carro do Ano é uma iniciativa do grupo Impresa, através da SIC Notícias e do Expresso, e conta com a participação de vários jurados em representação dos diferentes títulos e marcas do Global Media Group – JN, DN, TSF e Motor24. 

Para além do prémio principal, também são atribuídos prémios em categorias como Citadino, Desportivo/Lazer, Familiar, SUV Compacto (inclui crossovers), Grande SUV, Elétrico, Híbrido e Híbrido Plug-in. 

Se está interessado na compra de carros elétricos, aproveite para ler o nosso artigo sobre incentivos para carros elétricos em 2024.