Gama de Carros Renault

Renault 5 E-tech 100% elétrico

Renault 5 E-Tech
Um ícone 100% elétrico

O Renault 5 elétrico é um dos modelos mais aguardados dos últimos tempos.

O facto de ser um “relançamento” de um dos mais carros icónicos da marca (o último foi descontinuado em 1996!) funciona muito bem. Isto porque é adaptado aos novos tempos, mas com o design e a essência do modelo original.

Assim, o novo Renault 5 E-tech tem esse toque clássico com elementos perfeitamente reconhecíveis num automóvel moderno, que até dispensa os motores de combustão por ser 100% elétrico.

Mas, não fica por aqui. Descubra agora as novidades que traz este modelo.

Exterior do Renault 5 elétrico

Desde a primeira aparição do protótipo, em 2021, a Renault antecipou que o renascimento do lendário modelo manteria as linhas do R5 original.

É também o primeiro modelo a ser lançado no âmbito da estratégia Renaulution, centrada na revolução do posicionamento da Renault no mercado.

Nesse sentido, o exterior do novo Renault 5 não traz surpresas e trata-se de um modelo com um visual neo-retro, relacionado com o seu antecessor de 1972. Mas, traz consigo pormenores diferentes na sua estética.

Além dos faróis de efeito pupila, das cavas das rodas pronunciadas e das luzes verticais, a grelha de ventilação do capô do modelo original substituída por um indicador de carga com a forma do número 5. Já para não falar de apêndices aerodinâmicos para otimizar a eficácia do veículo.

Novo Renault 5 E-tech 100% elétrico
Interior do Renault 5 e-tech 100% elétrico

Interior do R5

Tal como no exterior, o interior do novo Renault 5 traz consigo um interior moderno e atrativo, com acabamentos de boa qualidade, confortáveis e sustentáveis, como, por exemplo, a utilização de tecidos feitos a partir de garrafas de plástico PET recicladas.

Na verdade, este é dos grandes destaques do interior do Renault 5 E-Tech, isto porque este modelo atingirá 85% de reciclabilidade global e incorporará 19,4% de materiais reciclados e 26,6% de materiais provenientes da economia circular, incluindo 41 kg de polímeros reciclados.

No que toca à capacidade da bagageira, esta é de 326 litros.

painel digital do R5

Tecnologia no R5

A tecnologia está muito presente no Novo Renault 5, com dois grandes ecrãs no interior do veículo. 

O primeiro, orientado para o condutor, é um painel de instrumentos digital de 10,1 polegadas (sete polegadas na versão de entrada), que apresenta todas as informações de condução. Quanto ao segundo, o ecrã multimédia central tem 10 polegadas em todas as versões, está equipado com o sistema openR link com Google integrado, e é compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fios.

Além disso, destaque para o novo sistema de reconhecimento de voz denominado Reno, que utiliza a inteligência artificial ChatGPT para responder a uma vasta gama de perguntas de forma fluida e conversacional.

Já ao nível de segurança, o Novo Renault 5 integra uma série de assistentes de condução (ADAS), Active Driver Assist ou até tecnologias inovadoras que simplificam a intervenção de primeiros socorros em caso de acidente (Fireman Access, Pyroswitch e QRescue). 

Dispõe igualmente do sistema Safety Coach, que ajuda o condutor a reduzir o risco de acidente.

Versões do R5 elétrico

O novo Renault 5 apresenta-se em 2 opções: Evolution e Techno.

O Renault 5 E-Tech Evolution inclui um ecrã de 10 polegadas para o sistema multimédia, acesso e arranque mãos-livres, Android Auto e Apple CarPlay sem fios, travão de mão elétrico e faróis totalmente LED com comutação automática de máximos/baixos.

O Renault 5 E-Tech Techno acrescenta jantes de liga leve de 18 polegadas, painel de de 10 polegadas, câmara de estacionamento traseira, sistema multimédia OpenR Link com Google integrado ou ainda Active Driver Assist.

Além dos equipamentos Evolution e Techno, o Renault 5 E-Tech inclui uma versão ‘Collection’, que mudará todos os anos segundo as tendências da moda, com colaborações exclusivas com diferentes designers.

Para o lançamento, será a vez da versão ‘Collection’ denominada Iconic Cinq, com acessórios de personalização, compartimentos impressos em 3D para arrumação ou Easy Park Assist.

Versões do R5 elétrico
R5 elétrico a carregar

Motorizações e consumos do novo Renault 5

Está disponível em três potências: 95 cv (70 kW) com 215 Nm e 120 cv (90 kW) com 225 Nm combinados com uma bateria de 40 kWh, e 150 cv (110 kW) com 245 Nm combinados com uma bateria de 52 kWh.

Com estas motorizações, o novo Renault 5 atinge um tempo de 0-60 km/h inferior a 8 segundos e uma velocidade máxima de 150 km/h.

A autonomia do R5 elétrico com a bateria de 40 kWh é de 300 km no ciclo WLTP, aumentando para 400 km com a bateria de 52 kWh.

Ficha Técnica

Combustível: 
100% elétrico

Potência:
até 150cv

Velocidade máxima:
até 150 km/h

Caixa de velocidades:
automática

Bateria: 
40 – 52 kW

Autonomia: 
300 – 400 km

Renault 5 elétrico preço

Até ao momento ainda não é conhecido o preço do Renault 5 elétrico. No entanto, pode ter em conta um preço base de cerca de 25.000€ que variará consoante a configuração e a motorização

Nesse sentido, nada como aguardar até setembro de 2024 e esperar por mais novidades. Até lá, conheça mais do Renault 5 E-Tech num concessionário Caetano Formula. 

Marque já o seu test-drive!

Preço do Renault 5 elétrico