Carta de condução digital: o que é e como funciona

Carta de condução digital app id.gov.pt

Já lhe aconteceu sair de casa, esquecer-se da carteira e ser parado em alguma operação STOP? Se sim, de certeza que nesse momento desejou ter uma carta de condução digital no seu telemóvel, acessível a todo o momento. Com a nova aplicação id.gov.pt, isso já é possível!

Saiba como funciona a carta de condução digital e como a poderá obter para que caso se esqueça da carteira as multas de trânsito não voltem a ser um problema.

Id.gov.pt e carta de condução digital

A carta de condução digital pode ser obtida através da app id.gov.pt, uma aplicação de documentos de identificação desenvolvida pela Agência para a Modernização Administrativa. Esta app permite guardar no smartphone dados de vários documentos de identificação, incluindo da carta de condução.

A carta de condução na app tem a mesma validade da carta de condução física?

Sim, a validade dos dois tipos de documentos é a mesma. Caso seja parado numa operação STOP, por exemplo, poderá mostrar a carta de condução digital na app. A carta de condução terá um QR Code, que é lido por outro telemóvel através da mesma aplicação, para comprovar a sua validade.

Caso não exista hipótese de fazer a validação através de QR Code, esta poderá ser feita através de um código numérico apresentado pela aplicação, que deve ser introduzido pelas autoridades nos seus sistemas de informação.

A carta de condução digital dispensa a carta de condução física?

Sim e não. Apesar de poder utilizar a versão digital da sua carta de condução quando conduz, deverá ter sempre a sua carta de condução atualizada e em dia. O recurso à carta de condução na app deverá ser feito apenas em casos que não tenha a carta de condução física na sua posse.

Como obter carta de condução digital?

Para obter a sua carta de condução digital na app id.gov.pt, deverá ter a sua Chave Móvel Digital ativa. Depois, apenas terá de fazer download da app compatível com o seu telemóvel:

Posso renovar a minha carta de condução nesta app?

Não, a aplicação não lhe permite renovar a carta de condução.

Acompanhe a Caetano Retail!

Gostou deste artigo? Se sim, continue a acompanhar o blog Caetano Retail e mantenha-se a par das notícias e novidades mais importantes do mundo automóvel.