Compra de carro e IRS: quais as despesas automóveis dedutíveis

as despesas automóveis dedutíveis em IRS, comprar carro entra no IRS?

Quando chega a hora de preencher a declaração do IRS, muitos contribuintes questionam-se sobre quais as despesas automóveis que podem ser deduzidas. Mas afinal, a compra de um automóvel entra no IRS? E se for um automóvel usado? Quais as despesas automóveis que podem ser deduzidas? O IRS tem algumas possibilidades de dedução nesta área, mas é essencial entender as regras e os critérios.

Neste artigo, iremos explorar todas as despesas automóveis que entram ( e não entram no IRS). Continue a ler para descobrir!

A compra de automóvel entra no IRS?

Na E-fatura, a compra de um automóvel não tem categoria específica e não pode ser deduzida no IRS, visto tratar-se de um investimento de capital. Existem exceções a esta regra, mas são bastante limitadas e, normalmente, só se aplicam a proprietários de empresas.

E se for usado?

Tal como acontece nos carros novos, a compra de um automóvel usado não entra no IRS. No entanto, existem outras despesas automóveis que podem, e devem, ser incluídas, quando preenche a declaração do IRS. Saiba quais são.

Ler mais: Comprar carros seminovos: como fechar um bom negócio

Despesas automóveis que entram no IRS

Uso pessoal

Manutenção e Reparação de veículos

As faturas relacionadas com a manutenção e reparação de veículos automóveis possibilitam uma redução na coleta do IRS de 15% do valor do IVA suportado na compra desses bens ou serviços, limitado a 250€ por agregado familiar. Neste caso, as despesas com pneus também entram no IRS, tanto a sua troca como a compra dos próprios pneus.

Ler mais: Revisão automóvel: o que importa saber

Seguro Automóvel

No caso dos seguros para uso pessoal, não existe uma categoria específica para o seguro automóvel no IRS. No entanto, no portal E-fatura, o seguro automóvel pode ser incluído nas Despesas Gerais e Familiares.

Uso profissional

No caso de despesas automóveis enquadradas no contexto profissional, ou seja, para empresas, existem diversas despesas automóveis que podem ser deduzidas em IRS. São elas:

  • Manutenção e reparação de veículos
  • Seguro automóvel
  • Combustível
  • Impostos e taxas
  • Despesas com estacionamento

E se tiver um carro que é pessoal e profissional em simultâneo?

Se tiver um carro que utiliza no âmbito profissional e no âmbito pessoal, deverá diferenciar estas despesas na entrega do seu IRS. Por exemplo, quando utiliza o carro em lazer, não poderá deduzir as despesas com combustível e estacionamento, mas poderá fazê-lo com essas mesmas despesas se acontecerem no âmbito das utilizações em trabalho. No caso do seguro, deverá deduzir a porção correspondente ao uso comercial.

Ler mais: Carros para empresas: leve o seu negócio para a estrada

Como deduzir as despesas do carro no IRS?

Determinar a utilização profissional ou empresarial: primeiro, é necessário determinar a proporção em que o veículo é utilizado para fins profissionais ou empresariais. Isso pode incluir deslocações relacionadas com o trabalho, reuniões de negócios, entrega de mercadorias (no caso de empresas), entre outros.

Manter registos precisos: é essencial manter registos detalhados de todas as despesas relacionadas com o carro. Isto inclui recibos e faturas de combustível, manutenção, reparações, seguro automóvel, entre outros. Além disso, é importante manter registos precisos de quilometragem, indicando claramente os quilómetros percorridos para fins profissionais e pessoais.

Incluir as despesas na declaração de IRS: no momento de preencher a declaração de IRS, é importante garantir que todas as despesas estão corretamente documentadas e que não excedem os limites estabelecidos pela legislação fiscal.

Guardar documentação comprovativa: todos os documentos comprovativos das despesas, incluindo recibos, faturas e registos de quilometragem, devem ser mantidos por um período mínimo de quatro anos após a entrega da declaração de IRS. Essa documentação pode ser solicitada pela Autoridade Tributária em caso de auditoria.

Acompanhe a Caetano Retail!

Se gostou deste artigo, continue a acompanhar o blog da Caetano Retail, onde encontra a informação mais relevante e atualizada sobre o mundo automóvel.