Carros para empresas: leve o seu negócio para a estrada

Os carros para empresas são, em muitos setores de atividade, absolutamente essenciais. Podem ser encarados como uma verdadeira ferramenta de trabalho se estivermos a falar, por exemplo, de uma empresa que se dedique ao transporte de mercadorias.

Mas as empresas que têm uma equipa de profissionais em deslocações constantes também têm todo o interesse em investir num parque automóvel próprio. Noutras situações, os carros para empresas também são um benefício adicional dado a um colaborador (normalmente em posições de chefia ou nos quadros superiores).

Se pretende fortalecer o seu negócio com uma frota própria, neste artigo, conheça os principais aspetos relacionados com os carros de empresa.

Que tipos de carros para empresas existem?

Cada empresa, dependendo da sua área de atuação, tem necessidades específicas. Os tipos de carros para empresas mais comuns são:

1. VLP (viatura ligeira de passageiros)

Estes automóveis são mais práticos e, por norma, servem apenas para transportar um ou dois colaboradores, ou pequenas mercadorias. Aqui, os veículos do tipo utilitários ou comerciais são sempre boas opções. Para situações que exijam uma “aparência mais cuidada” também existem vários modelos premium aos quais pode recorrer.

2. SUV, Pick Ups 4×4 ou carrinhas de caixa aberta

Os melhores carros para empresas que operam em setores tais como a construção, a mineração, agricultura ou jardinagem são, sem dúvida, os SUV, Pick Up 4×4 ou carrinhas de caixa aberta.

Nestas situações, é melhor optar por veículos com tração às quatro rodas, que tenham uma boa performance em circuitos fora do asfalto. Já as carrinhas de caixa aberta são particularmente úteis nas atividades onde há necessidade de fazer cargas e descargas rápidas de materiais robustos.

Ler mais: “SUV vs. Crossover: Qual a melhor opção?”

3. Carros para transporte de passageiros

Depois também existem opções específicas para as empresas que se dedicam ao transporte de passageiros. Nesta categoria pode encontrar vários modelos que transportam até 9 pessoas de forma confortável e segura.

4. Carrinhas transformadas

Se a sua empresa se dedica, por exemplo, ao transporte de bens ou produtos que precisem de um sistema de refrigeração, opte por carrinhas que possam ser transformadas. E se, um dia mais tarde, cessar a sua atividade, pode sempre transformar a sua carrinha numa autocaravana e usufruir dela de outras maneiras.

5. Furgões

São os carros para empresas mais frequentes para uma atividade que se dedica a fazer entregas de mercadorias (transitários, por exemplo). Os furgões, ao contrário das carrinhas transformadas, não precisam de passar por nenhum processo de transformação.

Ler mais: “Furgões Elétricos: eletrifique o seu negócio

6. Carros elétricos para empresas

Também importa lembrar que há cada vez mais empresas a operar no setor da sustentabilidade. Se este for o seu caso, pode sempre considerar a oferta de carros elétricos para empresas. Os comerciais elétricos, em Portugal, ainda estão a dar os primeiros passos. Porém, já existem soluções muito interessantes que oferecem uma autonomia elétrica até 200 quilómetros. Para além disso, não se esqueça de que há inúmeros benefícios fiscais para quem opta por comprar veículos eletrificados.

Ler mais: “Os carros elétricos 2024 que estão a dar que falar”

Porquê investir num carro para a sua empresa?

Para além de ser um meio importante para otimizar o seu negócio, em algumas áreas de atividade específicas, ter um veículo apropriado é imprescindível.

Para além disso, há outro motivo forte para as empresas apostarem num parque automóvel próprio: os benefícios fiscais dos quais podem usufruir. São eles:
<ul”>

  • A dedução do IVA: se adquirir veículos ligeiros de mercadorias, o IVA correspondente ao valor de compra e às rendas de locação pode ser deduzido. Também pode deduzir 50% do IVA referente aos combustíveis.
  • Depreciações: as depreciações são fiscalmente aceites como uma despesa da empresa, se a empresa cumprir os parâmetros e valores em vigor.
  • Outros incentivos para veículos elétricos: no caso de optar por comprar um veículo elétrico, a sua empresa também poderá usufruir de incentivos extra. Falamos de um incentivo monetário à compra, da dedução total do IVA, da isenção do ISV e do IUC e das depreciações enquanto gastos dedutíveis. No caso dos híbridos, os benefícios fiscais em vigor são diferentes.

Conheça todos os detalhes no artigo “Incentivos carros elétricos: conheça o que vigora em 2024”.

Carros para empresas: será a compra a única opção?

É frequente uma empresa pensar na compra como a primeira opção, mas existem outros produtos financeiros que lhe permitem igualmente investir em carros de empresa.

Falamos, mais concretamente, do aluguer de carros para empresas ou do leasing para empresas. Há várias vantagens associadas ao renting e ao leasing:

  • Pagamento de um valor fixo todos os meses durante o período de vigência do contrato (não há, por isso, espaço para surpresas);
  • Disponibilidade financeira fazer outro tipo de investimentos mais rentáveis para o seu negócio;
  • Escolha de um novo modelo automóvel em cada contrato. Consegue manter, assim, a sua frota sempre atualizada;
  • Ausência de custos de manutenção e de despesas extra associadas;
  • Menos trabalho administrativo.

Para além do leasing e do renting, também pode optar pelo ALD. No artigo “Financiamento automóvel: qual é a solução certa para si?” falamos das opções de financiamento mais comuns.

Posso conduzir carros para empresas fora de Portugal?

Os carros de empresa devem estar registados no país em que a empresa está sediada. Porém, se a sua atividade implicar o deslocamento regular entre países da UE, convém não esquecer que pode ser sujeito a um controlo pela polícia. Se estiver num país estrangeiro por menos de seis meses, em caso de ser parado pela política, terá de apresentar uma cópia do contrato de trabalho e informações sobre a atividade que está a desenvolver.

Se for por mais de seis meses, deve pedir uma isenção da regra relativa ao registo automóvel, para poder conduzir o veículo da empresa no país em causa. Verifique sempre quais são as regras do país junto da autoridade nacional competente.

Precisa de uma solução para a sua empresa? Confie na Caetano Fleet

Encontrar a melhor solução para uma empresa pode não ser fácil. É por isso que recomendamos que recorra à Caetano Fleet. Usufrua de aconselhamento e consultoria especializados e descubra os serviços e produtos mais adequados ao seu negócio.