Furgões Elétricos: eletrifique o seu negócio

Os furgões elétricos são cada vez a escolha de várias empresas e comerciantes no momento de comprar um veículo comercial. O baixo nível de emissões de CO2 é um dos principais motivos, mas não é o único.

Conheça as principais características destas carrinhas comerciais e as suas principais vantagens e descubra três modelos recomendados pela Caetano Retail.

O que são furgões elétricos?

A carrinha furgão é um tipo de veículo comercial utilizado para o transporte de mercadorias ou de pessoas. Com a carroçaria formada, normalmente, por um só corpo, caracterizam-se pela separação física entre o habitáculo e o compartimento de carga (ainda que isto possa variar, dependendo do furgão). A sua capacidade de transporte de pessoas pode ir dos 5 aos 9 passageiros, a contar com o condutor.

Os furgões elétricos são a versão mais sustentável deste tipo de carrinhas comerciais. Alimentados por motores elétricos, com zero emissões poluentes, são o veículo perfeito para os negócios que pretendem diminuir a sua pegada ambiental.

Ler mais: “Carros para empresas: leve o seu negócio para a estrada”

5 Vantagens dos furgões elétricos

1. Custos de manutenção reduzidos

Apesar do custo inicial dos furgões elétricos poder ser relativamente alto, a longo prazo apresentam uma redução significativa nos custos de manutenção. Esta tende a ser mais simples e menos dispendiosa, já que não requer a troca de óleo, filtros, correias e outros elementos que, num veículo a combustão, acabam por sofrer altos níveis de desgaste.

2. Incentivos para Comerciais Elétricos

Os incentivos para a compra de veículos elétricos para empresas, dados pelo Governo português, já são conhecidos.

Enquanto empresa ou comerciante, são vários os apoios dos quais poderá usufruir. Além do apoio monetário de 6.000€ na compra de um ligeiro de mercadorias 100% elétrico, caso o valor de compra for inferior a 62.500€, poderá ainda usufruir de:

  • Dedução total do IVA referente à aquisição;
  • Dedução total do IVA associado às despesas com a viatura elétrica e consumos energéticos;
  • Isenção do pagamento do IUC e do ISV;
  • As depreciações correspondentes ao custo de aquisição ou ao valor de reavaliação são aceites como gastos dedutíveis.

Ler mais: “Incentivos carros elétricos: conheça o que vigora em 2024“

3. Veículo mais sustentável

Os furgões elétricos não emitem gases prejudiciais ao meio ambiente, já que são alimentados por motores elétricos e baterias. Desta forma, contribuem para a redução da poluição do ar e para a mitigação das alterações climáticas, tornando-se uma opção mais sustentável em comparação com os veículos movidos a combustíveis fósseis.

Ler mais: “Hidrogénio verde: saiba mais sobre o combustível do futuro”

4. Acesso garantido a zonas de baixas emissões

Em algumas cidades europeias, existem já restrições de acesso a determinadas áreas urbanas por parte de veículos a combustão. O esperado é que esta regra seja cada vez mais comum. Os furgões elétricos, por serem veículos de zero emissões, têm permissão para entrar nestas zonas de baixas emissões, o que pode ser vantajoso quando existe a necessidade circular nestas áreas urbanas.

Ler mais: “Fim dos carros a combustão? O que muda a partir de 2035”

5. Condução mais silenciosa

Os furgões elétricos são mais silenciosos quando comparados com os furgões a combustão. Esta característica ajuda a contribuir para a redução da poluição sonora nas áreas urbanas, tornando a entrega de mercadorias e o transporte de pessoas mais discretas e menos incomodativas para os moradores locais.

3 furgões elétricos que vai querer conhecer

Renault Kangoo E-Tech 100% Elétrico

O conhecido furgão da Renault ganhou, recentemente, uma versão 100% elétrica, em que a versatilidade e as baixas emissões andam de mãos dadas: o Renault Kangoo E-Tech.

Com uma autonomia máxima de 314 km e uma capacidade de carga que pode ir até aos 600kg, poderá planear os seus percursos diários com a maior tranquilidade. Saiba mais sobre este furgão elétrico.

Nissan Townstar Van

O Nissan Townstar Van é a nossa segunda sugestão de furgões elétricos.

Com uma autonomia combinada que poderá chegar aos 301 km e uma carga útil até 800 kg na versão L2, enfrente até os dias mais longos com a máxima tranquilidade e conforto.
Desempenho e economia é o que a Nissan Townstar lhe oferece, e é tudo o que seu negócio pede nas deslocações do dia-a-dia.

Peugeot e-Partner

O furgão elétrico Peugeot e-Partner poderá ser o parceiro de negócios que procura. Com mais de 20 anos a ser submetido a diversos testes de qualidade por profissionais, esta carrinha comercial elétrica garante qualidade e conforto no seu dia-a-dia.

A sua autonomia combinada poderá atingir os 275 km e possui uma carga útil de 528 kg.

Descubra a gama de furgões elétricos da Caetano Retail

Na Caetano Retail encontra o seu próximo companheiro de estrada e de trabalho! Descubra todos os modelos disponíveis de furgões elétricos usados e dê mais mobilidade ao seu negócio.