Posso conduzir de chinelos, descalço ou sem camisola? Descubra o que diz a lei

Posso conduzir de chinelos, descalço ou sem camisola? Descubra o que diz a lei

O verão chegou, e com ele vêm os dias quentes, os mergulhos no mar e as viagens até à praia com janelas abertas e playlists em modo repeat. Mas há uma dúvida que paira na cabeça de muitos condutores quando o calor aperta: será que posso conduzir de chinelos? E se for descalço? E sem camisola, dá multa?

Vamos esclarecer o que diz o Código da Estrada e partilhar algumas dicas para garantir que as suas viagens de verão pelas estradas mais bonitas de Portugal são tranquilas e, acima de tudo, seguras.

Conduzir de chinelos: o que diz o Código da Estrada?

“É proibido conduzir de chinelos?” Esta é provavelmente uma das perguntas mais feitas à GNR quando o termómetro dispara. E a resposta pode surpreendê-lo: o Código da Estrada não menciona, de forma explícita, qualquer proibição de conduzir de chinelos.

Então isso significa que pode calçar os chinelos de praia e seguir viagem? Nem por isso. Apesar de não existir uma lei que o proíba diretamente, o artigo 11.º do Código da Estrada refere que o condutor deve “abster-se de todos os atos que impeçam o exercício da condução em condições de segurança”.

Na prática, isto quer dizer que se os seus chinelos dificultarem o controlo dos pedais, porque podem escorregar ou até sair do pé, está a conduzir sem as condições de segurança necessárias. E aqui sim, pode ser autuado com uma multa entre 60€ e 300€ e ainda ver retirados 2 pontos na carta.

Por isso, se quer evitar dores de cabeça (e de carteira), o melhor é guardar os chinelos para a praia e optar por calçado mais estável para conduzir.

Conduzir descalço, é permitido?

Tal como no caso dos chinelos, não há nenhuma regra no Código da Estrada que proíba conduzir descalço em Portugal. Mas isso não significa que seja aconselhável.

Conduzir descalço pode reduzir a sua capacidade de pressionar corretamente os pedais, principalmente se os pés estiverem molhados ou com areia – algo muito comum em dias de praia. Além disso, os pedais podem aquecer bastante com o calor do verão, o que pode causar desconforto ou até pequenas queimaduras.

Mais uma vez, a questão central é a segurança. Se um agente da autoridade considerar que está a colocar-se (e aos outros) em risco por estar descalço, pode ser multado pelas mesmas razões que quem conduz de chinelos.

Dica rápida: leve sempre um par de sapatilhas leves ou calçado fechado no carro para calçar quando vai conduzir. É uma solução prática e evita problemas.

Ler mais: Os 7 melhores carros cabrio para 2025

E posso conduzir sem camisola em tronco nu?

Com o calor a bater no vidro, há quem se sinta tentado a ligar o ar condicionado no máximo e a tirar a camisola e conduzir em tronco nu. Mas será que pode?

Mais uma vez, a legislação não o proíbe diretamente. Pode conduzir sem camisola… mas talvez deva pensar duas vezes antes de o fazer.

Primeiro, porque o cinto de segurança em contacto direto com a pele pode ser bastante desconfortável e até provocar irritações ou pequenas queimaduras. Segundo, porque em caso de acidente, a falta de roupa aumenta o risco de ferimentos, como arranhões e queimaduras pelo atrito com o cinto ou o airbag.

E claro, se um agente achar que está a comprometer a segurança por estar desconfortável ou a ajustar constantemente o cinto, pode acabar com uma multa inesperada.

Ler mais: 8 multas de trânsito mais comuns nas estradas portuguesas

Recomendações de segurança no verão ao volante

Para aproveitar o melhor da estação sem percalços, siga estas dicas:

Use calçado adequado: opte por sapatos fechados e com sola antiderrapante. Pode levar chinelos para usar quando chegar ao destino.

Vista roupas leves e confortáveis: mas evite estar em tronco nu para proteger a pele e evitar irritações com o cinto.

Hidrate-se bem: tenha sempre uma garrafa de água no carro e evite longas viagens durante as horas de maior calor.

Mantenha o carro fresco: use o ar condicionado com moderação ou abra ligeiramente os vidros.

Faça pausas regulares: especialmente em viagens longas.

Verifique o carro antes das férias: pneus, óleo, travões, ar condicionado… tudo deve estar em dia para não estragar os planos de verão.

Prepare o carro e viaje tranquilo

Conduzir de chinelos, descalço ou sem camisola pode até não ser proibido pela lei, mas não é a opção mais segura. Pequenas escolhas podem fazer uma grande diferença para que a sua viagem seja sinónimo de descanso e não de problemas.

Antes de arrancar para férias, marque uma revisão pré-férias numa oficina Caetano Retail e garanta que o seu carro está pronto para todos os destinos!