Apesar da mobilidade elétrica ser uma tendência que não dá quaisquer sinais de abrandamento no setor automóvel, a verdade é que muitas pessoas podem não saber exatamente o que esperar da manutenção de carros elétricos.
Uma coisa é certa: este tipo de manutenção será sempre mais económico do que a manutenção dos tradicionais carros a diesel ou gasolina.
5 componentes essenciais na manutenção de carros elétricos
1. Baterias
As baterias são o coração dos veículos elétricos e o seu estado influencia diretamente a autonomia e desempenho do carro. Recomenda-se:
- Monitorizar regularmente a eficiência e temperatura da bateria;
- Evitar descargas completas e cargas a 100% constantes – idealmente, manter a carga entre 20% e 80%;
- Carregar em postos de carregamento rápido apenas quando necessário para evitar sobreaquecimento e desgaste precoce;
- Seguir as orientações do fabricante para a substituição, que pode ocorrer entre os 15 e 20 anos.
2. Pneus
Os pneus dos carros elétricos podem ser os mesmos utilizados em veículos a combustão, mas tendem a desgastar-se mais rapidamente devido ao peso adicional das baterias. Esse peso extra pode reduzir a vida útil dos pneus, especialmente se a pressão e o alinhamento não forem devidamente mantidos. Em média, os pneus de um carro elétrico podem durar entre 80.000 a 100.000 km ou cerca de 5 anos, dependendo das condições de condução e manutenção. Para minimizar o desgaste e prolongar a sua durabilidade:
- Verifique regularmente a pressão dos pneus e mantenha-a dentro das recomendações do fabricante para evitar desgaste irregular;
- Alinhe a direção e faça o balanceamento das rodas periodicamente para distribuir uniformemente o desgaste e melhorar a eficiência energética do veículo;
- Considere pneus específicos para veículos elétricos, que oferecem menor resistência ao rolamento e maior durabilidade.
Ler mais: “Será que os pneus para carros elétricos compensam?“
3. Travões
Ao realizar a manutenção de um veículo elétrico, as pastilhas e os discos dos travões devem ser inspecionados, tal como acontece nos automóveis a combustão. No entanto, nestes veículos, o desgaste desses componentes é significativamente menor. Isto acontece graças à travagem regenerativa, um sistema que reduz a necessidade de travagem mecânica ao converter parte da energia da desaceleração em eletricidade.
Para maximizar os benefícios da travagem regenerativa e prolongar a vida útil do sistema de travagem dos carros elétricos, recomenda-se:
- Use os modos de condução regenerativos sempre que possível;
- Evite travagens bruscas, que limitam o efeito regenerativo e aceleram o desgaste.
- Antecipe as travagens, levantando o pé do acelerador para ativar a regeneração.
Importar notar que é fundamental realizar verificações periódicas aos travões do seu carro elétrico para garantir que o sistema de travagem continua a operar com eficiência e segurança, uma vez que o menor uso não significa ausência de desgaste.
4. Filtro de ar do habitáculo
A troca do filtro de ar deve ser feita a cada 10.000 — 15.000 km em todos os tipos de automóveis. Isto significa que os carros elétricos não são exceção.
O filtro de ar é um componente importante para reduzir a entrada de pólen, poeiras e outras partículas potencialmente perigosas no habitáculo.
Para uma correta manutenção de carros elétricos, mas também para garantir a saúde de todos os passageiros do veículo, não se esqueça de verificar o filtro do habitáculo com frequência e de substituí-lo de acordo com as recomendações dadas pelo fabricante.
5. Sistema de refrigeração
Outro dos componentes essenciais na manutenção do seu carro elétrico é o sistema de refrigeração. Por isso, não se esqueça de verificar o refrigerante das baterias nos primeiros 170.000 quilómetros (e, depois disso, a cada 120.000 quilómetros percorridos).
Se tiver receio de perder o fio à meada, jogue pelo seguro e crie o hábito de verificar mensalmente os níveis do líquido de arrefecimento dos inversores e das baterias, de forma a garantir um bom funcionamento do seu carro elétrico.
Custos de manutenção dos carros elétricos
De acordo com a UVE (Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos), a manutenção anual de um carro elétrico pode ser até três vezes mais barata do que a de um carro a combustão. Estima-se que:
- Um carro elétrico tenha custos anuais de manutenção na ordem dos 50 a 100 euros;
- Um veículo a combustão pode atingir valores superiores a 180 euros por ano.
A principal razão pela qual o custo de manutenção de carros elétricos é mais baixo deve-se à sua estrutura mecânica mais simples. Estes veículos possuem cerca de menos 90% de peças móveis em comparação com os automóveis a combustão, o que reduz tanto a frequência como os custos de manutenção.
Estes são alguns componentes ausentes nos carros elétricos:
- Óleo no motor;
- Filtros de óleo e combustível;
- Correia de distribuição;
- Velas de ignição;
- Líquido de refrigeração do motor.
Adicionalmente, o sistema de travagem regenerativa reduz o desgaste das pastilhas e discos de travão, prolongando a sua vida útil e diminuindo a necessidade de substituições frequentes. Como resultado, a manutenção dos veículos elétricos é mais acessível e espaçada no tempo.
Quando e onde fazer a manutenção de carros elétricos?
A manutenção dos carros elétricos deve seguir as recomendações do fabricante, mas, em geral, recomenda-se uma revisão anual ou a cada 20.000 km para verificar o estado da bateria, dos pneus, do sistema de travagem e de arrefecimento.
Não obstante, opte sempre por fazer as manutenções com os melhores profissionais, em estabelecimentos especializados. A Caetano Retail, por exemplo, conta com mais de 100 oficinas autorizadas, às quais pode confiar a manutenção do seu carro elétrico.