Suspensão do carro: o que é, tipos e cuidados

mecânico a trabalhar em suspensão do carro

Ao longo dos anos, a suspensão do carro foi evoluindo para que o veículo se adaptasse melhor às irregularidades da estrada. De facto, este é um sistema fulcral para a durabilidade do veículo e das várias componentes.

A suspensão do carro é responsável pela ligação entre os pneus e o chassis, permitindo um movimento flexível entre os dois. É de salientar que não existe apenas um tipo de suspensão.

Neste artigo, explicamos-lhe o que é a suspensão, os tipos que existem e os cuidados que deve ter. Prepare o bloco de notas!

O que é a suspensão do carro?

A suspensão do carro é um sistema de segurança ativa que mantém as rodas em contacto com o solo, garantindo uma máxima aderência ao piso. Além disso, como segunda função, absorve as imperfeições da estrada para manter o conforto de condução o mais suave possível.

Para responder às necessidades de cada segmento ou tipos de modelos, as marcas utilizam diferentes combinações de peças e sistemas para equipar os seus veículos com o sistema de suspensão adequado em função da sua utilização. Por exemplo, o de um carro citadino não é o mesmo que o de uma carrinha.

Para que serve a suspensão do carro?

A suspensão do carro tem as seguintes funções principais:

  • Manter os pneus sempre em contacto com o solo. Isto é feito por elementos elásticos que armazenam e devolvem energia. Um exemplo são as molas, que se esticam e comprimem. Desta forma, asseguram a ligação do pneu à estrada.
  • Absorver e dissipar os desníveis da estrada, de modo a terem o menor impacto possível sobre o corpo e os ocupantes. Isto traduz-se em conforto e segurança. Um dos componentes essenciais para esta função são os amortecedores.
  • Suportar o peso da massa suspensa, ou seja, a carroçaria e outros componentes.
  • Permitir ao condutor manobrar o automóvel de forma eficaz.

Quais os tipos de suspensão do carro?

Face às diferentes necessidades do mundo automóvel, o sistema da suspensão pode assumir vários tipos. Os principais são:

Suspensão Rígida

A suspensão de eixo rígido está normalmente instalada na traseira do automóvel. A principal caraterística desta suspensão é o facto de ter rodas na traseira esquerda e direita. As duas rodas estão ligadas pelos respetivos eixos de ligação.

Suspensão Independente

Este tipo de suspensão está presente na maioria dos automóveis e, ao contrário da suspensão rígida, permite que cada roda tenha mobilidade autónoma, sem depender uma da outra. Por outras palavras, será mais flexível às condições irregulares da estrada, oferecendo maior conforto e controlo do veículo.

Suspensão Macpherson

Muitos fabricantes de automóveis gostam desta suspensão porque é acessível e tem componentes bastante simples.

A suspensão Macpherson tem uma forma vertical, sendo suportada por amortecedores que são utilizados como ponto central da roda de canto do automóvel.

Suspensão de Braço Duplo

O braço duplo é um tipo de suspensão com 2 braços que suportam o sistema de suspensão, nomeadamente os braços superiores e inferiores. Com esta suspensão, o automóvel pode funcionar de forma estável.

Além disso, também é muito rígida, sendo bastante utilizada em carros desportivos que procuram controlo e estabilidade.

Suspensão Multilink

Este sistema consiste em manter a roda em posição através da utilização de vários braços dispostos em ângulos diferentes, de modo a conter as diferentes forças que atuam entre a roda e o chassis.

O seu desempenho em termos de conforto e de tração é superior, embora a sua produção seja mais cara e ocupe mais espaço, o que o faz perder pontos na conceção de um veículo e, por conseguinte, a sua utilização é mais limitada.

Que cuidados deve ter com a suspensão?

Se sentir que a suspensão do seu carro não responde corretamente, é possível haver uma falha, o que pode ser perigoso em condições de condução exigentes.

Para evitar qualquer problema e para cuidar desta componente automóvel tão importante, siga os seguintes conselhos:

  • Respeitar as velocidades permitidas para não exigir demasiado dos elementos que compõem a suspensão;
  • Evitar os buracos, os ressaltos ou as lombas a alta velocidade, pois pode parecer que nada acontece à carroçaria, mas o sistema pode ser danificado;
  • Verificar regularmente a pressão dos pneus. Atualmente, existem pneus inteligentes que alertam para problemas de pressão dos pneus.
  • Estar atento a ruídos estranhos no carro ou a episódios em que perde momentaneamente o controlo do veículo, pois pode ser um problema na suspensão;
  • Levar regularmente o seu automóvel a uma oficina ou mecânico de confiança para efetuar controlos preventivos, especialmente antes de viagens longas ou férias.

Dito tudo isto, em caso de necessidade, verifique se a sua suspensão está a funcionar corretamente numa Oficina Caetano Retail. Faça já a sua marcação!