Tenda de tejadilho no carro: tudo o que precisa de saber

Já pensou nas vantagens de viajar com uma tenda de tejadilho no seu carro e de fugir da confusão dos parques de campismo ou hotéis lotados? Se não tem o orçamento necessário para transformar uma carrinha em autocaravana, esta é uma solução de baixo custo que lhe pode permitir usufruir do mesmo estilo de viagem. Esta opção tem-se tornado, por isso, uma tendência, mas ainda pairam no ar algumas dúvidas sobre a instalação e utilização de uma tenda em cima do carro.

Curioso/a para saber mais sobre tendas para tejadilho de carros e sobre novas formas para usufruir do seu automóvel? Continue a ler.

O que é, exatamente, uma tenda de tejadilho para o carro?

As tendas de tejadilho, como o próprio nome indica, são tendas (muito semelhantes às tendas de campismo tradicionais) que são instaladas no tejadilho de um automóvel e que permitem pernoitar em cima do mesmo.

Ler mais: “As 7 estradas mais bonitas de Portugal

Quais as vantagens de uma tenda de tejadilho?

Este sistema tem inúmeras vantagens, entre as quais destacamos:

  • Facilidade de montagem e desmontagem. Trata-se de um sistema muito simples de montar, mesmo em carros que não possuem barras de tejadilho. Há várias soluções para diferentes modelos automóvel.
  • Diversidade de modelos no mercado. Já existem várias opções no mercado, ajustadas às necessidades de cada pessoa ou família. Desde tendas de tejadilho apenas para duas pessoas até opções que acomodam três ou quatro. Os modelos mais avançados também suportam acessórios como toldos ou até “salas de campismo”.
  • Mais espaço de armazenamento no carro. Se transportar uma tenda tradicional lhe roubava espaço na bagageira, esta solução vem colmatar esse problema. Mesmo para os condutores que possuem pequenos carros citadinos, viajar com uma tenda de tejadilho significa que vai ter todo o espaço que precisa na bagageira e no habitáculo para transportar o que precisa para as suas férias.
  • Proteção contra animais e poeiras. Dormir no tejadilho do carro lhe confere uma proteção maior contra poeiras e contra a intrusão de animais durante a noite.
  • Possibilidade de acampar em qualquer lugar. Ter uma tenda de tejadilho também lhe dá a possibilidade de pernoitar em qualquer lugar. Porém, recomendamos sempre que verifique se o acampamento não viola os regulamentos sobre o campismo selvagem.
  • Estada longe de aglomerações. Se pretende fugir de parques de campismo ou de hotéis lotados e resguardar-se num local calmo e solitário, esta é, sem dúvida, uma boa solução.
  • Alojamento de baixo custo. Ainda que o investimento inicial possa ser significativo (conte sempre com um investimento a rondar os 1.500 euros), este continua a ser um valor modesto em comparação com outras soluções. E se fizer as contas e calcular quanto gastaria em alojamento tradicional verá que, a longo prazo, é uma solução que pode compensar!
  • Acesso a vistas e localizações privilegiadas. Por fim, destacamos a possibilidade de poder escolher onde quer pernoitar, e de usufruir de vistas privilegiadas sob o mar ou a montanha.

O que deve ter em conta ao escolher uma tenda de tejadilho para o carro?

Se procura uma solução robusta, com uma boa relação custo-benefício, o preço é apenas um dos vários fatores a ter em conta. Na hora de decidir qual a melhor tenda de tejadilho para o seu carro, tenha em conta o seguinte:

1. Qualidade do material da tenda

Tem influência direta na durabilidade e no conforto, especialmente quando a temperatura é extrema ou quando está mau tempo. Tenha atenção ao acabamento da tenda e analise com cuidado pormenores como o nível da espessura, das costuras e do próprio material.

2. Acessórios compatíveis com a sua tenda de tejadilho

No verão, por exemplo, o calor excessivo e as radiações UV altas podem ser um obstáculo a uma boa noite de sono. Nestas situações, pode ser boa ideia apostar numa capa térmica protetora.

3. Capacidade da tenda

Tenha em conta quantas pessoas deve acomodar a tenda de tejadilho ideal.

4. Tipo de instalação

Há diferentes tipos de instalação consoante os modelos automóvel em causa. Verifique se o seu automóvel tem barras transversais nas quais possa ser instalada a sua tenda de tejadilho. Se não tiver, terá de investir num sistema de fixação específico para o tipo de tejadilho do seu carro (há tejadilhos com barras ou perfis longitudinais, um tejadilhos de goteira, lisos, com pontos de fixação ou com ranhuras).

5. Frequência da utilização

Quantas vezes é expectável acampar? Será que o investimento compensa? Como qualquer compra, sugerimos que reflita na real utilização que vai fazer da sua tenda de tejadilho e que evite compras por impulso.

Quais são os carros mais adequados para instalar uma tenda em cima do carro?

Apesar das tendas para tejadilho de carros serem perfeitamente ajustáveis a qualquer segmento ou modelo automóvel, o segmento que recomendamos para este tipo de aventuras são os SUVs ou os crossovers.

Estes automóveis utilitários têm uma estrutura mais robusta, são desenhados para fugirem dos roteiros citadinos, e têm uma maior capacidade de armazenamento.

Ler mais: “SUV vs. Crossover: Qual a melhor opção?

Antes de ir de férias, visite uma Oficina Caetano Retail

Antes de ir de férias, visite uma Oficina Caetano Retail. Certifique-se de que o seu carro se encontra pronto para a sua próxima aventura. Faça já uma visita às nossas oficinas autorizadas!