Que tipos de jantes de carro existem?

tipos de jantes de carros

Sabia que as jantes do carro têm um papel muito importante no desempenho e na segurança de um automóvel? Podem, inclusive, ter um impacto direto no consumo de combustível e até no conforto do condutor e dos passageiros. Para além disto, as jantes de um carro também cumprem uma função estética inegável. 

Mas como escolher as jantes para o carro? Afinal, existem vários tipos de jantes de carro. Continue a ler porque, neste artigo, vamos explicar-lhe tudo.

Jantes de carro: para que servem?

As jantes de carro são um suporte importante para os pneus. A sua superfície circular é a estrutura na qual os pneus são montados e a partir da qual podem girar livremente. 

A nível da distribuição de peso, as jantes também são importantes porque contribuem para que o peso seja distribuído de maneira uniforme sobre os pneus. Isto é fundamental para garantir uma condução mais segura e estável.

No que toca à redução de vibrações e choques, as jantes também são responsáveis por parte da absorção do impacto proveniente de estradas ou pisos irregulares. Conduzir com as jantes certas vai, por isso, permitir-lhe desfrutar de uma condução mais suave.

Para além disto, as jantes mais leves (nomeadamente as jantes de liga leve) também podem contribuir para a redução do peso do automóvel, o que leva ao melhor desempenho geral do veículo, a uma poupança de combustível ou a uma maior autonomia elétrica.

Em carros desportivos ou de alta performance, as jantes também podem contribuir para a dissipação de calor e, claro, para os entusiastas do setor, cumprem uma importante função estética. Existem várias jantes disponíveis no mercado, com designs e acabamentos diferentes.

Que tipos de jantes de carro existem?

Jantes de aço

As jantes de aço são usadas em grande parte das rodas tradicionais. Distinguem-se por serem um tipo de jante durável e geralmente mais resistentes a danos. Devido ao tipo de material de que são feitas, as jantes de aço podem ser mais pesadas do que outros tipos.

Jantes de liga leve (ou de alumínio)

As jantes de liga leve – também conhecidas por jantes de alumínio – são feitas a partir de uma liga de alumínio e são mais leves do que as jantes de aço. São uma opção popular por parte de muitos condutores, porque esta leveza traduz-se num melhor desempenho automóvel e numa maior poupança de combustível. Além disso, têm um aspeto mais elegante e estão disponíveis numa grande variedade de estilos.

Ler mais: “Preço combustíveis: dicas essenciais para conseguir poupar

Jantes cromadas

E, por falar em estilo, sabia que também pode optar por jantes cromadas? Este tipo de jantes são, normalmente, jantes de liga leve às quais é aplicado um revestimento cromado.  

Este acabamento confere um aspeto brilhante à peça e, por isso, é uma opção popular entre os condutores que gostam de investir na componente estética dos seus veículos. Se estava à procura de saber como pintar as jantes de carro, provavelmente esta é uma boa opção a considerar.

Porém, convém salientar que as jantes cromadas, quando não são cuidadas de forma adequada, são mais suscetíveis a danos e, em geral, são sempre mais difíceis de limpar.

Jantes forjadas

As jantes forjadas distinguem-se pela sua leveza e resistência. São produzidas a partir de um bloco sólido de alumínio (em vez de alumínio derretido), ao qual é aplicado calor e pressão até se obter a forma desejada. Este processo de fabrico diferente faz com que o alumínio tenha um grão mais fino (ou seja, com menos porosidade), tornando as jantes forjadas mais fortes e leves. Devido ao custo elevado da sua produção, as jantes forjadas são mais utilizadas em carros desportivos e de alto desempenho.

Jantes off-road

As jantes off-road são especificamente desenhadas para veículos todo-terreno (4X4) e para acomodarem os seus pneus maiores e mais largos. 

Distinguem-se por serem mais robustas e, geralmente, por terem um design mais resistente que faz frente às condições difíceis fora da estrada, aumentando a tração das rodas do veículo.

Como escolher as jantes para o carro?

Alguns dos critérios que deve ter em conta ao escolher as jantes certas para o seu carro são:

  • Tamanho das jantes: verifique as especificações de tamanho no manual do proprietário;
  • Compatibilidade com o veículo e com os pneus que está a usar;
  • Escolha do fabricante: opte por marcas com qualidade reconhecida no mercado;
  • Estilo das jantes que pretende;
  • Orçamento disponível.

Tem dúvidas na escolha das jantes? Visite já uma oficina Caetano Retail

Se tem dúvidas ou se não sabe como escolher as jantes mais adequadas para o seu automóvel, visite uma oficina Caetano Retail e obtenha uma opinião especializada. Faça já a sua marcação online, de forma simples e cómoda!