Travão de estacionamento ou de mão: o que precisa de saber

O travão de estacionamento é um componente importante para garantir a segurança na via durante o estacionamento. Porém, muitas vezes, não lhe é dada a atenção devida no que diz respeito à sua manutenção.

Neste artigo, saiba como manter o travão de mão em boas condições e descubra quais são os sinais de desgaste aos quais deve estar atento/a.

O que é o travão de estacionamento ou de mão?

O travão de estacionamento – ou travão de mão – tem a função de manter um automóvel parado quando durante o seu estacionamento. Tem uma importância ainda maior se o carro estiver estacionado em subidas ou descidas muito íngremes, já que impede que o automóvel deslize livremente.

A tecnologia automóvel tem evoluído e, por isso, dependendo do modelo automóvel em questão, o travão de mão pode ser:

  • uma pequena alavanca situada sob o painel de instrumentos (nos carros mais antigos);
  • uma alavanca situada entre os bancos da frente, atrás da manete das mudanças (a versão mais comum);
  • um pedal extra à esquerda do sistema de pedais habitual;
  • um botão, se estivermos a falar de um travão de estacionamento elétrico (ou EPB – electronic parking break).

Como funciona o travão de estacionamento?

Existem dois tipos de travão de estacionamento – manual e elétrico – e cada um deles tem um modo de funcionamento diferente.

O travão de mão manual é o tipo de travão que podemos encontrar na maioria dos automóveis que circulam nas estradas. Este é formado por um cabo de aço que, quando acionado, puxa as lonas do travão traseiro contra as rodas. É esse movimento que vai permitir imobilizar o veículo completamente.

Já o travão de mão elétrico – ou EPB – é um botão que, quando acionado, depende de todo um sistema elétrico para imobilizar o veículo. Por esse motivo, a versão elétrica do travão de estacionamento irá sempre ter um menor impacto ao nível do desgaste das peças do automóvel, mas só funciona se o carro tiver bateria!

Ler mais: Como preservar as baterias de carros elétricos?

Que cuidados deve ter com o travão de mão?

Saber como usar o travão de mão corretamente, assim como ter certos cuidados, é fundamental para prolongar o tempo de vida útil deste componente. Alguns aspetos a ter atenção são:

  • Revisão do travão de mão: deve ser feita a cada 10 ou 15 mil quilómetros. Em caso de dúvida, consulte o manual do proprietário e conheça as recomendações do fabricante.
  • Utilização adequada: se o travão for manual, evite puxá-lo para cima em demasia (mesmo em estacionamentos íngremes). Este comportamento só vai forçar o sistema e causar problemas futuros no sistema de travagem. Na lógica inversa, quando iniciar a marcha, assegure-se de que o travão está totalmente desengatado. As luzes do painel vão dar-lhe sinal se assim não for.
  • Carro parado há muito tempo: nestas situações, comece devagar. Dê algumas voltas pelo quarteirão mas, antes de fazer uma utilização frequente do veículo, é recomendável visitar uma oficina para garantir que o travão de mão e todos os outros componentes estão em bom estado.

E, claro, escusado será dizer que não vale fazer drifts com o carro!

Quais os sinais de que é preciso fazer a manutenção ao travão de mão do seu carro?

A manutenção automóvel preventiva é sempre recomendada para evitar situações extremas. Porém, nunca é de mais estar atento a possíveis sinais de avaria ou desgaste. No que diz respeito ao travão de estacionamento, os alertas mais comuns de um mau funcionamento são:

  • A alavanca do travão de mão sobe cada vez mais. Se precisa de puxar cada vez mais o travão de mão para imobilizar completamente o carro, esse é um sinal de que este componente pode estar a sofrer de algum desgaste.
  • O travão de mão não prende completamente. Isto pode ser devido a problemas nas maxilas, à rutura dos cabos, à existência de ferrugem, ou à desafinação do sistema do travão de mão.
  • O carro descai ligeiramente. Se deixou o seu carro estacionado num lugar e, quando voltou, reparou que ele moveu-se uns centímetros, o travão de mão pode estar comprometido. Nestas situações, passe a estacionar sempre num local plano e visite uma oficina assim que possível.

Ler mais: “7 problemas comuns que originam barulhos no carro

Faça a manutenção do travão de mão numa Oficina Caetano Retail

Detetou algum dos sinais acima? Então significa que está na hora de visitar uma oficina e de verificar o bom estado do travão de estacionamento. Não adie mais e faça já a sua marcação numa oficina Caetano Retail. Usufrua de um serviço de excelência e prolongue a vida útil do seu automóvel.