É oficial, a Nissan irá tornar-se 100% elétrica até 2030 na Europa. Denominado “Nissan Ambition 2030”, a visão solidifica o comprometimento da marca nipónica em só vender este tipo de veículos a partir de 2030 no continente europeu.
Para os mais atentos, isto não será uma novidade. Com a proibição da circulação de carros a combustão nos centros das cidades a tornar-se cada vez mais comum, a Nissan avança com a eletrificação do seu parque automóvel. Depois da apresentação de novos protótipos elétricos, como o Hyper Adventure ou o Hyper Urban, é esperado o lançamento de novos modelos na Europa.
Continue a ler e descubra as novidades.
A eletrificação como solução de mobilidade
Para a Nissan, a eletrificação dos modelos é a solução de mobilidade acertada, Quem o diz é Makoto Uchida, Presidente e CEO da marca. No seguimento do anúncio, refere que:
“O veículo elétrico é a derradeira solução de mobilidade. Mais de um milhão de clientes já se juntaram à nossa viagem e experimentaram a diversão de um veículo elétrico Nissan, e não há volta a dar.”
Além disso, o mercado automóvel europeu eletrifica-se a um ritmo acelerado. Entre 2018 e 2022, as vendas de veículos elétricos e eletrificados dispararam. Por exemplo, os veículos totalmente elétricos aumentaram de 1% para 12% do mercado total.
No caso da Nissan, os elétricos representam atualmente 16% das vendas totais na Europa, parte de um mix total de vendas eletrificadas de 50%, que nos próximos três anos deverá aumentar para 98%.
Nissan Ambition 2030: o caminho a seguir
Com uma meta bem definida, a visão Nissan Ambition 2030 assume-se como o santo graal da marca. Com diferentes etapas, traduz a preocupação sustentável da marca em apresentar alternativas mais acessíveis de mobilidade ao cliente.
Segundo Uchida, “Os veículos elétricos alimentados por energia renovável são a chave para alcançar a neutralidade de carbono, central para a nossa visão Ambition 2030 (…) acreditamos ser a coisa certa a fazer para o nosso negócio, para os nossos clientes e para o planeta.”
O objetivo principal é introduzir 27 veículos eletrificados, incluindo 19 veículos elétricos, até 2030. Dois futuros veículos elétricos já foram confirmados para a Europa, incluindo um novo automóvel compacto que sucederá ao icónico Nissan Micra como o veículo de entrada de gama. O outro veículo será construído na fábrica em Sunderland, no Reino Unido, como parte do projeto EV36Zero de mil milhões de libras, um plano que reúne o fabrico de veículos elétricos, a produção de baterias e as energias renováveis.
Em termos mecânicos, quer desenvolver tecnologia sem cobalto para reduzir o custo das baterias dos veículos elétricos em 65% até ao ano fiscal de 2028.
Por fim, a Nissan quer lançar veículos elétricos com as suas próprias baterias (ASSBs) no ano fiscal de 2028. Estas permitirão torná-los mais eficientes e acessíveis, permitindo à marca expandir a sua oferta em todos os segmentos e proporcionar um desempenho mais dinâmico.
O futuro Nissan está aí
À parte do plano em papel, também decorrem outras iniciativas no asfalto. Para comemorar o 20º aniversário da Nissan Design Europe (NDE) em Londres, a marca apresentou o novo Nissan Concept 20-23. Um conceito de veículo elétrico urbano e desportivo que revoluciona o significado de condução elétrica.
Além disso, para comemorar o 35º aniversário do seu centro de investigação e desenvolvimento, igualmente em terras britânicas, decorre um estudo de condução autónoma, o evolvAD, centrado em estradas residenciais e rurais, com o apoio do Governo do Reino Unido. Este projeto de condução autónoma está ligado ao desenvolvimento das novas plataformas de automóveis elétricos da marca.
Ao longo dos próximos sete anos, a Nissan irá fornecer veículos eletrificados e inovações tecnológicas empolgantes, enquanto expande as suas operações a nível global. Esta visão está em linha com o objetivo da marca de ser neutra em carbono em todo o ciclo de vida dos seus produtos até ao ano fiscal de 2050.
Até tudo isto acontecer, espreite o lado elétrico da Nissan!