O Leão da Peugeot mostra a sua raça desde o século XIX e, desde então, tornou-se num autêntico ícone. Saiba tudo sobre a história do logótipo da marca francesa.
Foi em 1858 que Émile Peugeot, responsável pela empresa Peugeot, uma empresa de ferramentas em ascensão, registou o símbolo do Leão. Nessa altura, Émile estava longe de saber que esse símbolo se tornaria icónico em todo o mundo.
O Leão, metáfora para resistência, agilidade, flexibilidade e agilidade, apareceu pela primeira vez nas serras da marca e, pouco a pouco, começou a aparecer em outros produtos associados à Peugeot, como o moinho de café e especiarias, motos ou bicicletas.
Apesar de a marca francesa se ter estreado no mercado automóvel em 1889, só em 1905 pudemos ver o Leão, símbolo da Peugeot, no espelhado da grelha dos automóveis.
História de evolução do logo da Peugeot
Em 1923, o Leão evolui e começou a surgir nos tampões do radiador de forma tridimensional, a saltar ou rugir. Foi precisamente o Leão a rugir que singrou e marcou a década de 30 nos míticos 301, 401, 402 e 602.
Em 1948 a Peugeot lança o seu primeiro modelo automóvel pós-guerra, o 203. Foi aqui que o carismático animal ganhou um ar aristocrata, aproximando-se da figura que consta em alguns brasões franceses. O Leão ganhou expressão e manteve-se inalterado até aos anos 60, altura em que assume uma nova imagem, com uma juba ao vento e um rugido marcante, em tom de dourado. No entanto, nos anos 70 o símbolo assumiu novas formas, tornando-se cada vez mais minimalista e marcou presença na grelha frontal de todos os modelos Peugeot, principalmente do icónico 205.
Em 1998 o logótipo é revisto e as formas minimalistas foram sendo arredondadas, com formas e texturas de relevo, revelando firmeza e solidez. Mas nem só o design se altera. Passamos a ver o Leão sobre o capô, na grelha frontal, no volante. E, no momento em que a marca se estreia nas motorizações verdes, o logótipo assume ainda uma maior relevância já que, com a incidência da luz, a sua cor ia mudando.
Novo Logo Peugeot: Novas linhas num rugido de paixão
2022 é um novo marco para o leão icónico. Com linhas mais modernas, o logótipo que irá começar a adornar os modelos Peugeot irão honrar a história da marca francesa.
Ao longo dos anos a Peugeot traçou um caminho de robustez e qualidade, mas agora quer afirmar-se, ainda mais, pela sofisticação dos modelos que traz para o mercado. E isso terá implicações ao nível do design, interior e exterior. No seguimento desta nova estratégia, surge agora o novo Leão.
O logótipo agora apresentado pode ser mesmo considerado retro já que se assemelha bastante ao logo utilizado em 1960 nos capot dos 404, com o foco na cabeça do leão dentro de uma espécie de escudo e onde se pode ler, também, Peugeot.
Em 2018 a marca já tinha deixado antever este novo design no Salão de Paris com a apresentação do protótipo E-Legend. E já nessa altura foi possível verificar que o novo logo assumia um lugar de destaque já que foi utilizado na grelha frontal, nas jantes e no volante.
Mas este logo redesenhado não é inocente e vem mostrar que o futuro da marca passará pela estética atraente numa altura em que a marca tem vindo a crescer em todos os mercados.