Inspirado na História aeronáutica, o Renault Rafale é o novo híbrido da marca francesa. Com motorização E-tech, este SUV-Coupé aterra nas estradas em 2024.
Quando a Renault definiu as suas prioridades para o aclamado plano estratégico Renaulution, lançado em 2021, tinha dois objetivos em mente: reconquistar o segmento C, algo que a marca está a fazer com modelos como o Megane E-Tech, o Arkana e o Austral e reconquistar o segmento D, com a chegada do novo Espace e continuará com o Rafale no topo da gama.
Neste sentido, este novo SUV-Coupé nasce para oferecer prazer de condução, máximo conforto e um elevado toque tecnológico com os últimos avanços. Mas, o que torna o Rafale tão especial?
A História do Rafale
O nome “Rafale” remete para os anos 30, mais especificamente para a aeronáutica, para os aviões de competição e, em particular, para a História da Renault. Foi em 1934 que o Caudron-Renault Rafale estabeleceu um recorde ao atingir 445 km/h.
O Renault Rafale é o primeiro veículo da marca a mostrar a nova estética introduzida pelo novo responsável de design Gilles Vidal, que já dá o tom para o futuro. Baseado na plataforma CMF-CD (arquitetura automóvel modular), as suas dimensões anunciam um interior espaçoso. O novo SUV-Coupé da marca francesa conta com 4,71 metros de comprimento, 1,86 metros de largura, 1,61 metros de altura e uma distância entre eixos de 2,74 metros.
Segundo Fabrice Cambolive, Diretor-Geral da Renault:
“O novo Renault Rafale é um elemento central da Renaulution, simboliza a nossa evolução e mostra que estamos presentes em todos os segmentos de clientes. Com o seu design cativante de SUV coupé, é pensado para experiências intensas, proporcionando um prazer de condução sem precedentes com os seus grupos motopropulsores híbridos e um chassis de série, repleto da paixão e do know-how dos engenheiros da Renault”.
Visual com um único objetivo: ser visto!
O novo estilo é claramente visível na parte dianteira, onde se destacam os grupos de luzes e as luzes diurnas nas extremidades dos para-choques, bem como a nova grelha e uma entrada de ar no para-choques. Depois do Clio, o Renault Rafale é o segundo veículo da gama a apresentar a nova assinatura luminosa em forma de diamante.
Na traseira, o nome do modelo chama a atenção ao parecer estar escrito à mão. Além disso, as duas luzes traseiras foram amplamente separadas para dar ao carro uma aparência mais arredondada.
O Rafale marca pelo seu aspeto aerodinâmico demarcado por um capot alongado, um tejadilho inclinado e um vidro traseiro com uma inclinação acentuada. Já as dimensões e linhas laterais muito esculpidas conferem-lhe um espírito desportivo.
Muito espaço, conforto e tecnologia
No que toca à tecnologia, o painel de instrumentos tem dois ecrãs digitais, um de 12,3 polegadas para a condução e outro de 12 polegadas para a navegação e o sistema de infoentretenimento, atualizado para a última versão do Android Auto com novos grafismos.
O Rafale conta com os mais recentes sistemas de assistência à condução e à segurança da Renault.
E o motor?
Inicialmente, o Rafale será lançado com um E-Tech Full Hybrid de 200 cv. Este sistema combina um motor de três cilindros de 130 cv com dois motores elétricos, um de 50 kW e outro de 25 kW, para ligar o motor de combustão interna e recarregar a bateria.
Outra versão E-Tech híbrida plug-in está prevista para uma data posterior, mas neste caso com 300 cv e tração às quatro rodas. Aí, a potência e condução serão ainda mais sensitivas!
Por último, mas não menos importante, este novo SUV Coupé, apostará em três configurações mais exclusivas: Techno, Alpine Spirit e Iconic.
Finalizamos, com a questão mais frequente: e o preço? Uma incógnita. Mas temos a certeza que no primeiro trimestre de 2024 aterrará um avião nas estradas! Por enquanto, explore a gama Renault e descubra os modelos da marca!