O Renault R5 Turbo 3E foi concebido especialmente para os circuitos, sendo um carro desportivo elétrico, para drift, que já está a dar muito que falar!
Quando, no início de 2022, a Renault anunciou que este seria um “ano diferente e cheio de surpresas” não nos estava a enganar. O R5 Turbo 3E é a prova disso mesmo.
Continue a ler e descubra todo sobre este drifter elétrico!
R5 Turbo 3E: um carro com simbolismo
Integrado nas celebrações dos 50 anos do Renault 5, o R5 Turbo 3E apresenta-se com um design exuberante e muito divertido! Ao mesmo tempo, pisca o olho aos mais nostálgicos evocando — e homenageando — duas das versões desportivas da Renault mais icónicas: o Renault 5 Turbo e o Renault Turbo 2.
Esta é a explicação para o nome: R5 TURBO. Quanto ao “3E”, o 3 é porque se trata de um sucessor (digno) do Turbo 2, já o “E” é uma referência à sua motorização elétrica.
Apesar da nostalgia, este é claramente um Renault moderno e inovador. Prova disso são detalhes como o capô e o habitáculo em fibra de carbono ou os faróis compostos, cada um, por 16 LED. E falando em LED, na parte da frente e atrás, existem LED coloridos (em azul, cor-de-rosa e amarelo) que piscam sempre que o carro se atravessa e desliza.
Com uma largura de 2,02 metros, 4 metros de comprimento e 1,32 de altura, o ponto mais alto do R5 Turbo situa-se na sua asa traseira. E isto não é por acaso, uma vez que permite ao condutor permanecer junto ao chão até nos drifts mais extremos, elevando o desempenho do veículo.
Montado num chassis tubular, possui um fundo plano e a sua estrutura de proteção, constituída por barras devidamente aprovadas pela Federação Internacional do Automóvel (FIA).
um “drifter” elétrico cheio de potência
O R5 Turbo 3E é um carro de topo, capaz de oferecer performances emocionantes, mesmo em ambientes de corrida. É a prova viva que a tecnologia dos elétricos está mais poderosa do que nunca!
Este é um Renault de dois lugares e no qual o espaço traseiro é ocupado pelos elementos de motorização. Afinal, uma potência total de 280 kW (380 cv) e 700 Nm de binário, instantaneamente disponíveis, requer espaço! Além disso, vai dos 0 aos 100 km em apenas 3,5 segundos e 3,9 segundos em modo Drift, podendo atingir uma velocidade máxima de 200 km/h.
A bateria do R5 Turbo 3E tem uma capacidade de 42 kWh, tornando-o um carro ágil de conduzir, sem quaisquer limitações até nas curvas em drift ou gincana. No caso das de gincana, o torneamento dos obstáculos possibilita uma melhor performance, sendo facilitado por um ângulo de direção das rodas superior a 50°.
Relativamente à sua tração traseira, é capaz de assimilar com maestria os códigos da deriva, controlados à base de aceleração e do controlo direcional. Tal só é possível graças aos dois motores elétricos existentes no R5 Turbo 3E — cada um numa das rodas traseiras — que, aliados à força das baterias, maximizam a sua potência.
Outro detalhe interessante deste carro Renault são os 12 suportes de câmaras que, quer dentro, quer fora do veículo, facilitam a gravação do seu desempenho. Instaladas em elementos estratégicos como os faróis da frente ou os espelhos, as câmaras não só contribuem para obter melhores imagens dos drift, como para melhorar o seu desempenho durante as corridas.
o interior do R5 Turbo 3E: referências ao gaming
O interior do R5 Turbo 3E evoca os videogames dos anos 80, graças a diversos elementos retro. Cor é o que não falta, com o amarelo e o rosa a combinarem na perfeição com o cinzento e o preto do tartan escocês.
No meio da consola central, encontra uma alavanca vertical, do travão de mão, importantíssima para o drift! Conta ainda com 10 ecrãs digitais, onde encontra informação útil para otimizar a sua condução e a performance do carro e onde se destacam os gráficos inspirados em Pixel Art e Glitch Art.
ficha Técnica
MOTORIZAÇÃO
Motorização | 100% elétrica |
Potência | 280 kW (380 cv) |
Binário | 700 Nm |
BATERIA
Bateria | Iões de lítio — 42 kWh |
Carga completa | 2 horas em carregador de 380 V/32A |
DIMENSÕES
Comprimento | 4,06 m (incluindo aileron) |
Largura | 2,02 m |
Altura | 1,32 m |
Distância entre eixos | 2,54 m |
Projeção dianteira | 625 mm |
Projeção traseira | 740 mm |
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 Km/h | 3,5 s (3,9 s em modo drift) |
Velocidade máxima | 200 km/h |
Pneus
Pneus dianteiros | 225 x 35 R19 |
Pneus traseiros | 325 x 25 R20 |
PESO
Peso (sem baterias) | 980 kg |
Peso das baterias | 520 kg |
Peso total | 1.500 kg |
conheça a gama de elétricos da Renault
A Renault está empenhada em eletrificar toda a sua gama, tendo prometido que, até 2030, a Europa seria servida por uma frota 100% elétrica. São lançamentos como o Renault R5 Turbo 3E que provam o quão comprometida a empresa francesa está com o seu objetivo. Enquanto este não passa de um carro conceito, que tal conhecer a oferta de modelos elétricos da marca francesa?
Encontre já o seu Renault elétrico!