Renault R5 Turbo 3E: o drifter elétrico

renault r5 turbo 3e

O Renault R5 Turbo 3E foi concebido especialmente para os circuitos, sendo um carro desportivo elétrico, para drift, que já está a dar muito que falar!

Quando, no início de 2022, a Renault anunciou que este seria um “ano diferente e cheio de surpresas” não nos estava a enganar. O R5 Turbo 3E é a prova disso mesmo.

Continue a ler e descubra todo sobre este drifter elétrico!

R5 Turbo 3E: um carro com simbolismo

Integrado nas celebrações dos 50 anos do Renault 5, o R5 Turbo 3E apresenta-se com um design exuberante e muito divertido! Ao mesmo tempo, pisca o olho aos mais nostálgicos evocando — e homenageando — duas das versões desportivas da Renault mais icónicas: o Renault 5 Turbo e o Renault Turbo 2.

Esta é a explicação para o nome: R5 TURBO. Quanto ao “3E”, o 3 é porque se trata de um sucessor (digno) do Turbo 2, já o “E” é uma referência à sua motorização elétrica.

Apesar da nostalgia, este é claramente um Renault moderno e inovador. Prova disso são detalhes como o capô e o habitáculo em fibra de carbono ou os faróis compostos, cada um, por 16 LED. E falando em LED, na parte da frente e atrás, existem LED coloridos (em azul, cor-de-rosa e amarelo) que piscam sempre que o carro se atravessa e desliza.

Com uma largura de 2,02 metros, 4 metros de comprimento e 1,32 de altura, o ponto mais alto do R5 Turbo situa-se na sua asa traseira. E isto não é por acaso, uma vez que permite ao condutor permanecer junto ao chão até nos drifts mais extremos, elevando o desempenho do veículo.

Montado num chassis tubular, possui um fundo plano e a sua estrutura de proteção, constituída por barras devidamente aprovadas pela Federação Internacional do Automóvel (FIA).

frente r5 turbo 3e
traseira r5 turbo 3e

um “drifter” elétrico cheio de potência

O R5 Turbo 3E é um carro de topo, capaz de oferecer performances emocionantes, mesmo em ambientes de corrida. É a prova viva que a tecnologia dos elétricos está mais poderosa do que nunca!

Este é um Renault de dois lugares e no qual o espaço traseiro é ocupado pelos elementos de motorização. Afinal, uma potência total de 280 kW (380 cv) e 700 Nm de binário, instantaneamente disponíveis, requer espaço! Além disso, vai dos 0 aos 100 km em apenas 3,5 segundos e 3,9 segundos em modo Drift, podendo atingir uma velocidade máxima de 200 km/h.

A bateria do R5 Turbo 3E tem uma capacidade de 42 kWh, tornando-o um carro ágil de conduzir, sem quaisquer limitações até nas curvas em drift ou gincana. No caso das de gincana, o torneamento dos obstáculos possibilita uma melhor performance, sendo facilitado por um ângulo de direção das rodas superior a 50°.

Relativamente à sua tração traseira, é capaz de assimilar com maestria os códigos da deriva, controlados à base de aceleração e do controlo direcional. Tal só é possível graças aos dois motores elétricos existentes no R5 Turbo 3E — cada um numa das rodas traseiras — que, aliados à força das baterias, maximizam a sua potência.

Outro detalhe interessante deste carro Renault são os 12 suportes de câmaras que, quer dentro, quer fora do veículo, facilitam a gravação do seu desempenho. Instaladas em elementos estratégicos como os faróis da frente ou os espelhos, as câmaras não só contribuem para obter melhores imagens dos drift, como para melhorar o seu desempenho durante as corridas.

o interior do R5 Turbo 3E: referências ao gaming

O interior do R5 Turbo 3E evoca os videogames dos anos 80, graças a diversos elementos retro. Cor é o que não falta, com o amarelo e o rosa a combinarem na perfeição com o cinzento e o preto do tartan escocês.

No meio da consola central, encontra uma alavanca vertical, do travão de mão, importantíssima para o drift! Conta ainda com 10 ecrãs digitais, onde encontra informação útil para otimizar a sua condução e a performance do carro e onde se destacam os gráficos inspirados em Pixel Art e Glitch Art.

interior do r5 turbo e3

ficha Técnica

MOTORIZAÇÃO

Motorização 100% elétrica
Potência 280 kW (380 cv)
Binário 700 Nm

BATERIA

Bateria Iões de lítio — 42 kWh
Carga completa 2 horas em carregador de 380 V/32A

DIMENSÕES

Comprimento 4,06 m (incluindo aileron)
Largura 2,02 m
Altura 1,32 m
Distância entre eixos 2,54 m
Projeção dianteira 625 mm
Projeção traseira 740 mm

DESEMPENHO

Aceleração 0-100 Km/h 3,5 s (3,9 s em modo drift)
Velocidade máxima 200 km/h

Pneus

Pneus dianteiros 225 x 35 R19
Pneus traseiros 325 x 25 R20

PESO

Peso (sem baterias) 980 kg
Peso das baterias 520 kg
Peso total 1.500 kg

conheça a gama de elétricos da Renault

A Renault está empenhada em eletrificar toda a sua gama, tendo prometido que, até 2030, a Europa seria servida por uma frota 100% elétrica. São lançamentos como o Renault R5 Turbo 3E que provam o quão comprometida a empresa francesa está com o seu objetivo. Enquanto este não passa de um carro conceito, que tal conhecer a oferta de modelos elétricos da marca francesa?

Encontre já o seu Renault elétrico!