Abastecimento com combustível errado: o que fazer?

O abastecimento com combustível errado é algo que pode acontecer a qualquer um. Esta distração é mais frequente em condutores que conduzem alternadamente carros a diesel e a gasolina.

Neste artigo, conheça as implicações que colocar combustível errado pode ter para a saúde do seu carro e, se cometeu este erro, descubra como proceder.

Como saber qual é o tipo de combustível certo?

Se está a conduzir um carro ao qual não está habituado, é importante saber ao certo qual é o tipo de combustível com que deve abastecer. Afinal, um erro destes pode sair-lhe caro. Se estiver na dúvida e se não conseguir confirmar esta questão com o dono do veículo, preste atenção ao seguinte:

Verifique as rotações registadas

O regime do conta rotações do automóvel pode ser um bom indicador do tipo de motorização. Os carros a gasolina registam, por norma, rotações mais altas que os carros a diesel. Enquanto que o regime dos carros a diesel chega até às 6 mil rotações, os carros a gasolina podem atingir até 9 mil rotações. Em caso de dúvida, esteja atento a este sinal.

Consulte o manual do proprietário ou o livrete

Nada como consultar uma fonte segura para descobrir qual é o tipo de combustível certo. Aqui, não há que enganar. Se o manual do proprietário não estiver no tablier do carro, uma simples pesquisa na internet vai resolver o problema. Em alternativa, consulte o livrete do carro (ou DUA – Documento Único Automóvel) e consulte a informação relativa ao tipo de motorização.

Atente na tampa do depósito

Se está a conduzir um carro relativamente recente (entenda-se, com menos de 10 anos) olhe com atenção para a tampa do depósito. Os carros modernos têm esta indicação na tampa para avisar os condutores mais distraídos qual é o tipo de combustível certo.

Ler mais: “Inspeção de carros novos: quando deve ser feita?

O que fazer se fez o abastecimento com o combustível errado?

Abastecer um carro a gasolina com gasóleo

É pouco provável que consiga abastecer um carro a gasolina com gasóleo, pois a dimensão do bocal de enchimento de um tanque de gasolina é, por norma, demasiado pequena para a largura de uma mangueira de gasóleo. Este é, por si só, um bom método de prevenção. Mas se ainda assim se enganou e fez o abastecimento errado de combustível, saiba que:

  • Se abasteceu o tanque com cerca de 10% de combustível e se se deu conta do erro a tempo, é possível encher o resto com o combustível certo. Se o tanque estiver maioritariamente cheio com gasolina, pode não ser preciso visitar uma oficina. Contudo, irá dar-se conta de um menor rendimento do motor.
  • Se a quantidade de diesel for superior à de gasolina no depósito, não ligue o motor, chame um reboque, e visite a oficina mais próxima de si para que o tanque seja esvaziado e limpo.

Abastecer um carro a gasóleo com gasolina

Já a situação contrária é mais frequente (e grave): abastecer um carro a diesel com gasolina. Nestes casos, siga as seguintes indicações:

  • Não ligue a ignição e contacte de imediato a sua seguradora automóvel. Chame o reboque e dirija-se à oficina mais próxima para que seja feito o esvaziamento e limpeza do depósito.
  • Se não se apercebeu do erro e se ligou o carro entretanto, a situação é grave e pode sair-lhe cara. Desligue o motor imediatamente e chame, com urgência, a assistência em viagem. Na oficina, terá de ser feita uma reparação a fundo que vai implicar a limpeza do circuito de alimentação, a substituição do filtro de gasóleo e, provavelmente, também da bomba injetora e dos injetores.

Ler mais: “O carro não pega, e agora?” Descubra as principais razões

Abasteceu com o combustível errado? Visite uma oficina Caetano Retail

Se abasteceu com o combustível errado, dirija-se a uma oficina Caetano Retail perto de si e confie em profissionais altamente especializados para resolver esta questão. Faça aqui a sua marcação online.