Chega um momento em que manter um carro velho deixa de compensar, seja por custos de reparação, consumo excessivo ou simplesmente por já não cumprir as normas ambientais. É aí que entra o abate de carros: um processo legal e ambientalmente responsável que permite retirar veículos em fim de vida da circulação, muitas vezes com benefícios para o proprietário.
Neste guia, explicamos como funciona o abate de carros em Portugal, quais os locais que oferecem estes serviço e quais os incentivos disponíveis.
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O que é o abate de carros e como funciona?
O abate de carros é o processo de retirar definitivamente um veículo de circulação, através da sua entrega num centro de abate autorizado. O carro é desmontado, os materiais são reciclados e o proprietário recebe o comprovativo legal de destruição, que serve para cancelar o registo automóvel e o seguro.
Em Portugal, o abate é regulado pelo Decreto-Lei n.º 196/2003 e pelas diretivas europeias sobre veículos em fim de vida. Só é considerado válido se for feito por um Centro de Abate autorizado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Ao concluir o processo, o centro emite um Certificado de Destruição, documento essencial para encerrar o registo do veículo no Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) e na Autoridade Tributária.
Onde fazer o abate legalmente
O abate de um carro deverá ser feito num local específico para o efeito – esses locais são os centros de abate. Para encontrar um centro de abate de carros certificado perto de si, consulte a APA – Agência Portuguesa do Ambiente, as Comissões de Coordenação Regional (CCDR), ou o portal Valorcar.
Quais os motivos mais comuns para abater um carro?
Existem alguns motivos pelos quais poderá escolher abater um carro. Alguns dos mais comuns são:
- As reparações começam a ficar demasiado caras para o valor do carro;
- Reprovação na inspeção periódica obrigatória;
- Quando um veículo sofre um acidente;
- Quando um veículo se encontra parado há muito tempo;
- Troca por um carro novo, através de um programa de incentivo ao abate;
- Para cumprir normas ambientais – por exemplo, se vive numa zona de baixas emissões.
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Incentivos ao abate: o que está em vigor?
Apesar de os incentivos ao abate terem feito parte do Orçamento de Estado em 2024, nunca chegaram a entrar em vigor. Já em 2025, foi possível recorrer a um incentivo, mas apenas na compra de carro elétrico.
E para o Orçamento de Estado de 2026? Os incentivos ao abate foram retirados por completo. Assim, de momento, não existem incentivos estatais para abate de veículos.
Mesmo no âmbito particular, o cenário repete-se. Não existe, neste momento, nenhum programa de incentivo ao abate ativo. Existem, sim, incentivos para a retoma de veículos – mas são situações diferentes.
Abate vs retoma: qual a diferença
A principal diferença entre abate e retoma está no destino do carro. No abate, o veículo é entregue num centro autorizado para ser desmantelado e retirado definitivamente de circulação, com emissão de um Certificado de Destruição. Já na retoma, o carro é apenas avaliado e aceite como parte do pagamento na compra de outro veículo, podendo ser revendido, reparado ou até exportado.
Outra grande diferença é na forma de pagamento. Enquanto que no abate, recebe dinheiro diretamente, na retoma o dinheiro é redirecionado para a compra de outro veículo.
Assim, apesar de serem conceitos parecidos, se tem um automóvel em fim de vida, o abate é mesmo a sua melhor opção. Mas não desanime: o seu carro ainda poderá valer alguma coisa quando o for abater.
Ler mais: A retoma de carros é uma boa opção?
Quanto vale o meu carro para abate?
Este valor varia, não existindo uma resposta fixa. Ainda assim, podemos dizer-lhe que, segundo dados do mercado, os valores podem variar entre os 150€ e os 500€, dependendo de vários fatores:
- Peso e materiais recicláveis (ferro, alumínio, cobre);
- Estado geral e completude do carro (peças em falta reduzem o valor, por exemplo);
- Níveis de procura por peças usadas no mercado secundário;
- Campanhas de retoma em vigor junto de concessionários.
Quero abater o meu carro: e agora?
Decidiu que quer mesmo abater o seu carro, mas não sabe como o fazer? Criamos para si um guia completo e fácil de seguir.
1. Requerimento e documentação necessária
Este processo começa, naturalmente, com a apresentação formal de um requerimento ao centro de abate em questão. Para dar início ao processo, vai precisar dos seguintes documentos:
- Documento de identificação do veículo;
- Registo de propriedade;
- Fotocópia do cartão de cidadão do proprietário do veículo;
Requerimento de anulação da matrícula assinado pelo mesmo (falamos do impresso modelo 9 do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT). Este documento é disponibilizado pelo centro de abate e tem de ser assinado pelo proprietário do veículo em questão.
2. Emissão do certificado de destruição
Após a verificação e validação do carro e de toda a documentação entregue, será emitido um certificado de destruição. Este documento é necessário para o cancelamento da matrícula e o original deve sempre ficar na posse do proprietário do veículo.
O certificado de destruição é a prova de que o carro para abate foi entregue a um centro certificado, ficando o proprietário, nessa altura, isento de quaisquer responsabilidades.
3. Cancelamento da matrícula e do registo de propriedade
Por sua vez, o centro de abate tratará de enviar todo o processo para o IMT que, de seguida, se vai encarregar de comunicar o cancelamento da matrícula à Conservatória do Registo Automóvel, para que seja feito o cancelamento do registo de propriedade.
4. Despoluição do veículo
Depois da componente burocrática estar tratada, segue-se a despoluição do veículo. Ou seja, vão ser removidos todos os produtos potencialmente perigosos para o ambiente e para as pessoas.
É nesta fase que é feita a remoção dos filtros de óleo, baterias, depósitos de gás de petróleo liquefeito (no caso dos carros a GPL) ou de combustível (gasolina ou gasóleo). Também é removido o óleo lubrificante da caixa de velocidades, do motor, dos sistemas hidráulicos e do fluído dos travões, assim como o líquido de arrefecimento e o fluído do sistema de ar condicionado.
É ainda nesta fase que é feita a neutralização dos airbags e dos pré-tensores dos cintos de segurança.
5. Desmantelamento, abate e reciclagem veículo
Finalmente, é aqui que o abate de carros propriamente dito acontece! O carro é encaminhado para um centro de desmantelamento autorizado, onde é tratado de forma ambientalmente segura.
Primeiro, são removidos líquidos perigosos como óleos, combustíveis e fluidos de travões. Em seguida, o veículo é desmontado, separando peças que ainda podem ser reutilizadas (como motores, faróis ou jantes) das que seguem para reciclagem. Os metais são fundidos e reaproveitados, enquanto os resíduos não recicláveis são eliminados de acordo com normas ambientais. Por fim, o número de chassis é anulado e é emitido o Certificado de Destruição, que confirma oficialmente que o carro deixou de existir como veículo em circulação.
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FAQs – Perguntas Frequentes sobre abate de carros em Portugal
Como posso abater o meu carro legalmente?
Entregue-o num centro de abate autorizado pela APA e guarde o Certificado de Destruição. Só assim o abate é reconhecido oficialmente.
Existe incentivo ao abate de carros em 2025?
Não existem incentivos ao abate em vigor neste momento.
Quanto vale o meu carro para abate?
Depende do peso, estado e localização. Os valores variam entre 150€ e 500€. Para saber um valor mais exato, deverá contactar um centro de abate.
Posso vender o carro para abate mesmo que esteja avariado?
Sim. Muitos centros fazem recolha gratuita e tratam do processo legal, mesmo que o carro não circule.
O que acontece ao carro depois do abate?
É desmontado, as peças são recicladas e o registo automóvel é cancelado definitivamente.