Como funciona o abate de carros?

abate de carros

Chega um momento em que manter um carro velho deixa de compensar, seja por custos de reparação, consumo excessivo ou simplesmente por já não cumprir as normas ambientais. É aí que entra o abate de carros: um processo legal e ambientalmente responsável que permite retirar veículos em fim de vida da circulação, muitas vezes com benefícios para o proprietário.

Neste guia, explicamos como funciona o abate de carros em Portugal, quais os locais que oferecem estes serviço e quais os incentivos disponíveis.

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O que é o abate de carros e como funciona?

O abate de carros é o processo de retirar definitivamente um veículo de circulação, através da sua entrega num centro de abate autorizado. O carro é desmontado, os materiais são reciclados e o proprietário recebe o comprovativo legal de destruição, que serve para cancelar o registo automóvel e o seguro.

Em Portugal, o abate é regulado pelo Decreto-Lei n.º 196/2003 e pelas diretivas europeias sobre veículos em fim de vida. Só é considerado válido se for feito por um Centro de Abate autorizado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Ao concluir o processo, o centro emite um Certificado de Destruição, documento essencial para encerrar o registo do veículo no Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) e na Autoridade Tributária.

Onde fazer o abate legalmente

O abate de um carro deverá ser feito num local específico para o efeito – esses locais são os centros de abate. Para encontrar um centro de abate de carros certificado perto de si, consulte a APA – Agência Portuguesa do Ambiente, as Comissões de Coordenação Regional (CCDR), ou o portal Valorcar.

Quais os motivos mais comuns para abater um carro?

Existem alguns motivos pelos quais poderá escolher abater um carro. Alguns dos mais comuns são:

  • As reparações começam a ficar demasiado caras para o valor do carro;
  • Reprovação na inspeção periódica obrigatória;
  • Quando um veículo sofre um acidente;
  • Quando um veículo se encontra parado há muito tempo;
  • Troca por um carro novo, através de um programa de incentivo ao abate;
  • Para cumprir normas ambientais –  por exemplo, se vive numa zona de baixas emissões.

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Incentivos ao abate: o que está em vigor?

Apesar de os incentivos ao abate terem feito parte do Orçamento de Estado em 2024, nunca chegaram a entrar em vigor. Já em 2025, foi possível recorrer a um incentivo, mas apenas na compra de carro elétrico. 

E para o Orçamento de Estado de 2026? Os incentivos ao abate foram retirados por completo. Assim, de momento, não existem incentivos estatais para abate de veículos.

Mesmo no âmbito particular, o cenário repete-se. Não existe, neste momento, nenhum programa de incentivo ao abate ativo. Existem, sim, incentivos para a retoma de veículos –  mas são situações diferentes.

Abate vs retoma: qual a diferença

A principal diferença entre abate e retoma está no destino do carro. No abate, o veículo é entregue num centro autorizado para ser desmantelado e retirado definitivamente de circulação, com emissão de um Certificado de Destruição. Já na retoma, o carro é apenas avaliado e aceite como parte do pagamento na compra de outro veículo, podendo ser revendido, reparado ou até exportado. 

Outra grande diferença é na forma de pagamento. Enquanto que no abate, recebe dinheiro diretamente, na retoma o dinheiro é redirecionado para a compra de outro veículo.

Assim, apesar de serem conceitos parecidos, se tem um automóvel em fim de vida, o abate é mesmo a sua melhor opção. Mas não desanime: o seu carro ainda poderá valer alguma coisa quando o for abater.

Ler mais: A retoma de carros é uma boa opção?

Quanto vale o meu carro para abate?

Este valor varia, não existindo uma resposta fixa. Ainda assim, podemos dizer-lhe que, segundo dados do mercado, os valores podem variar entre os 150€ e os 500€, dependendo de vários fatores:

  • Peso e materiais recicláveis (ferro, alumínio, cobre);
  • Estado geral e completude do carro (peças em falta reduzem o valor, por exemplo);
  • Níveis de procura por peças usadas no mercado secundário;
  • Campanhas de retoma em vigor junto de concessionários.

Quero abater o meu carro: e agora?

Decidiu que quer mesmo abater o seu carro, mas não sabe como o fazer? Criamos para si um guia completo e fácil de seguir.

1. Requerimento e documentação necessária

Este processo começa, naturalmente, com a apresentação formal de um requerimento ao centro de abate em questão. Para dar início ao processo, vai precisar dos seguintes documentos:

  • Documento de identificação do veículo;
  • Registo de propriedade;
  • Fotocópia do cartão de cidadão do proprietário do veículo;

Requerimento de anulação da matrícula assinado pelo mesmo (falamos do impresso modelo 9 do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT). Este documento é disponibilizado pelo centro de abate e tem de ser assinado pelo proprietário do veículo em questão.

2. Emissão do certificado de destruição

Após a verificação e validação do carro e de toda a documentação entregue, será emitido um certificado de destruição. Este documento é necessário para o cancelamento da matrícula e o original deve sempre ficar na posse do proprietário do veículo.

O certificado de destruição é a prova de que o carro para abate foi entregue a um centro certificado, ficando o proprietário, nessa altura, isento de quaisquer responsabilidades.

3. Cancelamento da matrícula e do registo de propriedade

Por sua vez, o centro de abate tratará de enviar todo o processo para o IMT que, de seguida, se vai encarregar de comunicar o cancelamento da matrícula à Conservatória do Registo Automóvel, para que seja feito o cancelamento do registo de propriedade.

4. Despoluição do veículo

Depois da componente burocrática estar tratada, segue-se a despoluição do veículo. Ou seja, vão ser removidos todos os produtos potencialmente perigosos para o ambiente e para as pessoas.

É nesta fase que é feita a remoção dos filtros de óleo, baterias, depósitos de gás de petróleo liquefeito (no caso dos carros a GPL) ou de combustível (gasolina ou gasóleo). Também é removido o óleo lubrificante da caixa de velocidades, do motor, dos sistemas hidráulicos e do fluído dos travões, assim como o líquido de arrefecimento e o fluído do sistema de ar condicionado.

É ainda nesta fase que é feita a neutralização dos airbags e dos pré-tensores dos cintos de segurança.

5. Desmantelamento, abate e reciclagem veículo

Finalmente, é aqui que o abate de carros propriamente dito acontece! O carro é encaminhado para um centro de desmantelamento autorizado, onde é tratado de forma ambientalmente segura. 

Primeiro, são removidos líquidos perigosos como óleos, combustíveis e fluidos de travões. Em seguida, o veículo é desmontado, separando peças que ainda podem ser reutilizadas (como motores, faróis ou jantes) das que seguem para reciclagem. Os metais são fundidos e reaproveitados, enquanto os resíduos não recicláveis são eliminados de acordo com normas ambientais. Por fim, o número de chassis é anulado e é emitido o Certificado de Destruição, que confirma oficialmente que o carro deixou de existir como veículo em circulação.

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FAQs – Perguntas Frequentes sobre abate de carros em Portugal

Como posso abater o meu carro legalmente?

Entregue-o num centro de abate autorizado pela APA e guarde o Certificado de Destruição. Só assim o abate é reconhecido oficialmente.

Existe incentivo ao abate de carros em 2025?

Não existem incentivos ao abate em vigor neste momento.

Quanto vale o meu carro para abate?

Depende do peso, estado e localização. Os valores variam entre 150€ e 500€. Para saber um valor mais exato, deverá contactar um centro de abate.

Posso vender o carro para abate mesmo que esteja avariado?

Sim. Muitos centros fazem recolha gratuita e tratam do processo legal, mesmo que o carro não circule.

O que acontece ao carro depois do abate?

É desmontado, as peças são recicladas e o registo automóvel é cancelado definitivamente.