Principais cuidados a ter com o airbag

airbag de carro

O airbag é um componente obrigatório do sistema de segurança passiva de um automóvel, tendo um papel fundamental em caso de colisões ou acidentes graves.

Neste artigo, fique a saber mais sobre o seu funcionamento, os cuidados a ter quando há crianças a bordo e o que fazer se a luz do airbag estiver acesa.

O que é o airbag e para que serve?

O airbag é um elemento de segurança que tem a função de amortecer o impacto, protegendo a parte superior do tronco do condutor e dos passageiros. É um complemento importante ao cinto de segurança, composto por:

  • uma almofada de ar;
  • um gerador de gás;
  • e um sistema de controlo que conta com uma unidade de controlo e sensores de impacto.

Quando há uma colisão, os sensores do airbag detetam o impacto e enviam um sinal à unidade de controlo do motor que emite um impulso elétrico e aciona o propulsor. Este, por sua vez, ativa o gerador de gás que o insufla em milésimos de segundos, através da libertação de azoto.

O airbag dos automóveis está programado para ser ativado apenas quando a velocidade for superior a 23 km/h no momento da colisão. Desta forma, reduz-se o risco de ferimentos em pequenas colisões.

Ler mais: “A importância dos sistemas de segurança passiva

A que velocidade dispara?

Para que o airbag cumpra a sua função de amortecer o impacto, deve inflar antes do mesmo acontecer. Isto dá-lhe apenas alguns microsegundos (cerca de 0,03) para ser ativado e, por esse motivo, a velocidade a que ele dispara é altíssima. Falamos de mais de 200 km/h! Assim, o uso do cinto de segurança é fundamental para “travar” o nosso corpo e reduzir a velocidade com a qual ele colide com o airbag.

Cuidados a ter com ao transportar crianças

Devido à velocidade de enchimento do airbag, o corpo do condutor ao volante deve estar, pelo menos, a 25 centímetros de distância, de forma a evitar que o choque seja demasiado violento nos primeiros instantes de enchimento.

Quando se transporta crianças ou bebés no banco da frente, mesmo que seja num dispositivo de retenção homologado (cadeira ou ovo), é obrigatório desativa-lo. Em caso de colisão, o impacto pode ser demasiado forte e causar danos irreversíveis à saúde do seu bebé.

Ler mais: “O papel das cadeiras auto na segurança infantil

Como desativar o airbag?

Nem todos os modelos automóvel têm a opção de desativar o airbag, especialmente os modelos mais antigos. Por isso, recomendamos que consulte o manual do proprietário. Porém, os carros mais recentes, à partida, já têm esta funcionalidade, pois os fabricantes conhecem bem a importância de o fazer quando se viaja com crianças.

Siga os seguintes passos para o desativar:

  • Desligar o carro;
  • Procurar um interruptor com a indicação “Passenger Airbag” (normalmente encontra-se do lado direito do painel frontal ou no interior do porta-luvas);
  • Utilizar a chave especial e rodar o interruptor para a posição “Off”.

Se, no painel de instrumentos, a luz do airbag acender, é sinal que o mesmo foi desativado com sucesso. Para a apagar, basta proceder da mesma forma, mas rodar o interruptor para a posição “On”.

Se já não precisar de transportar crianças ou bebés, não se esqueça de reativar novamente o do banco da frente, já que é um sistema de segurança passiva fundamental para a segurança dos passageiros.

É importante referir que existem modelos que só permitem desativar o airbag com ajuda de técnicos especializados. Nesse caso, convidamo-lo a fazer uma marcação numa das Oficina Caetano Retail!

É preciso fazer a manutenção do airbag?

Ao contrário de outros componentes que exigem uma manutenção assídua (já aqui falámos da manutenção do ar condicionado e da manutenção das escovas limpa vidros, por exemplo), não há muito que se possa fazer em relação aos airbags.

Existem, porém, alguns cuidados a ter e alguns sinais aos quais deve estar atento:

  1. Prazo de validade – Varia consoante a marca, por isso é sempre recomendável que conheça o prazo de validade indicado pelo fabricante.
  2. Luz de airbag acesa – Se não o desativou e a luz no painel de instrumentos se acendeu, algo não está certo. Dirija-se a uma oficina para saber se existe alguma anomalia.
  3. Airbags num carro usado – Caso opte por comprar um carro usado, recomendamos que faça uma visita ao mecânico e assegure-se de que estão em perfeitas condições.
  4. Utilização única – Por fim, lembre-se de que esta é uma componente automóvel de utilização única. Após serem ativados, não é possível voltar a “colocá-los no lugar”. Se foi apanhado numa colisão forte e se os airbags do seu carro dispararam, visite uma oficina e instale um novo sistema.

Ler mais: “Como escolher o mecânico para o seu carro

Faça a sua marcação numa oficina Caetano Retail

Faça uma verificação aos airbags do seu carro ou proceda à sua substituição numa oficina Caetano Retail. Encontre a oficina mais próxima de si e faça já a sua marcação!