Já ouviu falar do catalisador? Se sim, ou sabe perfeitamente o que é, ou ainda não percebeu bem para que serve. Seja qual for o caso, saiba que o catalisador é um componente muito importante de qualquer automóvel de combustão. No entanto, esta peça é frequentemente negligenciada, o que pode dar origem a problemas graves no carro.
Para que o seu automóvel não seja o protagonista deste cenário, neste artigo, vamos explicar-lhe qual é a importância de um catalisador, explicar-lhe como poderá perceber se ainda está em bom estado e como poderá resolver o problema junto de uma oficina de confiança.
O que é o catalisador e qual a sua função?
Se fizer uma rápida pesquisa online vai descobrir que, em química, um catalisador é uma substância que aumenta a velocidade de uma reação entre dois elementos. Mas num automóvel, o catalisador é uma peça que pode ser encontrada no sistema de escape e que tem a função de “limpar” as emissões de gases do veículo, tornando-as menos poluentes e nocivas para o ambiente.
É numa pequena cavidade de aço inoxidável que o catalisador – que é composto por várias micro células catalíticas – transforma os hidrocarburantes (HC) em vapor de água e o monóxido de carbono (CO) em dióxido de carbono (CO2).
É certo que o dióxido de carbono continua a ser um problema e um grande responsável pela poluição urbana. Porém, por ação do catalisador, a transformação química que acontece faz com que as emissões que chegam à atmosfera sejam menos graves do que aquelas que originalmente resultaram do processo de combustão.
Este processo ocorre a altas temperaturas (entre os 400°C e 700°C).
Como saber se um catalisador está entupido ou com problemas
Ainda que o comportamento de um catalisador varie de acordo com o modelo e marca, assim como com o nível de manutenção, é sensato esperar que o seu tempo de vida útil esteja compreendido entre os 80.000 e os 120.000 quilómetros.
Mas até que tenha de ser substituído, e à semelhança do que acontece com outras peças, o catalisador pode ficar entupido e sofrer avarias. Esteja atento aos seguintes sinais:
- O tubo de escape emana um cheiro estranho e diferente do habitual;
- Ouve sons metálicos na parte inferior do carro (ou outro ruído diferente do habitual);
- Ouve disparos no motor do carro;
- Quando acelera, o carro perde força e/ou tem um tempo de resposta mais lento;
- O consumo do automóvel aumentou;
- A luz de injeção permanece ligada no painel de instrumentos;
- A pressão no escape faz com que o motor do automóvel pare ao final de alguns minutos de utilização.
Causas comuns para avarias no catalisador
Apesar de o catalisador ter uma vida útil relativamente longa, existem alguns fatores que podem acelerar o seu desgaste ou provocar avarias antes do tempo. Conhecer as causas mais comuns é essencial para prevenir problemas e garantir que o sistema de escape continua a funcionar corretamente.
Uso prolongado em cidade sem regeneração
A condução em meio urbano, com trajetos curtos e velocidades reduzidas, pode ser um dos maiores inimigos do catalisador. Nestes casos, o sistema de escape não atinge a temperatura ideal para a regeneração e limpeza natural do componente.
Com o tempo, as partículas de combustível mal queimado e resíduos do motor acumulam-se, provocando entupimentos que reduzem a eficiência do catalisador e, consequentemente, o desempenho do automóvel.
Combustível de má qualidade
O uso de combustíveis adulterados ou de baixa qualidade é outra das principais causas de avarias no catalisador. Estes combustíveis podem conter impurezas, aditivos inadequados ou até vestígios de chumbo, que danificam a malha cerâmica interna e comprometem a capacidade de filtragem.
Além disso, o uso continuado de combustível de má qualidade pode causar depósitos de carbono e aumentar as emissões de gases nocivos, sobrecarregando o catalisador.
Falhas noutras partes do motor
Um catalisador raramente avaria sozinho. Problemas em outros componentes do motor, como injetores, velas de ignição, bobinas ou válvulas, podem fazer com que o combustível não seja queimado corretamente, chegando em excesso ao catalisador.
Esse combustível não queimado gera temperaturas muito altas no interior do sistema de escape, podendo derreter a cerâmica ou causar fissuras. Por isso, é fundamental resolver rapidamente qualquer falha no motor, mesmo que pareça pequena.
Catalisador e inspeção automóvel: qual a influência?
O estado do catalisador é um dos pontos verificados durante a inspeção periódica obrigatória. Um catalisador danificado, entupido ou ausente pode levar à reprovação do veículo, tanto por questões ambientais como de segurança.
O que é avaliado na inspeção?
Durante a inspeção, os técnicos medem as emissões de gases poluentes através do tubo de escape. O objetivo é verificar se os níveis de monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos (HC) e dióxido de carbono (CO₂) estão dentro dos limites legais.
Caso o catalisador esteja a funcionar corretamente, os valores registados serão baixos e o automóvel passará sem dificuldades. Caso contrário, o veículo apresentará emissões acima do permitido, indicando mau funcionamento do sistema
Reprovação por emissões ou falhas no sistema de escape
Se o catalisador estiver danificado, ausente ou se o sistema de escape tiver fugas, o veículo pode ser imediatamente reprovado na inspeção, devido ao aumento de emissões poluentes.
Nestas situações, é obrigatório reparar ou substituir o componente antes de repetir o teste.
Quanto custa trocar um catalisador?
Para além das avarias, o catalisador é uma peça que está sujeita a tentativas de furto: é fácil de roubar, pela sua localização, e a sua ausência pode não ser notória durante algum tempo. Mas se ele avariar ou for roubado, quanto custa substitui-lo?
O catalisador é uma peça relativamente dispendiosa, que pode oscilar entre os 200 e 400 euros, sem contar com o preço da mão de obra. Para evitar custos desnecessários, é fundamental ter alguns cuidados de manutenção com esta peça, e também com a segurança do seu carro.
Cuidados e manutenção preventiva do catalisador
1. Faça sempre a revisão automóvel a tempo e horas
Se os sintomas acima lhe soam familiares, provavelmente está com problemas no catalisador do seu carro. Confie nos técnicos da Caetano Retail e marque já uma visita à oficina mais próxima para verificar o estado do seu catalisador.
2. Evite conduzir com o tanque de combustível na reserva
Para além de correr o risco de ficar a pé, conduzir um carro na reserva vai fazer com que o catalisador trabalhe de forma irregular. Quando atestar o carro, evite ainda o uso de gasolina com chumbo, já que o chumbo pode contribuir para avariar esta e outras componentes mecânicas.
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3. Cuidado com as agressões externas
Conduza com prudência de forma a evitar golpes na chapa que possam danificar o catalisador. Já a malha cerâmica, que é uma componente bastante frágil, pode facilmente partir-se e, se assim for, as suas partículas também podem entupir o catalisador. Não há nada como uma condução suave e segura!
4. Verifique regularmente as velas de ignição
As velas de ignição são responsáveis por gerar faísca e por fazer com que o combustível chegue ao catalisador devidamente queimado. É por isso que é fundamental assegurar que elas estão a funcionar corretamente.
Diagnóstico e reparação: marque na Caetano Retail
Se este artigo o deixou a pensar sobre o estado do seu catalisador, está na hora de marcar uma revisão na Caetano Retail! Conte com uma equipa de profissionais especializados, prontos a avaliar o estado do seu catalisador e aconselhá-lo da melhor forma.
Prolongue a vida do seu carro, com as oficinas Caetano Retail – estamos cá para o ajudar!
FAQs – Perguntas Frequentes sobre o catalisador
O que é o catalisador de um carro?
O catalisador é uma peça do sistema de escape que transforma gases tóxicos produzidos pelo motor em substâncias menos poluentes antes de serem libertadas para a atmosfera.
Para que serve o catalisador?
Serve para reduzir as emissões de gases nocivos, como o monóxido de carbono (CO) e os hidrocarburantes (HC), tornando o carro mais ecológico e em conformidade com as normas ambientais.
Quais os sintomas de um catalisador entupido?
Perda de potência, aumento do consumo de combustível, cheiro estranho no escape, luz de injeção acesa no painel e dificuldade em acelerar são sinais típicos de um catalisador entupido.
Como limpar o catalisador?
A limpeza só é possível se o entupimento for leve. Pode usar aditivos próprios no depósito de combustível ou fazer uma condução em estrada aberta, a rotações mais altas, para favorecer a regeneração. Se o problema persistir, é necessária a substituição em oficina.
Quanto custa um catalisador?
O preço de um catalisador novo varia entre 200 e 400 euros, sem incluir a mão de obra, dependendo da marca e modelo do veículo.