O catalisador do seu carro está em boas condições?

catalisador do carro

Já ouviu falar do catalisador? Se sim, ou sabe perfeitamente o que é, ou ainda não percebeu bem para que serve. Seja qual for o caso, saiba que o catalisador é um componente muito importante de qualquer automóvel de combustão. No entanto,  esta peça é frequentemente negligenciada, o que pode dar origem a problemas graves no carro.

Para que o seu automóvel não seja o protagonista deste cenário, neste artigo, vamos explicar-lhe qual é a importância de um catalisador, explicar-lhe como poderá perceber se ainda está em bom estado e como poderá resolver o problema junto de uma oficina de confiança.

O que é o catalisador e qual a sua função?

Se fizer uma rápida pesquisa online vai descobrir que, em química, um catalisador é uma substância que aumenta a velocidade de uma reação entre dois elementos. Mas num automóvel, o catalisador é uma peça que pode ser encontrada no sistema de escape e que tem a função de “limpar” as emissões de gases do veículo, tornando-as menos poluentes e nocivas para o ambiente.

É numa pequena cavidade de aço inoxidável que o catalisador – que é composto por várias micro células catalíticas – transforma os hidrocarburantes (HC) em vapor de água e o monóxido de carbono (CO) em dióxido de carbono (CO2).

É certo que o dióxido de carbono continua a ser um problema e um grande responsável pela poluição urbana. Porém, por ação do catalisador, a transformação química que acontece faz com que as emissões que chegam à atmosfera sejam menos graves do que aquelas que originalmente resultaram do processo de combustão.

Este processo ocorre a altas temperaturas (entre os 400°C e 700°C).

Como saber se um catalisador está entupido ou com problemas

Ainda que o comportamento de um catalisador varie de acordo com o modelo e marca, assim como com o nível de manutenção, é sensato esperar que o seu tempo de vida útil esteja compreendido entre os 80.000 e os 120.000 quilómetros.

Mas até que tenha de ser substituído, e à semelhança do que acontece com outras peças, o catalisador pode ficar entupido e sofrer avarias. Esteja atento aos seguintes sinais:

  • O tubo de escape emana um cheiro estranho e diferente do habitual;
  • Ouve sons metálicos na parte inferior do carro (ou outro ruído diferente do habitual);
  • Ouve disparos no motor do carro;
  • Quando acelera, o carro perde força e/ou tem um tempo de resposta mais lento;
  • O consumo do automóvel aumentou;
  • A luz de injeção permanece ligada no painel de instrumentos;
  • A pressão no escape faz com que o motor do automóvel pare ao final de alguns minutos de utilização.

Causas comuns para avarias no catalisador

Apesar de o catalisador ter uma vida útil relativamente longa, existem alguns fatores que podem acelerar o seu desgaste ou provocar avarias antes do tempo. Conhecer as causas mais comuns é essencial para prevenir problemas e garantir que o sistema de escape continua a funcionar corretamente.

Uso prolongado em cidade sem regeneração

A condução em meio urbano, com trajetos curtos e velocidades reduzidas, pode ser um dos maiores inimigos do catalisador. Nestes casos, o sistema de escape não atinge a temperatura ideal para a regeneração e limpeza natural do componente.

Com o tempo, as partículas de combustível mal queimado e resíduos do motor acumulam-se, provocando entupimentos que reduzem a eficiência do catalisador e, consequentemente, o desempenho do automóvel.

Combustível de má qualidade

O uso de combustíveis adulterados ou de baixa qualidade é outra das principais causas de avarias no catalisador. Estes combustíveis podem conter impurezas, aditivos inadequados ou até vestígios de chumbo, que danificam a malha cerâmica interna e comprometem a capacidade de filtragem.

Além disso, o uso continuado de combustível de má qualidade pode causar depósitos de carbono e aumentar as emissões de gases nocivos, sobrecarregando o catalisador.

Falhas noutras partes do motor

Um catalisador raramente avaria sozinho. Problemas em outros componentes do motor, como injetores, velas de ignição, bobinas ou válvulas, podem fazer com que o combustível não seja queimado corretamente, chegando em excesso ao catalisador.

Esse combustível não queimado gera temperaturas muito altas no interior do sistema de escape, podendo derreter a cerâmica ou causar fissuras. Por isso, é fundamental resolver rapidamente qualquer falha no motor, mesmo que pareça pequena.

Catalisador e inspeção automóvel: qual a influência?

O estado do catalisador é um dos pontos verificados durante a inspeção periódica obrigatória. Um catalisador danificado, entupido ou ausente pode levar à reprovação do veículo, tanto por questões ambientais como de segurança.

O que é avaliado na inspeção?

Durante a inspeção, os técnicos medem as emissões de gases poluentes através do tubo de escape. O objetivo é verificar se os níveis de monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos (HC) e dióxido de carbono (CO₂) estão dentro dos limites legais.

Caso o catalisador esteja a funcionar corretamente, os valores registados serão baixos e o automóvel passará sem dificuldades. Caso contrário, o veículo apresentará emissões acima do permitido, indicando mau funcionamento do sistema

Reprovação por emissões ou falhas no sistema de escape

Se o catalisador estiver danificado, ausente ou se o sistema de escape tiver fugas, o veículo pode ser imediatamente reprovado na inspeção, devido ao aumento de emissões poluentes.

Nestas situações, é obrigatório reparar ou substituir o componente antes de repetir o teste.

Quanto custa trocar um catalisador?

Para além das avarias, o catalisador é uma peça que está sujeita a tentativas de furto: é fácil de roubar, pela sua localização, e a sua ausência pode não ser notória durante algum tempo. Mas se ele avariar ou for roubado, quanto custa substitui-lo?

O catalisador é uma peça relativamente dispendiosa, que pode oscilar entre os 200 e 400 euros, sem contar com o preço da mão de obra. Para evitar custos desnecessários, é fundamental ter alguns cuidados de manutenção com esta peça, e também com a segurança do seu carro.

Cuidados e manutenção preventiva do catalisador

1. Faça sempre a revisão automóvel a tempo e horas

Se os sintomas acima lhe soam familiares, provavelmente está com problemas no catalisador do seu carro. Confie nos técnicos da Caetano Retail e marque já uma visita à oficina mais próxima para verificar o estado do seu catalisador.

2. Evite conduzir com o tanque de combustível na reserva

Para além de correr o risco de ficar a pé, conduzir um carro na reserva vai fazer com que o catalisador trabalhe de forma irregular. Quando atestar o carro, evite ainda o uso de gasolina com chumbo, já que o chumbo pode contribuir para avariar esta e outras componentes mecânicas.

Ler mais: “Preço combustíveis: dicas essenciais para conseguir poupar”

3. Cuidado com as agressões externas

Conduza com prudência de forma a evitar golpes na chapa que possam danificar o catalisador. Já a malha cerâmica, que é uma componente bastante frágil, pode facilmente partir-se e, se assim for, as suas partículas também podem entupir o catalisador. Não há nada como uma condução suave e segura!

4. Verifique regularmente as velas de ignição

As velas de ignição são responsáveis por gerar faísca e por fazer com que o combustível chegue ao catalisador devidamente queimado. É por isso que é fundamental assegurar que elas estão a funcionar corretamente.

Diagnóstico e reparação: marque na Caetano Retail

Se este artigo o deixou a pensar sobre o estado do seu catalisador, está na hora de marcar uma revisão na Caetano Retail! Conte com uma equipa de profissionais especializados, prontos a avaliar o estado do seu catalisador e aconselhá-lo da melhor forma.

Prolongue a vida do seu carro, com as oficinas Caetano Retail – estamos cá para o ajudar!

FAQs – Perguntas Frequentes sobre o catalisador

O que é o catalisador de um carro?

O catalisador é uma peça do sistema de escape que transforma gases tóxicos produzidos pelo motor em substâncias menos poluentes antes de serem libertadas para a atmosfera.

Para que serve o catalisador?

Serve para reduzir as emissões de gases nocivos, como o monóxido de carbono (CO) e os hidrocarburantes (HC), tornando o carro mais ecológico e em conformidade com as normas ambientais.

Quais os sintomas de um catalisador entupido?

Perda de potência, aumento do consumo de combustível, cheiro estranho no escape, luz de injeção acesa no painel e dificuldade em acelerar são sinais típicos de um catalisador entupido.

Como limpar o catalisador?

A limpeza só é possível se o entupimento for leve. Pode usar aditivos próprios no depósito de combustível ou fazer uma condução em estrada aberta, a rotações mais altas, para favorecer a regeneração. Se o problema persistir, é necessária a substituição em oficina.

Quanto custa um catalisador?

O preço de um catalisador novo varia entre 200 e 400 euros, sem incluir a mão de obra, dependendo da marca e modelo do veículo.