Considera fazer a transição para uma mobilidade mais sustentável e deseja saber quais são os combustíveis menos poluentes para um automóvel? Tem dúvidas sobre o que polui mais: diesel ou gasolina? Chegou ao sítio certo.
Neste artigo, vamos responder às suas dúvidas e apresentar-lhe algumas das opções menos poluentes, assim como as suas principais vantagens e desvantagens.
Quais são os combustíveis menos poluentes?
Os combustíveis menos poluentes para automóveis distinguem-se por serem opções mais sustentáveis e com um menor impacto ambiental. Cada um deles tem vantagens e desvantagens associadas à sua produção e utilização, mas todos têm o mesmo objetivo: reduzir as emissões de gases poluentes e contribuir para uma mobilidade mais verde e sustentável.
Gás natural veicular
O gás natural veicular (GNV) é, no fundo, uma mistura de metano e de outros gases leves, e é extraído do solo. Em comparação com os combustíveis fósseis, o GNV é considerado uma fonte de energia mais limpa, já que produz menos emissões poluentes.
Para além disso, o seu baixo custo (quando comparado com o diesel ou gasolina) e a vida útil do motor potencialmente mais longa devido à combustão mais limpa, são vantagens adicionais que vale a pena salientar.
O GNV pode ser usado em veículos particulares, mas apenas com recurso a um sistema de adaptação: o kit GNV. Este kit é composto por cilindros de armazenamento, válvulas, reguladores de pressão e outros componentes necessários para a conversão.
Em Portugal, o grande desafio associado à utilização do GNV tem que ver com as infraestruturas e com a rede de abastecimento ainda muito escassa.
Eletricidade
A eletricidade é uma fonte de energia limpa, especialmente se for proveniente de fontes renováveis (como a energia solar ou a eólica). Existem vários incentivos para carros elétricos em vigor, que procuram acelerar a transição energética em Portugal. A rede de postos de carregamento elétrico para automóveis também tem vindo a crescer, tornando o acesso a esta fonte de energia mais fácil.
Claro está que, quando falamos em combustíveis menos poluentes, é importante considerar a pegada de carbono total, que inclui também a extração e/ou produção da energia, o sistema de armazenamento e o descarte das baterias de carros elétricos.
Ainda assim, os carros elétricos são uma excelente opção e vieram para ficar!
Hidrogénio verde
O hidrogénio verde é o combustível menos poluente, quando proveniente de fontes renováveis. Falamos de um tipo de combustível que resulta da eletrólise da água. Ou seja, existe uma transformação que usa uma fonte de hidrogénio (a água) e uma fonte de energia (que pode ser energia nuclear, renovável ou até fóssil). Para que seja um combustível 100% limpo, deve ser usada energia renovável.
Nos automóveis, o hidrogénio verde é utilizado em células de combustível que geram eletricidade e alimentam o veículo. A grande vantagem desta fonte de energia é que o seu único subproduto é água. Porém, o preço atual da produção e a rede de abastecimento ainda são um desafio.
Ler mais: “Carros a hidrogénio: a revolução da mobilidade verde“
Combustíveis sintéticos
Os combustíveis sintéticos – também conhecidos como e-fuels – são um tipo de combustível produzido artificialmente através de reações químicas, que utilizam como matérias-prima o hidrogénio e dióxido de carbono. Os e-fuels têm como objetivo reduzir as impurezas das substâncias e fazer com que a combustão seja mais limpa. Como podem ser utilizados nos motores de combustão interna tradicionais, são bons substitutos ou complementos à gasolina e/ou diesel.
Biocombustíveis
Os biocombustíveis derivam da biomassa e podem substituir total ou parcialmente os combustíveis fósseis. São combustíveis menos poluentes que derivam de materiais orgânicos, tais como: plantas, óleos vegetais ou até mesmo resíduos animais. O Biodiesel (feito a partir de óleos vegetais), o Bioetanol e o Etanol (conseguido através da fermentação de açúcares), são alguns exemplos de biocombustíveis.
Os biocombustíveis podem ser usados em automóveis convencionais, e contribuem para a redução das emissões de gases de efeito estufa e para a diversificação da matriz energética.
E o que polui mais: diesel ou gasolina?
Os carros a gasolina têm fama de serem veículos mais poluentes. Mas não é bem assim. O avanço tecnológico na indústria automóvel tem feito progressos para tornar os veículos de combustão tradicional – nomeadamente os carros a gasolina – cada vez menos poluentes.
Para além disso, ambos os combustíveis têm o seu impacto ambiental. Se, por um lado, o diesel emite mais dióxido de enxofre e partículas finas prejudiciais à saúde humana, por outro, a gasolina tende a libertar mais dióxido de carbono, que contribui para o aquecimento global. É por isso que não é fácil dizer o que polui mais: se diesel ou gasolina.
Ler mais: “Carro a gasóleo ou gasolina: qual escolher?“